Dólar avança ante real com expectativa por PEC da Transição e dúvidas sobre Fazenda
Às 10:08 (de Brasília), o dólar à vista avançava 0,32%, a 5,3198 reais na venda(Imagem: Pixabay/Hans )
O 💥️dólar voltava do feriado com ganhos frente ao 💥️real nesta quarta-feira, à medida que investidores aguardavam definições sobre os gastos extra-teto que serão incluídos na PEC da Transição e continuavam temerosos em meio a dúvidas sobre quem será o ministro da Fazenda de 💥️Luiz Inácio Lula da Silva.
Às 💥️10:08 (de Brasília), o dólar à vista avançava 0,32%, a 5,3198 reais na venda. Mais cedo, a divisa norte-americana chegou a subir 1,42%, a 5,3777 reais, mas logo moderou os ganhos em meio à baixa do dólar no mercado internacional.
Na 💥️B3, às 💥️10:08 (de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 0,43%, a 5,3365 reais.
A PEC da Transição, que aumenta o espaço para gastos públicos em 2023, continua sendo motivo de cautela nos mercados em meio à indefinição sobre o valor extra-teto que será embutido no texto.
Na terça-feira, o economista Persio Arida, que faz parte da equipe de transição do presidente eleito Lula, disse ser contra excepcionalizar despesas como o 💥️Auxílio Brasil da regra do teto de gastos, mas agentes financeiros temem que ele seja voto vencido.
“A equipe de transição segue insistindo em retirar os gastos do 💥️Bolsa Família de forma definitiva do teto”, disseram estrategistas da Guide Investimentos em nota a clientes, que também destacaram a ansiedade de investidores em meio ao “suspense sobre a composição da Esplanada dos Ministérios do próximo governo Lula”.
Boatos sobre possível indicação de um nome mais conservador e ortodoxo para chefiar o Ministério da Fazenda costumam animar os mercados, enquanto notícias no sentido oposto, ventilando pessoas possivelmente mais inclinadas a aumentos de gastos públicos, geralmente derrubam os ativos brasileiros.
Agentes financeiros estão de olho ainda na participação de Lula na 💥️COP-27, cúpula climática da 💥️Organização das Nações Unidas (ONU) que está sendo realizada no Egito. O presidente eleito disse nesta quarta-feira que o Brasil está de volta à luta global contra a mudança climática.
Enquanto isso, no exterior, o dólar caía 0,4% contra uma cesta de moedas fortes, em meio a noticiário misto.
De um lado, fornecendo alívio a investidores do mundo inteiro, dados de inflação ao produtor norte-americano de terça-feira vieram abaixo do esperado, mais um indício de que a pressão de preços na maior economia do mundo está perdendo fôlego, comentou Guilherme Esquelbek, da Correparti Corretora.
No entanto, impondo alguma cautela à cena internacional, mísseis atingiram a Polônia na terça-feira, matando duas pessoas e elevando as tensões geopolíticas em meio à guerra da Rússia na Ucrânia, destacou Esquelbek.
O presidente da Polônia disse nesta quarta-feira que não há indicação de que o ataque tenha sido intencional e que parece não ser necessário lançar o procedimento do Artigo 4 da Otan, o que ajudou a acalmar os ânimos no mercado.
Além disso, uma fonte da Otan afirmou nesta quarta-feira que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse a aliados que a explosão foi provocada por um míssil ucraniano de defesa aérea.
O dólar fechou a última sessão, na segunda-feira, em queda de 0,51%, a 5,3026 reais na venda.
💥️Siga o Money Times no Facebook!
Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. 💥️Clique aqui e comece a seguir💥️ a página do Money Times no Facebook!
O que você está lendo é [Dólar avança ante real com expectativa por PEC da Transição e dúvidas sobre Fazenda].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments