Ata do Fed pode mostrar debate sobre riscos das altas agressivas de juros
A ata da reunião de 1 a 2 de novembro, que será divulgada nesta quarta-feira (Imagem: REUTERS/Sarah Silbiger)
Depois de uma corrida este ano para aumentar a taxa de 💥️juros, o 💥️Federal Reserve mudou este mês para uma abordagem mais sutil, vista como um meio-termo entre as autoridades mais preocupadas com a inflação e aquelas temerosas de que mais aumentos fortes dos juros possam abalar a 💥️economia ou estressar os mercados.
A ata da reunião de 1 a 2 de novembro, que será divulgada nesta quarta-feira, pode mostrar o tamanho de qualquer desentendimento que tenha começado a surgir no banco central, conforme o Fed encerra o esforço para aumentar os juros e começa a avaliar passos menores para uma eventual parada.
O comunicado de política monetária do Fed divulgado em 2 de novembro tentou preencher quaisquer lacunas, prometendo “aumentos contínuos” até que os juros estejam “suficientemente restritivos” para controlar a inflação, ao mesmo tempo em que disse que o tamanho dos próximos aumentos levará em conta o “aperto acumulado” até agora, bem como o fato de que o impacto desses aumentos pode levar um tempo para ser sentido.
O que não está claro: até que ponto as autoridades do Fed acham que precisam aumentar os juros, e com que intensidade o senso de risco está mudando para preocupações sobre “exceder” e causar mais danos à economia do que o necessário para controlar a 💥️inflação.
A ata “pode mostrar algumas diferenças cada vez maiores entre as autoridades que querem adotar uma abordagem de esperar para ver e aquelas… que continuam a apresentar uma visão mais definitiva de que as condições financeiras precisarão ser mais apertadas”, escreveram analistas do Citi no domingo.
Neste ponto, o chair do Fed, Jerome Powell e até as autoridades mais tradicionalmente “dovish” permanecem alinhados com novos aumentos, e Powell disse que os riscos são de fazer muito pouco para corrigir o pior surto de inflação desde a década de 1980.
💥️✅Siga o Money Times no Facebook!
✅Conecte-se com jornalistas e leitores do 💥️Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no 💥️Brasil e no mundo. 💥️Clique aqui e comece a seguir💥️ a página do Money Times no Facebook!
O que você está lendo é [Ata do Fed pode mostrar debate sobre riscos das altas agressivas de juros].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments