Quem Haddad pode escalar na pasta de Economia para agradar o mercado?
(Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)
O nome de 💥️Fernando Haddad já é quase uma certeza para assumir o 💥️Ministério da Economia, por mais que não seja o preferido do mercado financeiro.
O ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação não é visto como um nome técnico e passa uma mensagem de que o presidente eleito 💥️Luiz Inácio Lula da Silva não terá responsabilidade fiscal.
“De fato, esse é um nome que o mercado não gostaria de ver”, afirma Thiago Calestine, sócio da DOM Investimentos.
O economista, no entanto, destaca que já é esperado que o futuro ministro seja alguém do PT ou alguém que vai seguir o que 💥️Lula prometeu durante a campanha eleitoral de focar no social. “Isso dificulta as chances de um cara como 💥️Persio Arida na frente do Ministério da Economia”, diz.
Ministro social, equipe técnica
Com isso, crescem as apostas de que, se confirmado como ministro da Economia, 💥️Haddad vai escalar uma equipe técnica para tentar acalmar o mercado.
“O que é muito comum nos governos do PT é a nomeação política para cargos estratégicos, mas para baixo são colocadas pessoas mais técnicas”, aponta Rodrigo Cohen, analista CNPI e co-fundador da Escola de Investimentos.
Ele destaca que 💥️Haddad deve seguir a mesma linha de Lula, que é dizer que tem responsabilidade fiscal, mas sem querer ser controlado.
Para Idean Alves, sócio e chefe da mesa de operações da Ação Brasil Investimentos, o grupo de economia da equipe de transição possui nomes que devem continuar no futuro governo.
“💥️André Lara Resende e Persio Arida, pais do Plano Real, poderiam ser uma adição muito importante para a pasta, e somar bastante para o Ministério da Economia, assim como o Nelson Barbosa, ex-ministro da Fazenda e do Planejamento, que poderiam ser vozes ativas relevantes. Agora é saber o grau de poder de decisão que ambos teriam”, afirma.
Secretário ou ministro?
💥️Persio Arida, na verdade, pode acabar ganhando um cargo de mais destaque: de ministro do Planejamento. Essa “dobradinha” ministerial com 💥️Haddad também poderia ser considerada uma sinalização para o mercado.
Para assumir o cargo, Arida teria exigido o controle sobre o Orçamento, agenda de abertura comercial e diálogo sobre privatizações, além de controle da dívida pública.
O economista integrou o Ministério do Planejamento do governo José Sarney, foi presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (💥️BNDES) e foi diretor do 💥️Banco Central.
Siga o Money Times no Facebook!
Conecte-se com jornalistas e leitores do 💥️Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. 💥️Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!
O que você está lendo é [Quem Haddad pode escalar na pasta de Economia para agradar o mercado?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments