5 indícios de que Lula quer Haddad no Ministério da Economia

Lula e Haddad durante campanha eleitoral

Haddad nega ter recebido qualquer convite para assumir o ministério e Lula faz “boca-de-siri” sobre o assunto. (Imagem: Divulgação/PT)

O presidente eleito 💥️Luiz Inácio Lula da Silva ainda não confirmou a lista de ministros que irão compor o seu governo. O nome mais esperado é de quem assume o 💥️Ministério da Economia; e as apostas indicam que será 💥️Fernando Haddad.

O ex-ministro da Educação e ex-prefeito de 💥️São Paulo não agrada o mercado, por sinalizar que o novo governo não terá responsabilidade fiscal. A preferência era por um nome mais técnico, como de algum economista, ou de ex-ministro da pasta, como 💥️Henrique Meirelles.

💥️Haddad nega ter recebido qualquer convite para assumir o ministério e 💥️Lula faz “boca-de-siri”, pelo menos até dezembro, quando ele deve começar a divulgar os primeiros escolhidos.

Veja os sinais que indicam de Haddad é o ministro da Economia de Lula

1. Ministério disputado a tapa

Algumas pastas são mais cobiçadas do que outras, seja por sua importância em relação ao governo ou pelo tamanho do orçamento que costumam receber.

O Ministério da Economia – que deve ser rebatizado para 💥️Fazenda – é considerado o braço direito dos presidentes, por isso o 💥️PT quer alguém do partido na liderança.

2. Sucessor em 2026

💥️Lula pode estar preparando 💥️Haddad para ser o seu sucessor como candidato do PT. Com 77 anos, o presidente eleito segue para o seu terceiro mandato e já afirmou que não vai tentar a reeleição daqui a quatro anos.

💥️Haddad chegou a substituir 💥️Lula nas 💥️eleições de 2018, quando ele foi barrado pela Lei da Ficha Limpa. Como ministro da Economia, ele estaria em um cargo de destaque e de grande visibilidade.

3. COP27

💥️Lula fez questão da presença de 💥️Haddad na sua viagem para a 💥️COP27, a 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas. Durante o evento, o ex-ministro esteve presente em encontros com líderes de outros países.

4. Representante oficial em eventos econômicos

Na semana passada, 💥️Haddad representou 💥️Lula no tradicional almoço anual da Federação Brasileira de Bancos (💥️Febraban). O presidente eleito estava se recuperando de uma cirurgia para retirar uma lesão na garganta.

A participação de 💥️Haddad no encontro foi considerada como um teste de como ele seria recebido pelo mercado. Ele não passou no teste: no dia, dólar e juros futuros dispararam em razão da ausência de detalhamento da questão fiscal e o que foi visto como falta de alinhamento com o mercado.

5. Grupo de transição

Ontem, 💥️Haddad passou a acompanhar o grupo técnico da economia, na transição de governo. Esse movimento está sendo visto como uma preparação para ele assumir o cargo em janeiro.

Mais uma vez, 💥️Lula fez questão da presença de 💥️Haddad em Brasília, e ainda pediu para que o ex-ministro se reunisse com o grupo econômico, formado por Nelson Barbosa, Guilherme Mello, 💥️Persio Arida e 💥️André Lara Resende.

💥️Siga o Money Times no Linkedin!

Fique bem informado, poste e interaja com o Money times no LinkedIn. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. Não importa sua profissão,💥️ siga o Money Times no Linkedin!

O que você está lendo é [5 indícios de que Lula quer Haddad no Ministério da Economia].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...