Bolsonaro: 30 frases que definem seus 4 anos como presidente do Brasil
Polêmico: Bolsonaro insuflou paixões de apoiadores e ira de opositores com frases politicamente incorretas (Imagem: Ag. Brasil/ Valter Campanato)
💥️Jair Bolsonaro (💥️PL) já prepara, literalmente, as malas para desocupar a 💥️Presidência da República. Eleito em 2018 na esteira da forte 💥️onda conservadora e 💥️lavajatista que ganhou força com as manifestações pelo 💥️impeachment de 💥️Dilma Rousseff (💥️PT), em 2016, o 💥️ex-capitão do Exército mobilizou a imprensa e as redes sociais com 💥️declarações polêmicas e fortes.
Para seus apoiadores e aliados políticos, essas frases representam o jeito sincero, direto e transparente do presidente, visto por eles como “um homem do povo”. Outra parte dos simpatizantes simplesmente se delicia com suas posturas 💥️politicamente incorretas, vistas como libertadoras, após anos de uma suposta “ditadura” do bom mocismo de esquerda.
Já para seus críticos e adversários políticos, a língua solta de Bolsonaro é a prova de alguém insensível às verdadeiras demandas do povo e incapaz de sentir compaixão pelos mortos na pandemia de Covid-19. As frases seriam a síntese de alguém com traços autoritários, despreparado, misógino e descolado da realidade.
Seja lá quem tenha razão, o fato é que, nestes quatro anos como presidente do Brasil, ele não passou despercebido. A coletânea de frases a seguir são um mosaico dos humores, ideias e polêmicas causadas pelo inquilino que está de saída do Palácio do Planalto. Confira
Bolsonaro: 30 frases que retratam sua presidência
💥️1
💥️“Me coloco diante de toda a nação, neste dia, como o dia em que o povo começou a se libertar do socialismo, da inversão de valores, do gigantismo estatal e do politicamente correto.”
Quando: janeiro de 2023
Contexto: Em seu discurso no parlatório do Palácio do Planalto, já como presidente empossado, Bolsonaro enfatizou sua disposição de afastar o país de qualquer influência da esquerda. Agitando uma bandeira brasileira, o presidente encerrou o pronunciamento com o bordão que embalou os atos pelo impeachment de Dilma Rousseff e se tornou o lema da direita: “essa é a nossa bandeira, que jamais será vermelha”.
💥️2
💥️“O que é golden shower?”
Quando: março de 2023
Contexto: Com apenas dois meses de mandato, o presidente foi às redes sociais para criticar o comportamento dos foliões no Carnaval. As críticas foram acompanhadas de um vídeo compartilhado por Bolsonaro em que uma dupla de carnavalescos praticava… golden shower.
💥️3
💥️“Quem quiser vir aqui fazer sexo com uma mulher, fique à vontade.”
Quando: abril de 2023
Contexto: Durante café da manhã com jornalistas, o presidente afirmou que o Brasil não poderia se transformar em “um país do mundo, de turismo gay”. E justificou-se, dizendo que o país tinha “famílias”, aludindo a um tema caro a conservadores e evangélicos. Em seguida, arrematou o raciocínio com a frase que soou como convite ao turismo sexual.
💥️4
💥️“Tudo pequenininho aí?”
Quando: maio de 2023
Contexto: Ao ser cumprimentado por um turista com traços orientais, no melhor estilo “tio do pavê”.
💥️5
💥️“Tá com a tua mãe.”
Quando: outubro de 2023
Contexto: Resposta dada por Bolsonaro, visivelmente irritado com um popular que lhe perguntou onde estava Fabrício Queiroz, suspeito de comandar um esquema de rachadinha nos gabinetes da família Bolsonaro e, à época, desaparecido.
💥️6
💥️“Depois da facada, não vai ser uma gripezinha que vai me derrubar.”
Quando: março de 2023
Contexto: Em entrevista coletiva, ao minimizar a gravidade da pandemia de Covid-19.
💥️7
💥️“Eu não vou esperar foder a minha família toda, de sacanagem, ou amigos meus, porque eu não posso trocar alguém da segurança na ponta da linha que pertence a estrutura nossa.”
Quando: abril de 2023
Contexto: Numa reunião ministerial que já se tornou histórica, Bolsonaro reclamou de não contar com pessoas de confiança na estrutura da Polícia Federal para proteger amigos e familiares investigados por suspeitas de corrupção. O recado foi visto como uma bronca direta ao seu então ministro da Justiça e Segurança Pública, o ex-juiz Sergio Moro, da Lava Jato. Em seguida, o presidente fez uma ameaça velada a Moro: “Vai trocar! Se não puder trocar, troca o chefe dele! Não pode trocar o chefe dele? Troca o ministro! E ponto final!”
💥️8
💥️“Vai pra puta que o pariu, porra! Eu que escalei o time, porra!”
Quando: abril de 2023
Contexto: Na famosa reunião ministerial em que reclamou de investigações da Polícia Federal que miravam familiares e amigos, Bolsonaro afirmou que começaria a intervir nos ministérios, caso os titulares não se alinhassem às suas bandeiras de governo.
💥️9
💥️“Não sou coveiro.”
Quando: abril de 2023
Contexto: Bolsonaro proferiu uma de suas frases mais marcantes, ao se recusar a comentar o aumento das mortes causadas pela pandemia de coronavírus, quando questionado por jornalistas na entrada do Palácio da Alvorada. Na época, 2.575 pessoas já haviam morrido.
💥️10
💥️“E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê? Eu sou Messias, mas não faço milagre.”
Quando: abril de 2023
Contexto: Ao responder a uma pergunta de um jornalista sobre a pandemia de coronavírus, que alcançara a marca de 5 mil mortos no Brasil.
💥️11
💥️“Acabei com a Lava Jato, porque não tem mais corrupção no governo.”
Quando: outubro de 2023
Contexto: Durante um discurso no Palácio do Planalto para marcar o lançamento do Programa Voo Simples, o presidente não perdeu a oportunidade de alfinetar os jornalistas que cobriam o evento, e afirmou que, ao contrário do que a imprensa afirmava, não pretendia acabar com a Lava Jato – já o tinha feito.
💥️12
💥️“Tem que deixar de ser um país de maricas.”
Quando: novembro de 2023
Contexto: Ao discursar durante o lançamento do programa Retomada do Turismo, Bolsonaro se exaltou ao se referir sobre a atenção dada à pandemia de Covid-19 pela imprensa, chamada de “urubuzada”.
💥️13
💥️“A minha vida aqui é uma desgraça, é problema o tempo todo, não tenho paz para absolutamente nada.”
Quando: novembro de 2023
Contexto: No mesmo evento do programa Retomada do Turismo, o presidente se ressentiu da falta de liberdade até para “comer um pastel” ou “tomar um guaraná”.
💥️14
💥️“Se tomar vacina e virar jacaré não tenho nada a ver com isso.”
Quando: dezembro de 2023
Contexto: Durante um evento em Porto Seguro (BA), Bolsonaro criticou a eficácia da vacina da Pfizer contra a Covid-19 e desencorajou a população a se imunizar.
O coro do 7 de Setembro: “Imbrochável…’
💥️15
💥️“Quem decide se o povo vai viver em uma democracia ou ditadura são as suas Forças Armadas.”
Quando: janeiro de 2023
Contexto: Em conversa com apoiadores no cercadinho do Alvorada, o presidente alertou para o que considerava o perigo de “volta ao socialismo” e sugeriu que as Forças Armadas foram sucateadas pelos governos de esquerda para enfraquecê-las e facilitar a tarefa.
💥️16
💥️“Chega de frescura. Chega de mimimi.”
Quando: março de 2023
Contexto: Ao participar de um evento em Goiás, o presidente voltou a atacar quem defendia as medidas de isolamento social para conter a pandemia de Covid-19, cuja média diária de mortes subia para perto de 4 mil.
💥️17
💥️“O meu Exército não vai para a rua obrigar o povo a ficar em casa.”
Quando: março de 2023
Contexto: Em conversa com apoiadores na entrada do Alvorada, Bolsonaro criticou os governadores e prefeitos que determinaram o fechamento do comércio e restrições à circulação de pessoas para combater a pandemia de Covid-19, e afirmou que tinha poder para decretar um “lockdown nacional”, mas não o faria.
💥️18
💥️“Já falei que sou imorrível, já falei que sou imbrochável e também sou incomível.”
Quando: maio de 2023
Contexto: Em conversa com apoiadores no cercadinho do Alvorada, Bolsonaro respondeu desta forma a um simpatizante que perguntou como andava sua saúde. Meses depois, na comemoração do bicentenário da Independência, o presidente puxou um coro de “imbrochável, imbrochável, imbrochável”, ao discursar.
💥️19
💥️“Só Deus me tira daqui.”
Quando: junho de 2023
Contexto: A frase foi dita por Bolsonaro, ao negar as denúncias de corrupção na compra de vacinas contra a Covid-19, apuradas pela CPI do Senado. Na época, a oposição esperava que o caso desembocasse em seu impeachment.
💥️20
💥️“Cara, se não quer comprar fuzil, não enche o saco de quem quer comprar.”
Quando: agosto de 2023
Contexto: Em conversa com apoiadores no famoso cercadinho do Palácio da Alvorada, o presidente defendeu o direito da população de se armar. Na mesma ocasião, Bolsonaro afirmou que “tem que todo mundo comprar fuzil, pô. O povo armado jamais será escravizado.”
💥️21
💥️“O povo dirá que voto tem que ser auditável, que a contagem tem que ser pública, e que o voto tem que ser impresso”.
Quando: agosto de 2023
Contexto: Ao convocar simpatizantes para realizarem atos em favor do voto impresso no Dia da Independência.
Último ato: Bolsonaro participa do desfile cívico-militar que comemorou os 200 anos da Independência, quando puxou o famoso coro de “imbrochável” (Imagem: Ag. Brasil/ Antonio Cruz)
💥️22
💥️“Quantas vezes eu choro no banheiro em casa? Minha esposa [Michelle Bolsonaro] nunca viu. Ela acha que eu sou o machão dos machões.”
Quando: outubro de 2023
Contexto: Em um evento promovido pela igreja Comunidade das Nações, Bolsonaro desabafou sobre o peso da Presidência da República.
💥️23
💥️“Lamento profundamente, mas é um número insignificante.”
Quando: janeiro de 2022
Contexto: Em resposta a jornalistas, quando questionado sobre as mortes de crianças por Covid-19, num momento em que o número total de vítimas fatais (adultos e crianças) se aproximava de 663 mil.
💥️24
💥️“Vera, não podia esperar outra coisa de você. Acho que você dorme pensando em mim. Deve ter alguma paixão por mim.”
Quando: agosto de 2022
Contexto: Ao responder a uma pergunta da jornalista Vera Magalhães, no primeiro debate das eleições presidenciais, promovido pela TV Bandeirantes, TV Cultura, Folha de S.Paulo e ysoke.
💥️25
💥️“Essas pessoas [alguns ministros do STF] trabalham aqui para eleger um bandido no Brasil.”
Quando: setembro de 2022
Contexto: Em entrevista à Jovem Pan, Bolsonaro voltou a criticar ministros do STF, a quem acusava de favorecer seu adversário na corrida eleitoral, o agora presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.
💥️26
💥️“Pintou um clima.”
Quando: outubro de 2022
Contexto: Em uma live, Bolsonaro afirmou que, durante um passeio de moto pelos arredores de Brasília, avistou “umas menininhas, três, quatro, bonitas, de 14, 15 anos, arrumadinhas” e perguntou se poderia entrar na casa das garotas. O presidente prossegue: “E eu pergunto: meninas bonitinhas de 14, 15 anos, se arrumando no sábado para quê? Ganhar a vida”, sugerindo que as garotas seriam prostitutas.
💥️27
💥️“Muito obrigado, meu Deus! E, se essa for a sua vontade, estarei pronto para cumprir mais um mandato de deputado federal…”
Quando: outubro de 2022
Contexto: Ao fazer suas considerações finais no debate promovido pela TV Globo no segundo turno das eleições, Bolsonaro cometeu um ato falho, ao trocar o cargo que disputava com Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
💥️28
💥️“Os atuais movimentos populares são fruto de indignação e sentimento de injustiça de como se deu o processo eleitoral.”
Quando: novembro de 2022
Contexto: Quase 48 horas após o TSE proclamar a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no segundo turno da eleição presidencial, Bolsonaro fez um curto pronunciamento em que não parabenizou o adversário, nem reconheceu a derrota. De quebra, endossou os bloqueios de rodovias realizados por caminhoneiros que o apoiavam.
💥️29
💥️“Proteste de outra forma, em outros locais, porque isso é muito bem-vindo e faz parte da nossa democracia.”
Quando: novembro de 2022
Contexto: Cobrado por aliados e empresários a se manifestar claramente contra o bloqueio de rodovias feito por apoiadores que rejeitavam o resultado do segundo turno, Bolsonaro gravou um curto vídeo em que pedia aos manifestantes que respeitassem o direito constitucional de “ir e vir”.
💥️30
💥️”Nada está perdido. Ponto final somente com a morte. Vamos vencer. Se Deus quiser, tudo dará certo no momento oportuno”.
Quando: dezembro de 2022
Contexto: Em um breve discurso a simpatizantes nos jardins do Palácio da Alvorada, o presidente intrigou aliados e opositores, ao adotar um tom lacônico, cheio de referências às Forças Armadas e ao poder do povo de determinar o rumo do Brasil. Repisou temas que lhe são caros, como a necessidade de impedir que o socialismo avance e incentivou que as manifestações contra o resultado das eleições continuem.
O que você está lendo é [Bolsonaro: 30 frases que definem seus 4 anos como presidente do Brasil].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments