Quem é Elena Landau? Economista apoiou Tebet e pode atuar no Ministério do Planejamento
Adepta ao liberalismo, Elena Landau critica atuação de Paulo Guedes no governo e defende reforma econômicas de olho no social. (Imagem: Flickr/ Simone Tebet)
💥️Simone Tebet é cotada para assumir o 💥️Ministério do Planejamento. A sua indicação é vista com bons olhos pelo mercado, que almeja um espaço na pasta para a economista 💥️Elena Landau.
Elena foi coordenadora do programa econômico da candidatura de Tebet à Presidência da República. Após a derrota de Tebet no primeiro turno, a economista declarou voto ao presidente eleito 💥️Luiz Inácio Lula da Silva.
Apesar de adepta ao 💥️liberalismo, a economista criticou 💥️Paulo Guedes afirmando que o atual ministro da Economia não tem nada de liberal.
“Ele não 💥️privatizou, não fez abertura comercial, não capacitou mão de obra, não avançou nas questões de integração de 💥️tecnologia nem nos acordos comerciais internacionais”, disse durante o período eleitoral.
Elena Landau defende a 💥️reforma tributária, fortalecimento da💥️ Lei das Estatais, abertura comercial, atenção ao meio ambiente e programas sociais.
Caso Tebet seja de fato confirmada no Planejamento, a economista pode ganhar um cargo de segundo escalão dentro da pasta. Isso seria uma sinalização de sustentabilidade fiscal do novo governo e um contraponto em relação à 💥️Fernando Haddad, na 💥️Fazenda.
Quem é Elena Landau?
Nascida no 💥️Rio de Janeiro (RJ), Elena tem 64 anos e é economista e advogada, com mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Em setembro de 1993, ingressou no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (💥️BNDES) e, em janeiro de 1994, assumiu a diretoria responsável pelo Programa Nacional de Desestatização durante o governo de 💥️Fernando Henrique Cardoso.
Elena também atuou na Confederação Nacional da Indústria (💥️CNI), no Comitê Jurídico Regulatório, na Associação Brasileira de Companhias de Energia Elétrica (ABCE), na Comissão de Energia Elétrica da OAB-RJ e no Banco de Investimentos Bear Stearns no Brasil.
A economista também comandou a secretaria de Desenvolvimento Social de 💥️Rodrigo Garcia em 💥️São Paulo, mas deixou o cargo após o governador anunciar apoio a 💥️Jair Bolsonaro.
Ela tem uma relação profissional próxima com grandes nomes da economia, como 💥️Persio Arida, 💥️André Lara Resende, 💥️Zeina Latif e Edmar Bacha.
O que você está lendo é [Quem é Elena Landau? Economista apoiou Tebet e pode atuar no Ministério do Planejamento].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments