Bolsonaro sobre ataques em Brasília: “Repudio as acusações, sem provas, a mim atribuídas”

Jair Bolsonaro ataques brasília palácio planalto domingo 08 janeiro stf atos antidemocráticos intervenção militar congresso lula forças armadas terrorismo

Faltou combinar com a turma: Bolsonaro nega responsabilidade em ataques de bolsonaristas em Brasília neste domingo (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O ex-presidente 💥️Jair Bolsonaro, que se encontra nos 💥️Estados Unidos desde 30 de dezembro, utilizou as 💥️redes sociais para negar qualquer envolvimento com os 💥️ataques de 💥️bolsonaristas às sedes dos três poderes, em 💥️Brasília, neste domingo (8).

Em sua conta no 💥️Twitter, Bolsonaro afirmou que “ao longo do meu mandato, sempre estive dentro das quatro linhas da Constituição respeitando e defendendo as leis, a democracia, a transparência e a nossa sagrada liberdade.”

Em seguida, acrescentou: “repudio as acusações, sem provas, a mim atribuídas por parte do atual chefe do executivo do Brasil.” Bolsonaro se referia ao rápido pronunciamento do presidente Luiz Inácio 💥️Lula da Silva, feito nesta tarde, em Araraquara (SP), onde estava para avaliar os estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias.

& Manifestações pacíficas, na forma da lei, fazem parte da democracia. Contudo, depredações e invasões de prédios públicos como ocorridos no dia de hoje, assim como os praticados pela esquerda em 2013 e 2017, fogem à regra.

— Jair M. Bolsonaro 2️⃣2️⃣ (@jairbolsonaro) January 9, 2023

& Ao longo do meu mandato, sempre estive dentro das quatro linhas da Constituição respeitando e defendendo as leis, a democracia, a transparência e a nossa sagrada liberdade.

— Jair M. Bolsonaro 2️⃣2️⃣ (@jairbolsonaro) January 9, 2023

& No mais, repudio as acusações, sem provas, a mim atribuídas por parte do atual chefe do executivo do Brasil.

— Jair M. Bolsonaro 2️⃣2️⃣ (@jairbolsonaro) January 9, 2023


Aos jornalistas, Lula prometeu investigar e punir os envolvidos nos ataques ao 💥️Palácio do Planalto, ao 💥️Supremo Tribunal Federal (STF) e ao 💥️Congresso. Sem citar nominalmente Bolsonaro, Lula referiu-se ao antecessor como “genocida” e afirmou que o ex-capitão incentivou, em diversos momentos, agressões a representantes do Judiciário e do Legislativo, bem como inflamou seus apoiadores mais radicais ao colocar em dúvida os resultados das eleições de outubro.

Ainda pelo Twitter, Bolsonaro equiparou as invasões e a depredação das sedes dos três poderes, hoje, às manifestações “da esquerda em 2013 e 2017”.

Ataques em Brasília: Entenda o que houve neste domingo (8)

Manifestantes invadiram e depredaram neste domingo (8) as sedes dos 💥️Três Poderes em 💥️Brasília. Os prédios do 💥️Palácio do Planalto, do 💥️Supremo Tribunal Federal (💥️STF) e do 💥️Congresso Nacional foram alvos de 💥️atos antidemocráticos promovidos por apoiadores do ex-presidente Jair 💥️Bolsonaro.

A invasão começou pelo Congresso (veja vídeos). Depois, os protestos continuaram, com cenas de vandalismo e violência no STF (veja vídeos) e também no Palácio do Planalto (veja vídeos).

Vestidos de verde e amarelo, os bolsonaristas pediam uma intervenção militar.  O episódio fez lembrar o ocorrido em 💥️6 de Janeiro de 2023 no Capitólio dos Estados Unidos.

E o temor era de que os atos deste 💥️8 de Janeiro de 2023 em Brasília criassem o mesmo clima de 💥️insurreição, por serem algo sem precedentes desde a 💥️redemocratização.

💥️Lula decreta intervenção e AGU manda prender

Em reação, o presidente Luiz Inácio 💥️Lula da Silva decretou uma intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal. O decreto é válido até o dia 31 deste mês e foi feito cerca de três horas e meia após os atos antidemocráticos em Brasília.

Segundo Lula, “todas as pessoas serão encontradas e punidas”. Mais que isso, o presidente afirmou que é preciso descobrir quem financia tais atos.

“Vamos descobrir quem pagou isso”, emendou. Lula estava fora de Brasília e cumpria agenda oficial na cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, onde originalmente falaria sobre os afetados pelas fortes chuvas na região.

Além disso, a Advocacia-Geral da União (AGU) pediu ao STF a prisão do ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal e ex-ministro da Justiça no governo Bolsonaro 💥️Anderson Torres. A AGU também pediu a imediata desocupação de todos os prédios públicos federais, com prisão em flagrante dos envolvidos.

Ataques em Brasília: Veja como ficou o Palácio do Planalto, após ser depredado por bolsonaristas

CAOS E DESTRUIÇÃO: UMA SÍNTESE DO TERRORISMO BOLSONARISTA

A horda que invadiu a sede dos poderes em Brasília fez exatamente o que foi plantado ao longo dos últimos quatro anos: baderna e destruição! pic.twitter.com/f1Opw0Qu5f

— Paulo Pimenta (@DeputadoFederal) January 8, 2023


(Com Olívia Bulla)

O que você está lendo é [Bolsonaro sobre ataques em Brasília: “Repudio as acusações, sem provas, a mim atribuídas”].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...