Ibovespa cai, mas não derrete após atos de vandalismo em Brasília; por quê?
Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro deixaram rastro de destruição em Brasília, o que foi apontado como negativo para os investimentos (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)
O 💥️Ibovespa tem sessão negativa um dia após a destruição em Brasília provocada por apoiadores do ex-presidente 💥️Jair Bolsonaro. Por volta das 11h57, o índice exibia queda de 0,25%. a 108.689 pontos.
Apesar das perdas, o valor é menor do que na última segunda-feira (09), por exemplo, quando o IBOV perdeu 3% após a posse do presidente 💥️Luiz Inácio Lula da Silva.
De acordo com Dan Kawa, da TAG Investimentos, o cenário internacional explica essa diferença. “Bolsas globais estão muito fortes, 💥️China subindo bastante e 💥️EUA e Europa 💥️firmes“, diz.
Ele afirma ainda que no relativo “estamos ficando muito para trás”.
Nos Estados Unidos, os principais índices de 💥️Wall Street abriram em alta nesta segunda-feira com o otimismo em torno da reabertura das fronteiras da 💥️China, enquanto sinais de desaceleração do mercado de trabalho impulsionaram as apostas de um ritmo mais lento no aumento dos juros pelo 💥️Federal Reserve.
Ainda no domingo, após os ataques aos Três Poderes, 💥️Lula decretou intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal e, na madrugada desta segunda-feira, o ministro💥️ Alexandre de Moraes, do 💥️STF, determinou o afastamento por 90 dias do governador do DF, 💥️Ibaneis Rocha (MDB).
Na visão de José Tovar, presidente-executivo da Truxt Investimentos, as imagens podem assustar o investidor estrangeiro inicialmente, mas o efeito no mercado tende a ser limitado, pois as lideranças políticas condenaram os episódios, que também não tiveram uma liderança política por trás.
“É deplorável o vandalismo e a destruição de propriedade pública… Foi um capítulo ruim na história política do Brasil”, afirmou Tovar. “Mas não acho que o mercado vá dar grande importância, se parar por aí, como eu espero”, disse o presidente da Truxt, que tem 16 bilhões de reais em ativos sob gestão.
De acordo com fontes ouvidas pelo💥️ Money Times, o fluxo estrangeiro se mantém equilibrado, com Necton Morgan Stanley, BTG, Citi e M. Lynch comprando e UBS, Goldman, Terra, Tullett e Santander vendendo.
Para estrategistas do 💥️JPMorgan, a reação negativa do mercado deve ser de curto prazo. “Foi mais um evento midiático do que qualquer outra coisa”, afirmaram, ressaltando, porém, que é preciso observar se esses ataques irão surgir novamente e qual será a intensidade deles.
Eles acrescentaram que os protestos de domingo foram centralizados em Brasília e que “é fundamental que não se espalhem em larga escala para outros Estados ou que não causem um efeito cascata como uma greve de caminhoneiros”.
✅Com Reuters
O que você está lendo é [Ibovespa cai, mas não derrete após atos de vandalismo em Brasília; por quê?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments