BC reforça que Selic permanecerá alta em carta para Haddad, destacam economistas

Tesouro Direto, Selic, Juros, inflação, Banco Central

Dados do Relatório Focus mostram que mercado aposta em Selic terminando 2023 no patamar de 12,25%. (Imagem: Shutterstock)

Do 💥️Banco Central, o mercado só quer saber uma coisa: quando a autoridade monetária vai começar a cortar a taxa 💥️Selic, que atualmente está em 💥️13,75% ao ano – maior patamar desde 2016.

Os mais otimistas chegaram a apostar que a redução na taxa básica de 💥️juros começariam ainda no primeiro trimestre de 2023. No entanto, o Banco Central segue sinalizando que a 💥️Selic vai permanecer em um patamar alto por mais tempo do que o mercado gostaria.

O mais novo aviso veio na carta aberta para o ministro da 💥️Fazenda, 💥️Fernando Haddad, publicada na terça-feira para justificar os motivos que levaram a 💥️inflação fechar o ano de 2022 acima do teto da meta.

“O BC explicou que promoveu um ciclo de aperto monetário até setembro para garantir que a taxa 💥️Selic ficasse em terreno significativamente restritivo, e destacou que a manutenção da taxa por um período prolongado será capaz de assegurar a convergência da inflação. Se for necessário, o Copom poderá ajustar os juros”, afirma Rafael Passos, sócio-analista da 💥️Ajax Capital.

Na verdade, o Banco Central repetiu a mensagem das últimas atas do Comitê de Política Monetária (💥️Copom): “De acordo com o Comunicado e a Ata da sua reunião mais recente, o Comitê se manterá vigilante, avaliando se a estratégia de manutenção da taxa básica de 💥️juros por período suficientemente prolongado será capaz de assegurar a convergência da inflação.”

Risco fiscal e Selic

Por mais que o 💥️Banco Central tenha evitado falar sobre os impactos do risco fiscal na inflação em sua carta, os economistas da 💥️Genial Investimentos destacam que isso deve contribuir para o BC endurecer o tom e sinalizar a manutenção da 💥️Selic em 13,75% por mais tempo.

Também não é descartada uma possível alta residual nos 💥️juros.

“Olhando para frente, temos que as expectativas Focus continuam aumentando dentro do horizonte relevante de política monetária e para além dele”, aponta a corretora em relatório.

Vale lembrar que o 💥️Relatório Focus desta semana, o mercado projeta que a Selic deve encerrar o ano em 12,25%. Há um mês, a expectativa era de 11,75%.

“Do ponto de vista do cenário da política monetária, a Carta reforçou que a taxa 💥️Selic ficará estável por um período prolongado”, afirma Rafael, da Ajax.

O que você está lendo é [BC reforça que Selic permanecerá alta em carta para Haddad, destacam economistas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...