Primeira reunião do CMN no novo governo será em fevereiro, informa Fazenda
De acordo com a pasta, não há deliberações a serem avaliadas ou aprovadas pelo Conselho neste mês (Imagem: EDU ANDRADE/Ascom/MF)
A primeira reunião do 💥️Conselho Monetário Nacional (CMN) no governo de 💥️Luiz Inácio Lula da Silva não será realizada nesta quinta-feira (26), como previsto originalmente, com previsão de encontro do colegiado ocorrer apenas no dia 16 de fevereiro, informou o 💥️Ministério da Fazenda nesta terça-feira.
De acordo com a pasta, não há deliberações a serem avaliadas ou aprovadas pelo Conselho neste mês.
A reunião do 💥️CMN entrou no foco das atenções do mercado por causa da nova composição do colegiado, mas também por conta de declaração feita na semana passada por Lula, que questionou se a meta para a 💥️inflação não está baixa demais.
A meta da inflação para 2023 é de 3,25%, com margem de tolerância de 1,5 ponto para mais ou para menos. Para 2024, o patamar estabelecido é de 3%, com a mesma banda de tolerância, e, para 2025, há uma meta de 3%. Em junho deste ano, deve ser fixada a meta de 2026.
O alvo é definido pelo CMN, que agora é composto por Haddad, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, e o presidente do Banco Central, 💥️Roberto Campos Neto. Na gestão de 💥️Jair Bolsonaro, o grupo era formado pelo ministro da Economia, o secretário de Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia e o presidente do BC.
Na semana passada, Lula disse em entrevista à GloboNews que a atual meta de inflação força um arrocho na economia para que o alvo seja atingido.
Na segunda-feira, o ministro da Fazenda, 💥️Fernando Haddad, disse que há confiança de que a inflação brasileira está convergindo para a meta e isso terá que ser observado pelo CMN.
O que você está lendo é [Primeira reunião do CMN no novo governo será em fevereiro, informa Fazenda].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments