Compra recorde de títulos pelo BC japonês destaca desafio para controle de rendimento
Alguns analistas, no entanto, veem essas medidas como um esforço paliativo para ganhar tempo até que um novo presidente do banco (Imagem: REUTERS/Kim Kyung-Hoon)
O 💥️Banco do Japão comprou um recorde de 182 bilhões de dólares em títulos do governo em janeiro, mostraram dados nesta quarta-feira, ressaltando sua determinação em defender o limite de rendimento do ataque de investidores que apostam em um aumento da taxa de 💥️juros no curto prazo.
A compra destaca a crescente dificuldade que o banco central japonês enfrenta em sustentar sua política de controle de rendimentos, já que a 💥️inflação está bem acima de sua meta de 2%.
Com sua intervenção pesada esgotando a liquidez do mercado de títulos, o Banco do Japão está cada vez mais contando com uma nova ferramenta de oferta de fundos para impedir que o rendimento de 10 anos ultrapasse seu teto de 0,50%.
Alguns analistas, no entanto, veem essas medidas como um esforço paliativo para ganhar tempo até que um novo presidente do banco, que sucederá Haruhiko Kuroda em abril, comece a deliberar para renovar o controle da curva de juros.
“O Banco do Japão está tentando todos os meios disponíveis para defender o controle de rendimento, mas ao fazê-lo está aumentando, e não reduzindo, as distorções no mercado de títulos”, disse Naomi Muguruma, economista sênior de mercado da Mitsubishi UFJ Morgan Stanley Securities.
A compra de títulos pelo Banco do Japão em janeiro, de 23,69 trilhões de ienes (182 bilhões de dólares), foi a maior quantia já registrada e superou a máxima anterior de 16,2 trilhões de ienes registrada em junho de 2022, mostraram dados do banco central.
Segundo o controle da curva de rendimento, o banco orienta a taxa de juros de curto prazo em -0,1% e o rendimento do título de 10 anos em torno de zero.
A decisão do Banco do Japão em dezembro de ampliar a faixa de movimento em torno do rendimento de 10 anos aumentou as expectativas do mercado de um aumento da taxa de curto prazo, forçando o banco a aumentar a compra de títulos para defender o novo limite de 0,5% para o rendimento de 10 anos.
O rendimento do título de 10 anos estava em 0,480% nesta quarta-feira, permanecendo próximo do limite de 0,5% do banco central.
O governo deve apresentar ao Parlamento seus indicados para a presidência do Banco do Japão e para a vice-presidência ainda este mês.
O mandato de Kuroda termina em 8 de abril e o de seus dois vices, em 19 de março.
O que você está lendo é [Compra recorde de títulos pelo BC japonês destaca desafio para controle de rendimento].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments