Haddad convence Lula de não mudar metas de inflação (por enquanto); entenda
Haddad teria conversado com Lula sobre metas de inflação e Banco Central durante viagem para os Estados Unidos. (Imagem: Divulgação/PT)
O futuro das 💥️metas de inflação entrou no radar do mercado após críticas do presidente 💥️Luis Inácio Lula da Silva. Mas uma meta mais alta não deve ser discutida durante as reuniões da Conselho Monetário Nacional (💥️CMN). Pelo menos, não por enquanto.
Segundo o consultor 💥️Thomas Traumann, o ministro da Fazenda, 💥️Fernando Haddad, conseguiu chegar a um acordo com 💥️Lula de adiar o debate sobre as metas e não apresentar uma proposta já na primeira reunião do conselho, marcada para esta quinta-feira (16). Traumann foi ministro-chefe da 💥️Secretaria de Comunicação Social, durante o governo de💥️ Dilma Rousseff.
“Haddad convenceu Lula a adiar o debate sobre metas para depois do anúncio da nova âncora 💥️fiscal, em abril. Os papeis apresentadores pelo ministro indicavam que mesmo uma mudança de meta para 2023 não implicariam em um corte da 💥️Selic”, destaca em sua newsletter ✅Modal Político.
Ambos teriam conversado durante a viagem aos 💥️Estados Unidos, na semana passada, e Haddad também teria conseguido convencer Lula de indicar nomes neutros para os novos diretores do 💥️Banco Central. O mandato de Bruno Serra (Política Monetária) e Paulo Souza (Fiscalização) termina agora em fevereiro e podem ser substituídos por servidores de carreira da autoridade monetária.
Até então, a expectativa era de que Lula pudesse indicar pessoas ligadas ao PT para os cargos.
Apesar de abrir mão da meta de 💥️inflação, Lula segue preocupado com a possibilidade de uma 💥️recessão no segundo semestre. Por isso, ele deve avançar com medidas populares como a isenção do 💥️Imposto de Renda até dois salários mínimos já para 2023 e o aumento do 💥️salário mínimo.
Também está no radar o reajuste salarial de servidores públicos, antecipação do pagamento do bônus de R$ 150 para as mães inscritas no 💥️Bolsa Família com crianças até 6 anos e o lançamento do programa de renegociação de dívidas Desenrola.
O que você está lendo é [Haddad convence Lula de não mudar metas de inflação (por enquanto); entenda].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments