Imposto de Renda 2023: Veja como declarar um imóvel financiado
Declaração do Imposto de Renda começará em 15 de março e imóveis é um dos pontos que mais gera dúvidas aos contribuintes (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Aquela hora um pouco burocrática e chata, porém, necessária está chegando. A hora de declarar o 💥️Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).
Neste ano, o período de entrega das declarações será de 15 de março a 31 de maio, segundo a 💥️Receita Federal.
Um dos itens mais importantes e que gera mais dúvidas é de como declarar bens patrimoniais como imóveis.
Como declarar um imóvel financiado no Imposto de Renda?
As novas regras do 💥️Imposto de Renda 2023 ainda não foram divulgadas. Entretanto, os documentos exigidos devem ser os mesmos do ano passado, mas é possível se adiantar para receber a restituição do 💥️IR 2023 nos primeiros lotes de pagamento.
O diretor do grupo 💥️Loft, Bruno Gama, ressalta que todo e qualquer imóvel financiado até 31 de dezembro de 2022 deverá ser declarado. A informação será passada à Receita Federal por meio da aba “bens e direitos”.
“Ao incluir um imóvel, o programa de declaração do Imposto de Renda segmenta cada tipo de imóvel por números ou códigos”, diz.
Esses códigos envolvem os tipos de imóveis que devem ser declarados. São eles: Prédio residencial, prédio comercial, galpão, apartamento, casa, terreno (ou lote), imóvel rural, sala ou conjunto, construção, benfeitorias, loja e outros tipos de imóveis.
Em seguida, o contribuinte que declarar o financiamento de um imóvel, com recursos próprios, deverá preencher o campo “Discriminação”, em que devem ser apresentados mais detalhes sobre o imóvel e a operação financeira.
Dados do imóvel
Baseando-se pela declaração do 💥️Imposto de Renda de 2022, a deste ano, deverá pedir detalhes do imóvel, diz Gama. Os dados devem ser endereço, área total em metros quadrados, o número da Inscrição Municipal, data de aquisição dentro do ano anterior.
Caso o imóvel esteja registrado em cartório, provavelmente, será necessário informar o número da matrícula e o nome do cartório onde foi feito o registro.
Declaração de financiamento no Imposto de Renda
Os dados do financiamento também são importantes para a Receita Federal. Com isso, na declaração do 💥️IR 2023, deverá ser preciso informar detalhes sobre os valores e condições da operação de crédito.
“Geralmente, é preciso declarar o valor total financiado, o valor da entrada, o número total de prestações, o total de parcelas quitadas e o total de restantes, taxa de juros do financiamento”, explica o executivo da Loft.
Além disso, é preciso declarar qual instituição financeira concedeu o crédito imobiliário.
Como declarar imóvel financiado com o FGTS?
Caso o contribuinte tenha recorrido ao 💥️FGTS para financiar o imóvel, ele também precisa prestar contas disso na declaração do 💥️Imposto de Renda 2023.
O primeiro passo é comprovar a origem do dinheiro declarado como fundo de garantia. No campo dentro do programa da declaração, é preciso selecionar a opção “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”.
Em seguida, o contribuinte deve escolher o campo “Tipo de Rendimento”, que refere-se às indenizações por rescisão ou acidente de trabalho e FGTS.
Dentro do programa, é preciso declarar dados da 💥️Caixa, como nome e CNPJ, como pagadora dos recursos.
Além disso, quem realizou o saque do fundo de garantia para o financiamento do imóvel e o valor total obtido.
O que você está lendo é [Imposto de Renda 2023: Veja como declarar um imóvel financiado].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments