Compartilhar foto de passagem aérea põe segurança de viajante em risco
De Nossa
08/08/2023 04h00
O risco também existe com QR codes — e praticamente todas as passagens aéreas hoje contam com um dos dois, que podem revelar a hackers a identidade completa do viajante, informações de contato (como endereço e telefone), número da reserva, identificação de acesso ao programa de milhas, número do passaporte e até carteira de motorista do passageiro.
Estes dados são valiosos na dark web, onde podem ser vendidos a criminosos interessados em roubar a identidade da vítima para criar cartões de créditos e fazer compras não autorizadas.
💥️Algumas formas de ataques
"Se um hacker consegue acessar suas milhas, pode ser bastante lucrativo porque os pontos não necessariamente precisam ser usados em outro voo", observou Jardin. A maioria dos programas permite a troca por serviços, cartões de presentes — transferíveis a terceiros — e até outros produtos, como celulares e eletrodomésticos. Por isso, há golpistas especializados exclusivamente no roubo de pontos, raramente recuperáveis.
Também há outra forma: de posse do número do viajante, o criminoso liga ou manda e-mail se passando por um funcionário da companhia, pedindo para confirmar informações de cartão de crédito para o voo de volta. "Ou o hacker pode fazer o caminho inverso e ligar para a aérea se passando pelo viajante, oferecendo informações que estavam no código de barras do bilhete de embarque para conseguir ainda mais informações do passageiro".
Uma selfie 'exibida' ou um clique do seu embarque pode revelar a golpistas seu itinerário de viagem e dados pessoais
Ao comprar passagens ou fazer reservas de hotéis também não se deve reaproveitar senhas de outros sites. Troque-as com regularidade, caso seu acesso a outro site — como uma plataforma de streaming, e-mail, e-commerce — já tenha vazado na web.
E esta vale para golpes "presenciais": não compartilhe fotos da viagem enquanto ainda estiver longe de casa e não ative sua geolocalização; ladrões podem estar monitorando seu período ausente para invadir sua casa.
O que você está lendo é [Compartilhar foto de passagem aérea põe segurança de viajante em risco].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments