As histórias secretas de um dos palácios mais visitados do mundo
Subo na bicicleta. Feixes de luz passam pelas brechas estreitas entre as árvores enquanto pedalo sobre o cascalho. Ao percorrer um caminho escondido, as folhas das árvores formam uma espécie de tenda sobre a minha cabeça, e avisto uma área descampada que se espalha ao longe.
Não há ninguém à vista. Mas, perto dali, milhares de pessoas se acotovelam dentro dos salões luxuosos do Palácio de Versalhes.
Estou no Parque de Versalhes, o jardim de 800 hectares destinado aos reis, rainhas e líderes políticos que, um dia, formaram a classe dominante da França. Versalhes era o centro do poder e a personificação material da monarquia absolutista que reinou até a Revolução Francesa (1788-1799).
Fim de tarde no Palácio de Versalhes
O palácio acabaria sendo oferecido para Maria Antonieta como presente de Luís 16, em 1774. Ela passava a maior parte do tempo ali.
O isolamento da monarquia em Versalhes desempenhou um papel na Revolução Francesa. A realeza continuava vivendo em opulência, enquanto a população francesa passava fome, até que centenas de cidadãos acabaram invadindo o palácio em 1789.
✅Versalhes ajudou a fazer com que [Luís 16 e Maria Antonieta] se desconectassem da realidade", afirma Vergé-Franceschi.
Poucos anos depois da Revolução, o palácio e seus jardins foram apropriados pela República, para que fossem conservados para o público.
Desço da minha bicicleta e saio do parque ao pôr do Sol. Não há luzes iluminando as estradas e caminhos, apenas trechos de escuridão. As luzes do palácio mal são visíveis à distância.
Quando o Sol se põe, o complexo fecha seus portões, deixando o labirinto de fontes, bosques e ciclovias do Rei Sol na solidão — mas só até o dia seguinte.
Leia a versão original desta reportagem💥️ (em inglês) no site BBC Travel💥️.
💥️O que você está lendo é [As histórias secretas de um dos palácios mais visitados do mundo ].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments