Uma viagem por Goiânia e por suas experiências

No dia do aniversário da capital goiana, o Essência embarca em uma viagem pela cidade e por suas experiências | Foto: Reprodução

Parabéns Goiânia! Nossa Capital comemora hoje 89 anos e a data sugere que olhemos a cidade com um olhar profundo e carinhoso. Falar sobre turismo, normalmente, é apresentar destinos para os goianos que se preparam para encarar o mundo. Mas nesta segunda-feira, 24 de outubro, faremos diferente: apresentaremos a nossa cidade àqueles que pretendem mergulhar no que há de melhor por aqui. Entre paisagens naturais e concretos modernos, bares e espaços culturais, a capital goiana é mais do que se imagina.

Aniversariante do dia, Goiânia está entre as melhores cidades para se viver e a qualidade de vida na Capital também é avaliada de forma positiva. Isso reforça a potência que a cidade tem como destino turístico e faz com que os conterrâneos se reconecte com a essência de ser um goianiense apaixonado. A preservação ambiental retratada nos belos parques, a modernidade vista na arquitetura, infraestrutura com bons hotéis e restaurantes, os tradicionais polos de compras, a cultura efervescente e claro, os bares sertanejos, moldam sua personalidade.

Aos que moram na capital goiana, sugiro que você conheça a cidade de forma profundo. Ir além na história do local que vive, é imergir na sua própria história. É compreender que a sua formação deriva-se do que foi construído muito antes de estar aqui. Goiânia oferece diversas oportunidades de se desconstruir e se reconstruir em um contexto cultural forte e diverso, então saiba onde se reconectar. Para aqueles que estão de passagem, venham e aproveitem. Não irão se arrepender das experiências vividas por aqui.

💥️Paisagem natural

Os parques são características típicas encontradas por toda Goiânia, a preservação ambiental é vista em vários pontos. Para você ter uma noção, Goiânia é a cidade mais arborizada do Brasil, e a segunda mais arborizada do mundo. São mais de 30 parques espalhados pela cidade, sem contar as praças. Com tanta natureza, é claro que os principais pontos turísticos da Capital são parques. Entre os principais e mais visitados estão: Bosque dos Buritis, Bosque dos Buritis, Parque Vaca Brava, Parque Areião, Jardim Botânico e Parque Flamboyant.

💥️Polos de compras

Goiânia é também conhecida por ter opções diversas para quem quer fazer compras. As feiras têm destaque e as principais são: Feira do Cerrado, para quem está interessado em conhecer o melhor da cultura e do artesanato de Goiás e as Feira da Lua, Feira Hippie e Feira do Sol que contam com uma infinidade de bancas que vendem roupas, sapatos, bijuterias, bolsas, comidas, enxovais para recém-nascidos, entre outros. Considerada o segundo maior polo de confecção do País, a região da Rua 44, localizada na região central de Goiânia, além dos shoppings.

💥️Diversidade em museus

Entre as visitações que você não pode perder estão: Memorial do Cerrado, que retrata desde a origem do planeta até a chegada dos portugueses ao Brasil. O local é formado pelo Museu de História Natural, pela Vila Cenográfica Santa Luzia, pela Fazenda Baraúna e pela réplica em tamanho real de uma aldeia indígena e de um quilombo do cerrado; Museu Pedro Ludovico Teixeira também, que é na verdade a casa onde o fundador da Capital viveu; e o Museu Zoroastro Artiaga, inaugurado em 1946 foi o primeiro museu de Goiânia. 

💥️Experiências gastronômicas

Quem ama comer bem também está no lugar certo, os restaurantes de Goiânia agradam aos mais variados paladares. Cantina San Marco é um daqueles lugares que são impecáveis, desde o atendimento, passando pela decoração e contemplando, é claro, os pratos e vinhos do cardápio. Terraço New York traz a atmosfera de uma das metrópoles mais badaladas do mundo. O japonês Kanpai Blue encanta tanto por suas iguarias quanto pela decoração pensada nos mínimos detalhes. Íz Restaurante busca inspirações na gastronomia contemporânea internacional para fazer seus pratos autorais e criativos. Pobre Juan oferece o melhor da culinária argentina. Grá Bistrô oferece aos clientes uma vista magnífica, pois fica localizado no 40º piso. Carne de Sol 1008 aposta em suas raízes nordestinas. Café Coreto proporciona um almoço leve ou um lanche especial, como uma boa cafeteria. Pit Dogs da Rua 10 são um símbolo de Goiânia, e você não pode visitar a cidade sem experimentar um dos seus podrões.

💥️Guia de bares

Para aqueles que não abrem mão de tomar uma cervejinha ouvindo uma boa música ao vivo, Goiânia reserva opções de bares com apresentações musicais que exaltam o bom sertanejo, registro da Capital. Alabama Choperia e o Tatu Bola contam com shows sertanejos e um cardápio que contempla boas bebidas, tira-gostos e pratos especiais. Bahrem, com duas unidades, é perfeito para reunir a galera e ouvir boa música. O Velho Texas é um bar bastante conhecido na Capital, também atuando no Marista. Com chopes, coquetéis, petiscos diversos e pratos fartos, o Barzim tem aquele clima jovem e bem descontraído. Referência, o Buteco do Simprão atua com um ambiente temático s inspirado também no Velho Oeste.

💥️Além do sertanejo

Em Goiânia ainda tem muito para se conhecer e se impressionar. Na Praça Cívica, marco zero da cidade, é possível conhecer o Monumento das Três Raças. Esse é considerado um dos pontos turísticos mais famosos, e merece ser fotografado. Ainda no centro da cidade fica o Beco da Codorna, um verdadeiro museu de arte urbana a céu aberto. Suas paredes são totalmente ocupadas por grafites maravilhosos, super coloridos. O Centro Cultural Oscar Niemeyer não pode ficar de fora do seu roteiro. Ele é composto por quatro edifícios, o prédio da biblioteca, Palácio da Música, o Monumento aos Direitos Humanos e o Museu de Arte Contemporânea. A Antiga Estação Ferroviária de Goiânia é o mais novo ponto turístico de Goiânia, pois foi reformado recentemente e passou a abrigar um museu e também uma locomotiva a vapor. Por fim, visite a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Auxiliadora, a primeira Igreja católica de Goiânia. Ela foi construída em estilo moderno-eclético, com influência de alguns estilos europeus da arte sacra moderna, como o neorromântico, neobasilical e neogótico.

O que você está lendo é [Uma viagem por Goiânia e por suas experiências].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...