Do Bronx detalha lesão antes do UFC 309: Estirei os ligamentos

Charles do Bronx vence Michael Chandler no UFC 309

Charles do Bronx vence Michael Chandler no UFC 309 Imagem: Louis Grasse/ Px Images

No último sábado (16), Charles Oliveira se recuperou da derrota sofrida em abril para Arman Tsarukyan e se reaproximou de uma disputa de cinturão entre os pesos-leves (70 kg). 'Co-main event' do UFC 309, em Nova York (EUA), 'Do Bronx' venceu Michael Chandler de forma dominante na revanche protagonizada entre os dois. E o desempenho do ex-campeão brasileiro ficou ainda mais impressionante com a mais recente revelação feita pelo próprio. Durante a preparação para o combate contra o americano, o especialista em jiu-jitsu lesionou o joelho direito.

Durante participação em uma 'live' promovida pelo canal da Ag Fight, nesta segunda-feira (18), Charles revelou detalhes de sua contusão. Ao longo do camp, o brasileiro estirou os ligamentos do joelho direito. A condição fez com que, inclusive, Do Bronx cogitasse se retirar do evento. Sem condições de treinar, o brasileiro recorreu à musculação para manter o corpo ativo. E, mesmo sem a devida preparação, o peso-leve da 'Chute Boxe Diego Lima' optou por se manter no confronto e foi recompensado com o resultado positivo.

"Sou um cara de muita fé, minha intimidade com Deus é gigante. Não queria falar sobre isso. Mas tive uma lesão no joelho direito. Eu estirei os ligamentos. Tinha que ficar de duas a seis semanas parado, sem treinar. Foi um mês e pouco de muito sofrimento, muito choro, me apegando muito a Deus. Perguntava para minha mulher o que achava, se tinha que ir (lutar) ou não. Não queria sair da luta. Tentava treinar e saía do treino, porque não aguentava pisar, não conseguia me movimentar. Aí me apeguei só na musculação e todo mundo falava que estava fazendo isso para ficar forte para a luta com o Chandler. Aí pensava: 'Tá bom, deixa o pessoal pensar isso'. Mas, na verdade, era a única coisa que eu conseguia fazer. Todo dia após os treinos, de noite, sentia muitas dores, o joelho inchava. Não treinei direito", relembrou o brasileiro.

    Por que Braga Netto não foi preso

    Thais Bilenky

    Por que Braga Netto não foi preso

  • Brasil tem chance de parar de anistiar militares

    Andreza Matais

    Brasil tem chance de parar de anistiar militares

  • Chute pode ter mudado o destino de Endrick no Real

    Milly Lacombe

    Chute pode ter mudado o destino de Endrick no Real

  • Estamos no caminho de uma catástrofe planetária

    Carlos Nobre

    Estamos no caminho de uma catástrofe planetária

Gustavo Arliani, ortopedista e diretor médico da Newon, explicou como se deu o trabalho para Charles conseguir lutar mesmo lesionado. O brasileiro realizou fisioterapia com foco em técnicas para acelerar a cicatrização dos tecidos e diminuir a dor. Com isso, ele conseguiu recuperar o movimento do joelho e realizar treinos aeróbicos antes de subir no octógono. O lutador será novamente avaliado após a vitória.

Assista a todas as lutas do UFC com o UFC Fight Pass. Assine agora mesmo pelo Play e não perca o maior torneio de artes marciais do mundo, a partir de R$ 24,90/mês.

💥️Como foi o tratamento: "Iniciamos rapidamente todo o tratamento com muita atividade de fisioterapia feita aqui no Centro de Excelência da Newon, junto de nossos profissionais e com o meu acompanhamento médico. Junto com a fisioterapia, utilizamos diversas técnicas para tentar acelerar a cicatrização dos tecidos e auxiliar na melhora da dor, como laser, terapia de ondas de choque, crioterapia com compressão (Game Ready) entre outros tratamentos para ativar a musculatura da coxa com o objetivo de recuperar o movimento completo do joelho e diminuir a dor, possibilitando tanto a volta ao treinamento aeróbico quanto que ele estivesse apto para a luta."

💥️Dia da luta: "Na quinta-feira antes da luta conversamos bastante. Ele estava se sentindo bem melhor, porém com algumas leves dores, o que nos deixou ainda preocupados. Mas ele performou muito bem, conseguiu dar vários chutes e realizar diversos movimentos, ficamos muito felizes com o resultado."

💥️Pós-luta: "Assim que ele voltar dos Estados Unidos vamos fazer uma nova análise para entender o estado da lesão e como vamos seguir o tratamento após os impactos da luta. Além disso também vamos realizar uma nova avaliação para entender se há alguma outra lesão que também precisará ser tratada."

Para além da lesão contra a qual batalhou antes mesmo de entrar no octógono, Charles precisou superar uma série de irregularidades que Chandler protagonizou durante o combate do último sábado. Ao longo do duelo, o americano aplicou dedadas no olho do brasileiro, segurou a grade para tentar evitar quedas, agarrou a luva para impedir do Bronx de progredir no solo e aplicou uma saraivada de socos na nuca do rival. Mesmo reclamando das situações, o ex-campeão não viu o árbitro intervir para punir ou aconselhar seu adversário. Mas, no final das contas, o maior finalizador da história do UFC prevaleceu e venceu na decisão unânime dos juízes.

O que você está lendo é [Do Bronx detalha lesão antes do UFC 309: Estirei os ligamentos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...