Sérgio Conceição e Luís Castro encabeçam lista de portugueses livres

Sérgio Conceição dirigiu o Porto nas últimas sete temporadas

Sérgio Conceição dirigiu o Porto nas últimas sete temporadas Imagem: Jose Manuel Alvarez/Quality Sport Images/Getty Images

Sempre com nomes em evidência dentro e fora de portas, Portugal tem neste momento uma lista de pelo menos dez treinadores (potencialmente) interessantes que estão livres no mercado da bola. Os maiores destaques são Sérgio Conceição, Luís Castro e Leonardo Jardim.

Depois de sete temporadas consecutivas no Porto, onde conquistou 11 títulos, Sérgio Conceição acabou por sair assim que o clube mudou de presidente: Pinto da Costa foi embora e entrou o ex-treinador André Villas-Boas. Rapidamente chegou a negociar com o Olympique de Marselha e teve ainda uma abordagem brasileira do Inter. Todas as conversas, entretanto, ficaram pelo caminho.

Tendo deixado saudades no Botafogo, Luís Castro foi demitido há duas semanas do Al Nassr. Esteve somente uma temporada e meia no clube saudita e venceu apenas a Liga dos Campeões Árabes de 2023. A princípio, vai esperar alguns meses até aceitar um novo desafio profissional - é uma opção muitas vezes comentada nos bastidores do Flamengo, por exemplo.

    Banco de tempo no debate impõe novo desafio

    Josias de Souza

    Banco de tempo no debate impõe novo desafio

  • Todos os lados da mudança de datas da Copa do Brasil

    PVC

    Todos os lados da mudança de datas da Copa do Brasil

  • Flu e Corinthians estão na busca pelo abismo

    Julio Gomes

    Flu e Corinthians estão na busca pelo abismo

  • Tabata repete estratégia para atacar Nunes

    Raquel Landim

    Tabata repete estratégia para atacar Nunes

Associado com frequência ao futebol do Brasil, Leonardo Jardim, por sua vez, resolveu "dar um tempo" na carreira. Após fazer sucesso no Monaco e rodar nos últimos três anos pelo Oriente Médio (Al Hilal-Arábia Saudita, Al Ahli-Emirados Árabes Unidos e Al-Rayyan-Qatar), agora está mais preocupado com questões particulares e familiares. Por isso, não tem pressa para voltar ao batente.

Algumas figurinhas carimbadas entre os torcedores brasileiros estão desempregadas nesta altura da temporada: António Oliveira (ex-Athletico Paranaense, Cuiabá e Corinthians), Ivo Vieira (ex-Cuiabá), Petit (ex-Cuiabá) e Ricardo Sá Pinto (ex-Vasco).

Também estão livres nomes com mais peso em Portugal e, consequentemente, na Europa: Carlos Queiroz (ex-auxiliar de Real Madrid e Manchester United e ex-seleção de Portugal, seleção do Irã, seleção da Colômbia e seleção do Qatar), Rui Vitória (ex-Benfica, Al Nassr, Spartak de Moscou e seleção do Egito) e José Peseiro (ex-Sporting, Porto, seleção da Venezuela e seleção da Nigéria).

Neste momento, o futebol brasileiro conta com dois portugueses em grande destaque: Abel Ferreira no Palmeiras e Artur Jorge no Botafogo. Os dois, inclusive, disputam a liderança do Campeonato Brasileiro - o segundo também está na briga pelo título da Copa Libertadores. Há ainda Pedro Caixinha, que cumpre a segunda temporada no comando do Red Bull Bragantino, e Pepa, ex-Cruzeiro e hoje no Sport.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

O que você está lendo é [Sérgio Conceição e Luís Castro encabeçam lista de portugueses livres].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...