Taça de Portugal: FC Porto e Sporting nunca se impuseram no tempo regulamentar - Taça de Portugal
FC Porto e Sporting nunca se conseguiram impor um ao outro dentro do tempo regulamentar de uma final da Taça de Portugal de futebol, em que voltarão a encontrar-se no domingo, no Estádio Nacional, em Oeiras.
A decisão da 84.ª edição da prova ‘rainha’ será somente a sexta em que ‘dragões’ e ‘leões’ se defrontam, com o emblema ‘verde e branco’ a vencer por três vezes e os ‘azuis e brancos’ em duas.
O histórico de embates não só é curto - tendo em conta que se tratam de dois dos três ‘grandes’ clubes de Portugal -, como apenas se iniciou quase quatro décadas após a realização da primeira final da competição.
Ou seja, entre a primeira edição, em 1938/39, e a 37.ª, em 1976/77, FC Porto e Sporting encontraram-se nos 32 avos de final (uma vez), oitavos de final (duas), quartos de final (três) e meias-finais (três), mas em nenhuma na decisão.
O primeiro ‘clássico’ entre as duas formações numa final da Taça de Portugal só surgiria na 38.ª edição e, ali, começou um denominador comum: nenhum conseguiu suplantar o outro durante os 90 minutos de uma decisão.
Na primeira, em 1977/78, foram necessários dois jogos, já que o primeiro terminou empatado 1-1, no Estádio José Alvalade, acabando o Sporting por triunfar por 2-1 no segundo encontro, igualmente no seu reduto.
Em 1993/94, o ‘nulo’ (0-0) no Estádio Nacional, no final do prolongamento, obrigou a uma partida de desempate, poucos dias depois, com o triunfo dos ‘dragões’ a ficar consumado no ‘tempo extra’, graças ao golo decisivo de Aloísio (2-1).
Pela terceira vez consecutiva, FC Porto e Sporting apenas decidiram o vencedor da Taça numa partida de desempate, em 1999/00: Pedro Barbosa e Mário Jardel assinaram os golos do empate 1-1 no primeiro encontro, antes de Clayton e Deco decidirem o segundo duelo a favor dos portistas (2-0).
O século ‘virou’, mas as finais entre portuenses e lisboetas continuaram a ser apenas decididas para lá dos 90 minutos, uma no prolongamento, em 2007/08, com o ‘bis’ de Rodrigo Tiuí a garantir uma conquista para o Sporting (2-0), e outra no desempate por grandes penalidades, também favorável para o emblema ‘leonino’, em 2018/19, depois de um empate 2-2 no prolongamento.
FC Porto, vencedor das duas últimas edições, e Sporting disputam a final da 84.ª edição da Taça de Portugal, no domingo, no Estádio Nacional, em Oeiras, a partir das 17:15.
O que você está lendo é [Taça de Portugal: FC Porto e Sporting nunca se impuseram no tempo regulamentar - Taça de Portugal].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments