Equipa da AEFMH com o Europeu de basquetebol em risco por falta de financiamento: "O desporto universitário

Há três anos a lutar com a falta de financiamento e com o Europeu em risco, o Desporto falou com Hugo Maricato e Miguel Polici sobre as dificuldades que atravessam e que levaram à criação de um Go Fund Me para tentar arranjar os fundos necessários. Equipa da AEFMH com o Europeu de basquetebol em risco por falta de financiamento: Festejos da equipa de basquetebol da AEFMH depois da conquista do campeonato nacional universitário AEFMH

Campeões de basquetebol universitário há menos de uma semana, a festa da equipa da AEFMH acabou por não durar muito... O sucesso desportivo que têm alcançado voltou, mais uma vez, a ser ofuscado pela falta de financiamento para poderem representar Portugal nos EUSA Games 2024, na Hungria, em julho. Em conversa com o 💥️Desporto, o treinador, Miguel Polici, e o subcapitão, Hugo Maricato, destacaram a resiliência de uma equipa "com uma ligação sem igual".

O caminho da equipa de basquetebol masculino da AEFMH começou a ser traçado em 2023 e desde aí que os resultados estão à vista de todos. Em 2023/2022 conquistaram os primeiros campeonatos universitários, tanto em Lisboa, como a nível nacional e apesar da dificuldade conseguiram marcar presença no Campeonato Europeu, muito por causa do treinador que recorreu a investimento privado para poder tornar o sonho, uma realidade.

"O nosso treinador tem uma empresa de têxtil e conseguiu avançar com um empréstimo à Associação de Estudantes, o que acabou por cobrir o dinheiro necessário, sendo que, o empréstimo acabou por ser pago pela Associação ao longo dos anos", explicou Hugo Maricato.

Mas, houve também uma união de "toda a comunidade estudantil da região de Lisboa" que acabou por aliar-se à causa da equipa: "Algumas associações de estudantes de faculdades ou universidades doaram, ou disponibilizaram-nos algum valor monetário a título de empréstimo, vários privados contribuíram com o que podiam, e os nossos colegas da faculdade também se uniram e doaram", começou por contar o treinador, Miguel Polici.

Na temporada seguinte o segundo lugar acabou por gerar a possibilidade de representarem Portugal, mas, desta vez, a falta de financiamento não permitiu que o sonho se realizasse. Este ano, após voltarem a ser campeões universitários de basquetebol em Lisboa e a nível nacional, correm o risco do mesmo voltar a acontecer...

O que você está lendo é [Equipa da AEFMH com o Europeu de basquetebol em risco por falta de financiamento: "O desporto universitário ].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...