Antevisão Benfica-Sporting: Com o coração no Jamor e a cabeça em Alvalade - Ta&c
Quando o relógio bater as 20h45, esta terça-feira, a bola passará a rolar no tapete verde da Luz para o episódio 321 do dérbi eterno. O Benfica recebe o Sporting, na 2.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal, obrigado a vencer por um golo para empatar a eliminatória, ou por dois golos para garantir um lugar no Jamor, depois do 1-2 em Alvalade.
Este será o segundo encontro seguido entre as duas formações em poucos dias. É que no próximo sábado o Sporting recebe o Benfica, agora para o Campeonato, num encontro que poderá decidir muito da época. Em ambos os jogos, o Benfica é quem tem pouca margem de manobra: só a vitória interessa para empatar a eliminatória ou afastar o Sporting da Taça, ou vencer e passar os leões na tabela, mesmo com mais um jogo.
A formação 'leonina' procura a 30.ª presença na final e o 18.º título, numa prova que conquistou pela última em 2018/19, época em que bateu na final o FC Porto por 5-4 no desempate por grandes penalidades, após 2-2 nos 120 minutos. Os 'encarnados' vão, por seu lado, em busca da sua 39.ª final, sendo os recordistas de troféus, com 26, o derradeiro arrebatado há sete anos, em 2016/17, com um triunfo por 2-1 face ao Vitória de Guimarães, no jogo do título.
No lado leonino, Rúben Amorim terá quase todos os jogadores à sua disposição, pelo que é de esperar mudanças no onze. Depois de ter descansado na 1.ª parte diante do Estrela da Amadora, Gonçalo Inácio deverá ser titular, tal como Seba Coates, que falhou o jogo com os estrelistas devido a uma gastrointerite. Diomande deverá ser o outro central, o que relegará St. Juste para o banco.