Sabia que também se joga hóquei debaixo de água? O hóquei subaquático &am

Joga-se debaixo de água e sem oxigénio. Em vez de patins, calçam-se barbatanas. É assim o hóquei subaquático, um desporto que vai crescendo um pouco por todo o mundo, mas que em Portugal estagnou nos últimos anos. O Desporto foi tentar perceber porquê e aproveita para lhe apresentar esta modalidade, por muitos desconhecida. Sabia que também se joga hóquei debaixo de água? O hóquei subaquático é cativante e quer voltar a crescer em Portugal Atletas da modalidade desportiva Hóquei Subaquático que disputam o Campeonato Regional Norte Sul na piscina municipal de Porto de Mós, 1 dezembro 2013, em Porto de Mós. O Hóquei Subaquático foi inventado em 1954 em Inglaterra, em Portugal é praticado oficialmente desde 2007, a modalidade joga-se com 6 atletas dentro de água mais 4 suplentes, em piscinas de 25 m, com a profundidade ideal de 2,20m, o jogo consiste em colocar um disco de 1,3 Kg na baliza usando um stick, atualmente há 9 equipas a disputar as várias provas nacionais.PAULO CUNHA / LUSA © 2013

E se, para jogar hóquei, em vez de patins calçasse umas barbatanas? E se, em vez de deslizar por ringue num pavilhão, mergulhasse no fundo de uma piscina? É desta forma que se joga o hóquei subaquático. 💥️Uma modalidade desportiva já com mais de meio século de existência, mas da qual não muitos terão ainda ouvido falar.

"Hóquei quê???", perguntarão mesmo grande parte dos leitores. É, efetivamente, essa a primeira reação de grande parte das pessoas que ouvem falar pela primeira vez deste curioso desporto, conta-nos David Teiga, um dos grandes impulsionadores da modalidade em Portugal, atual treinador e jogador do Estoril Praia, com quem estivemos à conversa para percebermos qual a realidade atual do hóquei subaquático em Portugal e para ficarmos a conhecer um pouco melhor como surgiu, como se desenvolveu e como se joga.

"As pessoas, por norma, quando vão experimentar, ficam agarradas", garante-nos David, que representa também uma equipa no campeonato de França, onde "a realidade não tem nada a ver com a daqui". Em França, explica, existem quatro divisões masculinas, outras tantas no feminino e cada divisão tem mais ou menos 12 equipas.

O hóquei subaquático 💥️nasceu em 1954, no Reino Unido, inventado por Alain Blake, um oficial da Marinha Britânica. O objetivo era entreter os mergulhadores nas altura em estes não conseguiam exercer a sua atividade devido às condições climatéricas. Assim, podiam continuar a treinar através do jogo, melhorando a sua movimentação e trabalho debaixo de água.

Inicialmente, foi batizado de 'Octopush'. "Basicamente, eram 8 pessoas a empurrar o disco – 'octo' de oito, 'push' de empurrar", explica-nos David Teiga. 💥️Ao longo dos anos foi, depois, sofrendo diversas modificações a diferentes níveis, como o equipamento ou o número de jogadores, de forma a dar dinamismo à modalidade, passando a chamar-se então de ✅underwater hockey (hóquei subaquático).

A pouco e pouco, foi-se também  internacionalizando. 💥️Atualmente, é praticado um pouco por todo o mundo. Na Europa destacam-se potências como o Reino Unido, a França ou os Países Baixos. Mas já ultrapassou as fronteiras do 'velho continente'. A nível Mundial, a modalidade tem também grande expressão na Nova Zelândia (atual campeã do mundo) e na Austrália. Chegou igualmente aos Estados Unidos da América, ao Canadá e América do Sul. E também já ganhou expressão em países como a África do Sul.

O que você está lendo é [Sabia que também se joga hóquei debaixo de água? O hóquei subaquático &am].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...