Estrela da Amadora, Moreirense e Farense: O que esperar neste regresso à Liga? - I Liga
A edição de 2023/24 da I Liga arranca já esta sexta-feira e há três novidades para esta temporada. Estrela da Amadora, Moreirense e Farense estão de volta ao principal escalão, uns com um regresso mais tardio que outros.
A I Liga perdeu o Paços de Ferreira, Santa Clara e Marítimo, o que nos traz uma época sem representatividade das ilhas. Em contrapartida, há um histórico a voltar e dois emblemas que há bem pouco tempo já tinham estado entre os grandes do futebol nacional.
No ano passado, por esta altura, ninguém esperaria que o Casa Pia, regressado da II Liga, iria fazer uma temporada que por pouco não culminou com o apuramento para as competições europeias. Será que Estrela da Amadora, Moreirense e Farense conseguem fazer igual ou melhor? Está lançado o desafio para os três promovidos.
Estrela da Amadora: 14 anos depois, entre os gigantes do futebol português
Uma das grandes notícias para 2023/24. É verdade que a I Liga perdeu representatividade das ilhas, mas ganhou um histórico. 14 anos depois, o 'velho' Estrela da Amadora, da Reboleira, que tanta história fez no futebol português e por onde passaram alguns dos maiores craques que conhecemos, está de volta.
Viajemos para 2008/09, a última aparição, sob o comando técnico de Lito Vidigal e numa equipa que contava com nomes como Silvestre Varela na frente de ataque. Na tabela classificativa o 11º lugar, longe dos habituais lugares de despromoção, mas alguns problemas de ordem financeira levaram à queda do principal escalão e das competições profissionais. O Estrela da Amadora começava um autêntico pesadelo entre os confins do futebol português e só se salvou com a extinção do clube e um regresso à estaca zero em 2010 com a criação do Clube Desportivo Estrela.
Em 2023, fundiu-se com o Club Sintra Football para dar origem ao CF Estrela da Amadora que hoje conhecemos. Foi aí que se deu a rápida ascensão até à I Liga. Em 2023/21 uma promoção diretamente do Campeonato de Portugal para o II escalão (ano em que se iria criar a Liga 3) e depois foi preciso esperar pouco para os Tricolores darem o último passo.
Já são 17 participações do Estrela da Amadora na I Liga. Estamos a falar do 28.º clube com mais aparições e que teve a melhor classificação da história em 1997/98 e 1993/94 (7.º lugar).
O que você está lendo é [Estrela da Amadora, Moreirense e Farense: O que esperar neste regresso à Liga? - I Liga].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments