Último amistoso antes de assinar com o Santos e confrontos com Athletico e Coritiba: a passagem de Pelé pelo Paraná

O Rei do futebol, 💥️Pelé, nos deixou aos 82 anos nesta quinta-feira. Maior jogador da história, ele estava internado há um mês tratando um câncer de cólon.

Com 💥️1364 jogos na carreira, 💥️Edson Arantes do Nascimento também marcou seu nome no estado do Paraná. Foram 16 partidas, 11 gols marcados e lembranças para milhões de torcedores que o acompanharam.

A primeira passagem aconteceu na cidade de Londrina, em 1957. Na época, o garoto de 16 anos, ainda sem ser Pelé, entrou durante amistoso contra o Tubarão em goleada por 7 a 1 do Peixe. O Rei balançou as redes duas vezes.

No mesmo ano, ele passou por Paranaguá em amistoso no litoral do Paraná. O duelo com o Rio Branco, vencido pelo Peixe por 3 a 2, na Estradinha (estádio Nelson Medrado Dias), marcou o último jogo antes de💥 Pelé ser profissionalizado pelo Santos, assinar o primeiro contrato e já ser convocado pela primeira vez pela seleção brasileira.

+ Veja tudo sobre a morte do rei do futebol

Pelé durante a passagem por Londrina — Foto: Acervo Gazeta do Povo. 1 de 4 Pelé durante a passagem por Londrina — Foto: Acervo Gazeta do Povo.

Pelé durante a passagem por Londrina — Foto: Acervo Gazeta do Povo.

Pelé quando esteve com a seleção brasileira em Curitiba — Foto: Arquivo GRPCOM 2 de 4 Pelé quando esteve com a seleção brasileira em Curitiba — Foto: Arquivo GRPCOM

Pelé quando esteve com a seleção brasileira em Curitiba — Foto: Arquivo GRPCOM

💥️Pelé chegou a Curitiba como rei em dezembro de 1958. O ídolo do futebol já havia conquistado o seu primeiro mundial pela seleção brasileira.

A visita a capital paranaense aconteceu pelo Santos em amistoso diante do Coritiba. No Belfort Duarte, ficou no empate em 1 a 1, 💥️com direito a gol do rei.

Com a seleção, Pelé desembarcou em Curitiba durante a preparação para a Copa do Mundo de 1970. Em 68, esteve em campo em novo amistoso contra o Coritiba no Belfort Duarte. O jogo terminou com vitória da seleção por 2 a 1, sem nenhum gol do rei.

O Brasileiro de 1971 guardou o encontro do Coritiba com o Santos. De um lado, o rei do futebol como a grande atração. Contudo, foi o atacante💥️ Tião Abatiá que roubou a cena ao marcar o gol da vitória Alviverde.

No final do jogo, o atacante recebeu o 💥️reconhecimento de Pelé pelo gol que fez o estádio Belfort Duarte ir à loucura.

Pelé reconhece atuação de Tião Abatiá em vitória do Coritiba contra o Santos — Foto: Acervo Gazeta do Povo 3 de 4 Pelé reconhece atuação de Tião Abatiá em vitória do Coritiba contra o Santos — Foto: Acervo Gazeta do Povo

Pelé reconhece atuação de Tião Abatiá em vitória do Coritiba contra o Santos — Foto: Acervo Gazeta do Povo

O 💥️Athletico também conseguiu o feito de vencer o Santos do Rei em 1970. Em 73, Pelé levou a melhor em duas partidas pelo Brasileiro. No primeiro jogo, vitória do Santos por 2 a 0, sem gols do maior jogador da história.

Na segunda partida a história foi diferente. 💥️Pelé marcou o gol da vitória do time Santista no estádio Belfort Duarte.

Antes da bola rolar, a recepção foi de rei. Ao subir para o gramado, as crianças - mascotes do Furacão - correram para tirar uma foto com Pelé.

42 anos se passaram, e o jogo ficou eternizado na memória do torcedor atleticano 💥️Marcelo Linhares Frehse. Aos 10 anos, era uma das crianças da foto, logo abaixo do rei, que esbanjava simpatia com todos.

— Era muita gente perto dele, todos querendo a atenção dele. Ele era uma celebridade, mas com um carisma muito grande. O mais perto que cheguei foi ali na foto. Isso me marcou muito, jamais vou esquecer. Eu conto para os meus filhos. Está eternizado — contou Marcelo.

Pelé com os mascotes do Athletico antes de triunfo com gol do rei pelo Santos. Marcelo, aos 59 anos, guarda com carinho a foto. — Foto: Arquivo Gazeta do Povo 4 de 4 Pelé com os mascotes do Athletico antes de triunfo com gol do rei pelo Santos. Marcelo, aos 59 anos, guarda com carinho a foto. — Foto: Arquivo Gazeta do Povo

Pelé com os mascotes do Athletico antes de triunfo com gol do rei pelo Santos. Marcelo, aos 59 anos, guarda com carinho a foto. — Foto: Arquivo Gazeta do Povo

Mais notícias do esporte paranaense em ge.globo/pr

O que você está lendo é [Último amistoso antes de assinar com o Santos e confrontos com Athletico e Coritiba: a passagem de Pelé pelo Paraná].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...