Botafogo-SP foi "vítima" de recorde de gols marcados por Pelé em uma só partida
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2019/B/L/rqgTcXS3CniVXQvaiesg/pele.png)
Pelé vê as fotos de seus oito gols sobre o Botafogo SP — Foto: reprodução
Em 1964, no dia 21 de novembro, Pelé bateu um de seus recordes pessoais diante do Botafogo-SP, na Vila Belmiro, ao marcar oito gols na goleada por 11 a 0 pelo Paulistão daquele ano. É o maior número de gols marcados em um jogo só pelo Rei, que morreu nesta quinta-feira, aos 82 anos.
O Pantera estava “engasgado na garganta” daquele time santista que havia vencido nove títulos nos últimos três anos, incluindo o bicampeonato mundial em 1962 e 63. Uma derrota por 4 a 1 no estadual do ano anterior e outra por 2 a 0 no estádio Santa Cruz, no primeiro turno, culminaram com um desejo de vingança do Peixe.
De acordo com Benedicto Antônio Angeli, o “Antoninho”, jogador botafoguense que estava naquela partida e morreu em 2023, aos 82 anos, o time do Botafogo abusou da paciência do Rei.
- Um dos nossos atletas sentou em cima da bola em Ribeirão Preto. Aí o Pelé prometeu devolver tudo. Na Vila Belmiro eu dei a saída de bola 12 vezes, um recorde (risos). No intervalo já estava 7 a 0, cinco gols do Pelé. O Carlucci pediu para eles tirarem o pé no intervalo e o Pelé respondeu: “vocês vão se f** aqui.....ninguém mandou gritar olé para nós em Ribeirão Preto" – disse Antoninho em 2014.
O Peixe voltou, fez mais quatro gols e estabeleceu uma goleada histórica. Os jogadores do Botafogo, de acordo com o historiador santista Odir Cunha, manteve o Fair Play e não apelou. Antoninho, inclusive, poderia ter marcado o gol de honra, mas Gilmar defendeu seu arremate.
A goleada poderia ter sido ainda maior. O goleiro Machado foi eleito o segundo melhor jogador em campo, atrás, claro, do Rei. O arqueiro do Botafogo fez, de acordo com Carlucci, colega de time, ao menos seis defesas milagrosas.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2015/05/16/galdino_machado_foto_divulgacao.jpg)
Galdino Machado, goleiro que mais vestiu a camisa do Botafogo-SP — Foto: Divulgação
Ao ser apresentado pelas fotos inéditas daquele jogo, pela filha do fotógrafo Antônio Lúcio, Sílvia Herrera, que esteve na Vila Belmiro, o Rei do Futebol disse ao repórter André Galindo que só depois foi ter ciência de seu feito.
- Tenho de agradecer, eu era muito jovem. Eu jamais iria imagina que iria chegar a essa quantidade de gols, que isso pudesse acontecer. Ficou especial depois – disse o jogador.
O que você está lendo é [Botafogo-SP foi "vítima" de recorde de gols marcados por Pelé em uma só partida].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments