Pelé, o maior de todos os tempos
E o Rei do futebol descansou. Um enorme vazio é sentido por todos que amam o futebol. Difícil dizer algo que alguém ainda não tenha escrito sobre Pelé. O que ele fez dentro de um campo, a importância dele para o desenvolvimento do futebol no Brasil e no mundo, ou ainda a sua participação na transformação do futebol em um negócio altamente rentável.
+ Relembre quatro momentos do Rei Pelé em Santa Catarina
1 de 1 Pelé é carregado nos braços durante a comemoração do Tri em 1970 — Foto: Alessandro Sabattini/Getty ImagesPelé é carregado nos braços durante a comemoração do Tri em 1970 — Foto: Alessandro Sabattini/Getty Images
Se não fosse Pelé, o número 10 não teria sido usado por Eusébio, Maradona, Zico, Messi, Zidane, Neymar, e tantos outros craques pelo mundo afora. Ele virou referência para todos. Pelé jogou futebol nos tempos em que jogador ainda não era celebridade e exercia a sua majestade com humildade e simplicidade. Teve apenas dois clubes em sua vitoriosa carreira: o Santos e o New York Cosmos, onde jogou seus últimos anos de futebol e contribuiu, e muito, para que o “” se organizasse nos Estados Unidos.
Não é preciso ser contemporâneo de Pelé para considerá-lo o maior de todos os tempos. Os vídeos de seus gols, seus números e conquistas estão aí para a eternidade. Muitos craques vieram depois dele, mas nenhum do tamanho do Rei. O fato de ser brasileiro não tem peso nessa eleição. Édson Arantes do Nascimento era cidadão do mundo, e ter nascido em Três Corações (MG) foi apenas uma casualidade.
+ Pelé foi atração no antigo Adolfo Konder e parou Florianópolis em amistoso contra o Avaí
Pelé parou uma guerra em 1969, quando o Santos foi convidado para jogar na Nigéria, país da África Ocidental que era palco de uma guerra separatista com a região de Biafra. Só o “Atleta do Século” para fazer isso.
Nós brasileiros teremos uma dívida eterna com Pelé. Por causa da sua magia e sua arte ficamos conhecidos em todos os lugares. Viramos, com muito orgulho, a terra do Pelé. Até hoje, décadas depois da sua aposentadoria, somos o país do futebol, o país de Pelé.
Obrigado, Rei! Vá com Deus e descanse em paz.
Leia mais notícias em ge.globo/sc
O que você está lendo é [Pelé, o maior de todos os tempos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments