'Não se preocupe com o Pelé! Veja o que ele faz em campo'

Confesso que quando criança vibrava com o Pelé da seleção, mas tinha medo do camisa 10 do Santos, principalmente quando ele jogava contra o meu clube.

Eu tinha tanto respeito – ou talvez medo mesmo – pelo Pelé, que eu nunca me transformei em Pelé nas brincadeiras de menino. Emulava o Clodoaldo, o Rivellino, o Edu, o Luís Pereira, o Leão... mas nunca o Rei. Acho que eu sabia que era impossível imitar o que ele fazia com a bola.

Sim, não tenho dúvidas que Pelé foi o maior de todos os tempos – mas agora não é hora de discutir isso.

Pelé atuou como goleiro na vitória do Santos sobre o Comercial — Foto: Reprodução 2 de 3 Pelé atuou como goleiro na vitória do Santos sobre o Comercial — Foto: Reprodução

Pelé atuou como goleiro na vitória do Santos sobre o Comercial — Foto: Reprodução

Menino, o programa dos domingos era o grande almoço na casa dos avós, com a família toda em volta da mesa. Depois da comida, a grande expectativa era ouvir alguém da mesa dizer: “vamos ao jogo!”

Aí sim, o domingo estava completo.

Ainda descobrindo que era campeonatos, tabelas, pouco me importava qual era o jogo, eu queria ir ao estádio. Mas, justamente naquele domingo fiz a besteira de perguntar qual seria o adversário do Palmeiras.

Nem sei quem respondeu, mas eu só ouvi: “Santos, o time do Pelé”

Engraçado como alguns momentos te marcam e eu me lembro de olhar para meu avó Humberto e falar: “o Pelé?”

Ele percebendo meu estado e com todo aquele jeito que só os avós têm deu uma risada – como sempre – e disse: “'Não se preocupe com o Pelé!”

Antes de eu reagir ele emendou: “O Pelé não joga bem contra o Palmeiras. Ainda mais ele não vai driblar o Ademir da Guia. Se ele fizer isso, o Dudu chega e tira a bola dele. Passando por ele, tem o Luís Pereira para dar um carrinho e aliviar. E se o Pelé chutar ao gol, o Leão pega.

E ainda teve o complemento: "'Não se preocupe com o Pelé! Veja o que ele faz em campo.'

Depois dessas palavras, fui para o Pacaembu tranquilo.

Até que o Pelé pegou a bola foi indo, o Ademir não apareceu, o Dudu não desarmou, o Luís Pereira não chegou e o Leão não defendeu… Gol do Santos, ou melhor do Pelé – pensava naquela época que todos os gols do time da Vila era do Pelé.

Rei Pelé marcou o primeiro gol da história do Colosso da Lagoa — Foto: Arquivo/Ypiranga 3 de 3 Rei Pelé marcou o primeiro gol da história do Colosso da Lagoa — Foto: Arquivo/Ypiranga

Rei Pelé marcou o primeiro gol da história do Colosso da Lagoa — Foto: Arquivo/Ypiranga

Ainda com a mão na cabeça, ainda menino entendi que era muito mais importante o 'veja o que ele faz em campo' do que o 'não se preocupe com o Pelé'.

Eu, minha família que viu aquele gol do Pelé no início dos anos 1970, e todos que amam o futebol temos que reverenciar o Rei, que neste 29 de dezembro de 2022 virou eterno.

O que você está lendo é ['Não se preocupe com o Pelé! Veja o que ele faz em campo'].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...