Gol em inauguração de estádio e "melhor marcador": a história do Comercial em torno de Pelé
No reencontro com Píter, Pelé faz ex-zagueiro do Comercial chorar — Foto: Chico Escolano/EPTV
Maior jogador da história. É assim que Tomires, ex-goleiro do Comercial, descreve Pelé, que morreu nesta quinta-feira, aos 82 anos, em São Paulo. A história do Leão do Norte se engrandeceu com o Rei do Futebol.
É com o uniforme do Bafo que o zagueiro Piter, que faleceu neste ano, em fevereiro, foi eleito pelo Rei seu "melhor marcador". O estádio Palma Travassos, que contou com gol de Pelé na sua inauguração, também tem na história a marca de Sua Majestade.
O Leão do Norte se orgulha de ter tido o Rei desfilando seu futebol, ainda que por sucessivas derrotas para sua torcida, e de tantas outras histórias. Por meio de uma nota, o time de Ribeirão Preto lamentou a passagem de Pelé.
2 de 5 Construção do estádio Palma Travassos no ano de 1962 — Foto: Tony Miyasaka/ Arquivo PessoalConstrução do estádio Palma Travassos no ano de 1962 — Foto: Tony Miyasaka/ Arquivo Pessoal
Na inauguração do estádio Palma Travassos, a "Joia de Concreto Armado", em 10 de outubro de 1964, o ex-atacante Paulo Bim, do Comercial, marcou o primeiro gol. O empate do Santos veio dos pés do Rei Pelé.
- Eu me sinto honrado por esse dia. Ele era um fenômeno, tirava da cartola qualquer jogada quando precisava. Sempre era difícil enfrentar esse jogador - recorda Bim.
- Eu estava na VIla Belmiro, assistindo ao jogo entre Corinthians e Santos, consegui entrar onde ele estava, ele me deu essa camisa, que pra mim vale ouro - ao mostrar a recordação de Pelé.
3 de 5 Paulo Bim, ex-atacante do Comercial — Foto: Luan AmaralPaulo Bim, ex-atacante do Comercial — Foto: Luan Amaral
Adversário dentro de campo, o ex-goleiro Tomires guarda com carinho as lembranças de um momento histórico em sua carreira, durante a década de 1960, mesmo que o resultado não tenha sido o desejado.
– Joguei contra o Pelé, tive essa honra de jogar contra e vê-lo de perto. A gente sente muito, morre o maior jogador do mundo para mim. Levei um gol do Pelé e não tem dinheiro que pague a felicidade de jogar contra ele – lembra o ex-jogador, hoje com 77 anos, que ainda vive o luto da morte de outro companheiro dos gramados na última quarta-feira.
– Mais um. Ontem perdemos Jair Bala, hoje Pelé. Que Deus o tenha. Estou triste, o mundo entristeceu – acrescenta.
+ Confira notícias de Ribeirão e região
4 de 5 Figura ilustre do Comercial, Tomires mostra quadro com foto de uma disputa de bola com Toninho Guerreiro e Pelé ao lado — Foto: Arquivo pessoalFigura ilustre do Comercial, Tomires mostra quadro com foto de uma disputa de bola com Toninho Guerreiro e Pelé ao lado — Foto: Arquivo pessoal
Arqueiro do Leão do Norte em duas passagens, Tomires enfrentou o Rei do Futebol em plena Vila Belmiro, no Campeonato Paulista de 1968.
Embora o resultado não tenha sido o esperado, já que o Bafo deixou o gramado goleado por 5 a 0, o goleiro da equipe trouxe de volta a Ribeirão Preto lembranças daquele 29 de maio que marcou sua vida para sempre.
– O time do Santos jogou com Gylmar, Carlos Alberto, Ramos Delgado, Joel e Rildo. À frente, Zito, Mengálvio, Dorval, Toninho [Guerreiro], Pelé e Edu, que entrou no lugar do Abel.
– Estou triste com o falecimento dele, mas estou feliz por ter um quadro muito bonito, além de uma foto do Pelé com o Piter, no Palma Travassos. Tive a honra e a felicidade de enfrentar o maior jogador do mundo – completa.
5 de 5 Ex-goleiro também mantém na parede uma foto de Pelé com o eterno zagueiro Piter, do Comercial — Foto: Arquivo pessoalEx-goleiro também mantém na parede uma foto de Pelé com o eterno zagueiro Piter, do Comercial — Foto: Arquivo pessoal
O que você está lendo é [Gol em inauguração de estádio e "melhor marcador": a história do Comercial em torno de Pelé].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments