Preparador de goleiros que tirou Vitor Eudes da várzea garante: "Vai dar alegria para o Fluminense"

Reforço do Fluminense para a temporada 2023, Vitor Eudes não teve o caminho mais comum quando o assunto é a elite do futebol brasileiro. O goleiro atuou na várzea até os 17 anos de idade e viu sua vida mudar ao cruzar o caminho do preparador de goleiros Leonardo Lopes.

Hoje no Olé Football Club, equipe do estado de Connecticut, nos EUA, Leonardo foi preparador de goleiros no Cruzeiro durante 10 anos e passou mais de oito anos na base do clube. Foi ele quem viu Vitor no Frigoarnaldo, equipe de Contagem, no interior de Minas Gerais, e o levou para a Raposa.

Leonardo Lopes, Vitor Eudes e Fábio no Cruzeiro — Foto: Gilson Junio 1 de 5 Leonardo Lopes, Vitor Eudes e Fábio no Cruzeiro — Foto: Gilson Junio

Leonardo Lopes, Vitor Eudes e Fábio no Cruzeiro — Foto: Gilson Junio

Na época, o jogador nunca tinha estado em uma academia, não sabia que o processo de recuperação de lesão era feito dentro do clube e ainda precisava ser lapidado. Leonardo viu potencial no garoto e apostou no jogador, que desabrochou e se destacou na base. Sete anos depois, o preparador celebra a evolução de Vitor Eudes e o reencontro com Fábio, com quem também trabalhou no Cruzeiro.

- O Vitor é muito competente, tem muita estrela. Para mim, é um goleiro que futuramente vai ser de seleção brasileira. Eu vejo muito potencial, é esguio, é talentoso, tem muita qualidade com os pés, é um goleiro moderno, muito rápido. Que dá gosto de ver jogando, de nível Europa. Não à toa estava na Europa, né? Ele ter vindo para o Fluminense e estar junto com o Fábio... É muito bacana ver isso. A torcida do Fluminense está bem servida de goleiro - disse Leonardo ao ge.

💥️+ Contratações do Fluminense para 2023: veja quem chega, quem fica e quem vai embora

- Eu sou meio chato no trabalho, sou muito rigoroso, com regras. Às vezes a gente já bate o olho na pessoa e prevê algumas coisas, né? Em termos de biotipo, técnica, coragem, talento. Tem um amigo meu que era treinador do Frigoarnaldo. Eu estava de folga e fui lá conversar com ele. O Vitor estava treinando, estava tendo um coletivo, e eu falei: "Quem é aquele magrelão ali?" - contou o preparador.

Leonardo quis ver Vitor em ação e escolheu um jogo da equipe contra o Cruzeiro para acompanhar. Na ocasião, a Raposa perdeu, e o goleiro foi o melhor em campo. O preparador ligou para cartolas da diretoria do clube e os convenceu a assistir ao jogo de volta. "Vai por mim, vão lá ver", ele disse na ocasião. Na Toca, nada menos que uma goleada do Cruzeiro por 5 a 0, mas o jogador iniciou ali a fama de pegador de pênaltis.

- Ele pegou dois pênaltis. Não sou muito fã de goleiro que joga em time que toma de cinco, quatro, porque acaba que o goleiro quase sempre é o melhor (do jogo), mas muitas vezes não tem o potencial que a gente espera. Mas ele fez milagres em alguns lances capitais, então chamou a atenção.

Vitor Eudes tem fama de pegador de pênalti — Foto: Yuri Edmundo/Light Press/Cruzeiro 2 de 5 Vitor Eudes tem fama de pegador de pênalti — Foto: Yuri Edmundo/Light Press/Cruzeiro

Vitor Eudes tem fama de pegador de pênalti — Foto: Yuri Edmundo/Light Press/Cruzeiro

Leonardo insistiu. E a diretoria ofereceu a possibilidade de Vitor fazer um teste, mas não era o que o preparador tinha em mente.

- Eu falei que não gostaria de trazê-lo pra fazer teste, gostaria de trazê-lo para ser do grupo. Ele falou: "Não, traz para avaliação". Eu disse: "Quero que vocês confiem no meu trabalho".

Com o histórico de goleiros convocados para a seleção brasileira, Leonardo recebeu o voto de confiança. E essa foi a primeira oportunidade de Vitor Eudes em um clube profissional.

- Ele nunca tinha feito academia, aí na primeira semana se machucou na academia. Ele fez um exame e estava com uma lesão pequenininha, executou um exercício errado, porque nunca tinha feito. Depois de fazer os exames, ele foi embra para casa e sumiu durante uma semana, não apareceu na Toca. Todo mundo começou a me ligar e dizer: "Seu goleiro sumiu". O Departamento Médico começou a pegar no meu pé.

Leonardo tratou de ligar para "tudo quanto é número" para tentar achar o goleiro. Acabou que conseguiu o telefone da namorada, hoje esposa, de Vitor. O preparador perguntou se o goleiro estava, e ela disse que sim. Leonardo pediu para chamá-lo e ouviu o jovem ao fundo perguntando quem era. Ela respondeu: "É o Léo". Eis que Vitor diz: "Nossa, ferrou."

Vitor Eudes no Cruzeiro — Foto: Bruno Haddad 3 de 5 Vitor Eudes no Cruzeiro — Foto: Bruno Haddad

Vitor Eudes no Cruzeiro — Foto: Bruno Haddad

- Ele pegou o telefone, e eu disse: "Vitor, você sumiu. O que foi?". Ele respondeu: "Uai, Léo, estou tratando". Perguntei onde, ele disse que era em casa, que machucou e estava tratando em casa para poder voltar. Eu falei: "Você pertence ao clube, tem um departamento médico que vai cuidar de você".

Vitor ainda não tinha noção de como funcionava uma equipe profissional, mas contou com a ajuda de Leonardo. O preparador e o goleiro chegaram a fazer treinamento durante as férias para o goleiro se desenvolver. Deu certo. Em 2017, foi titular na campanha do título brasileiro sub-20 e pegou três pênaltis na disputa contra o Coritiba.

A Supercopa da categoria veio da mesma maneira, desta vez contra o principal rival celeste, o Atlético-MG, quando Vitor também fez duas defesas que garantiram a conquista cruzeirense.

- Escolhi o Vitor para a final, o Ávila sempre foi um treinador que confiou na comissão. Colocamos Vitor, fomos campeões e ele foi o herói do título. Engraçado que eu só participei do primeiro tempo, porque no intervalo me ligaram falando que meu filho estava nascendo. Tive que correr para o hospital, minha ex-mulher revoltada porque eu perguntava para as pessoas se tinha um computador ou uma TV para acompanhar. Mandei uma mensagem para ele. E meu filho nasceu na mesma hora que ganhamos o título.

Agora, depois de uma temporada na Europa, Vitor Eudes reencontrará justamente sua referência no gol que teve ao subir para o profissional. O goleiro foi uma espécie de pupilo de Fábio no Cruzeiro e chegou até a treinar na casa do ídolo junto com Leonardo no início da pandemia da Covid-19 💥️(veja no vídeo acima).

No Fluminense, ele poderá conviver novamente com o goleiro, que virou titular absoluto com Fernando Diniz. O preparador elogiou a história que Fábio está escrevendo no Tricolor e afirmou que Vitor chega para repetir o mesmo sucesso.

Vitor Eudes assina contrato com o Fluminense — Foto: Divulgação / Fluminense 4 de 5 Vitor Eudes assina contrato com o Fluminense — Foto: Divulgação / Fluminense

Vitor Eudes assina contrato com o Fluminense — Foto: Divulgação / Fluminense

💥️+ Leia mais notícias do Fluminense

🎧 💥️Ouça o podcast ge Fluminense 🎧

💥️Assista: tudo sobre o 💥️Fluminense💥️ no ge, na Globo e no sportv

O que você está lendo é [Preparador de goleiros que tirou Vitor Eudes da várzea garante: "Vai dar alegria para o Fluminense"].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...