Retrospectiva 2022: ano de títulos e consolidação de ídolos no Palmeiras
O Palmeiras conseguiu manter a rotina dos últimos anos e fechou a temporada de 2022 como protagonista mais uma vez. Concorrente nas principais conquistas, o Verdão de Abel Ferreira fechou o ano com mais três títulos na sua galeria.
No total, os palmeirenses venceram 15 troféus na temporada. Além do profissional, o Verdão teve desempenho histórico na base, com duas Tríplices Coroas (no sub-17 e sub-20), e venceu campeonatos importantes com o time feminino, como a Copa Libertadores.
💥️Mais notícias do 💥️Palmeiras💥️:
+ Palmeiras lamenta morte de Pelé
+ Endrick ganha quase 4 milhões de seguidores
O time de Abel Ferreira venceu três campeonatos, mas a sensação é de que o clube poderia ter ido mais longe em competições como Copa do Brasil (foi eliminado nas oitavas) e Libertadores (caiu na semifinal). Nas duas eliminações, o Verdão reclamou de erros da arbitragem.
1 de 5 Jogadores do Palmeiras com a taça do Campeonato Brasileiro — Foto: Marcos RibolliJogadores do Palmeiras com a taça do Campeonato Brasileiro — Foto: Marcos Ribolli
A primeira chance de título do Palmeiras em 2022 foi em Abu Dhabi. O time alviverde se recuperou da participação de 2023 e fez boa campanha no Mundial de Clubes da Fifa, mas acabou derrotado na decisão pelo Chelsea na prorrogação: 2 a 1.
O placar a favor dos ingleses impediu a conquista palmeirense, mas o desempenho do grupo na competição disputada nos Emirados Árabes Unidos sempre foi enaltecido por Abel Ferreira e pelo clube. Meses depois, o Verdão venceu a Recopa Sul-Americana pela primeira vez em sua história, depois de um empate com o Athletico-PR em Curitiba e uma vitória no Allianz Parque.
2 de 5 Abel Ferreira com medalha de campeão brasileiro no Palmeiras — Foto: Marcos RibolliAbel Ferreira com medalha de campeão brasileiro no Palmeiras — Foto: Marcos Ribolli
No Verdão desde novembro de 2023, Abel Ferreira completou sua galeria de títulos possíveis no futebol brasileiro. Antes, o treinador já havia vencido a Libertadores (duas vezes) e a Copa do Brasil. Agora, ele agregou ao seu currículo os títulos do Paulistão e do Brasileirão, além da Recopa.
No torneio estadual, o português viu o clube aumentar a importância da taça por causa das circunstâncias. Derrotado no jogo de ida por 3 a 1, o Verdão goleou o São Paulo por 4 a 0 na volta, em casa, para ficar com o título. Na competição nacional, os palmeirenses dominaram e, na liderança desde a 10ª rodada, fecharam o ano com mais uma conquista nacional.
No Verdão desde 2015, Dudu aproveitou a temporada para colocar ainda mais o seu nome na história palmeirense. As três conquistas no ano aproximaram o atacante do topo da lista dos maiores campeões do clube.
3 de 5 Dudu com taça de campeão brasileiro pelo Palmeiras — Foto: Marcos RibolliDudu com taça de campeão brasileiro pelo Palmeiras — Foto: Marcos Ribolli
Com nove taças, Dudu está a três de igualar Ademir da Guia e Junqueira como atleta com mais títulos na história palmeirense. Ele terá tempo para conseguir mais esse feito e também atingir - ou ampliar - outros recordes no clube.
Depois de um período de indefinição, com direito a declarações públicas do atleta e da presidente Leila Pereira, o atacante renovou seu contrato com o Verdão. Ele assinou um novo vínculo válido até o fim de 2025, com prorrogação automática até o fim de 2026 se disputar 50% dos jogos no último ano.
Nem mesmo a polêmica nos bastidores e a eliminação no Brasileirão com derrota em casa no Dérbi fizeram o ano do time feminino do Verdão ser menos importante. As conquistas da Libertadores e do Paulistão fizeram o clube fechar a temporada com o melhor desempenho na modalidade.
O título sul-americano foi vencido pelas Palestrinas no Equador, em outubro, com direito a goleada contra o Boca Juniors, da Argentina, na decisão. A conquista estadual foi confirmada contra o Santos, em dezembro.
Fora de campo, a diretoria também conseguiu ter um desempenho expressivo na modalidade. O clube fechou cinco acordos exclusivos para o uniforme do time feminino: Betfair, Cimed, Cartão de Todos, Pernambucanas e Allianz Seguros.
4 de 5 Palmeiras, campeão do Paulistão feminino — Foto: Fabio Menotti/Palmeiras/by CanonPalmeiras, campeão do Paulistão feminino — Foto: Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon
O ano de 2022 começou com o título que faltava para a base palmeirense: a Copa São Paulo. Em casa, o Palmeiras goleou o Santos na decisão e fez a festa da torcida, que viu nascer na competição um grande candidato a uma das maiores revelações do clube: Endrick.
Ainda com 15 anos, o atacante marcou na decisão e terminou a Copinha eleito o craque e autor do gol mais bonito do torneio. Nos meses seguintes, o palmeirense brilhou com a seleção brasileira sub-17 e, pelo Verdão, foi protagonista nos títulos da Copa do Brasil Sub-17 e do Campeonato Brasileiro Sub-20.
No profissional, Endrick foi promovido depois de completar 16 anos, em julho, e teve destaque na reta final da campanha do título brasileiro - foram três gols em sete partidas. Mais jovem do Verdão a atuar e fazer um gol, ele foi negociado com o Real Madrid, da Espanha, em uma negociação que pode ser totalizada em cerca de 72 milhões de euros (R$ 405 milhões).
5 de 5 Endrick levanta taça de campeão brasileiro pelo Palmeiras — Foto: Ettore Chiereguini/AGIFEndrick levanta taça de campeão brasileiro pelo Palmeiras — Foto: Ettore Chiereguini/AGIF
A Tríplice Coroa palmeirense no sub-20 foi completada por Brasileirão e Copa do Brasil, além da Copa São Paulo. No sub-17, as conquistas foram na Copa do Brasil, no Paulistão e no Brasileirão.
Nas outras categorias, os palmeirenses venceram Libertadores Sub-14, Conmebol Magic Cup Sub-14, Paulistão Sub-17, Paulistão Sub-15 e Paulistão Sub-13.
🎧 💥️Ouça o podcast ge Palmeiras🎧
+ Leia mais notícias sobre o Palmeiras
O que você está lendo é [Retrospectiva 2022: ano de títulos e consolidação de ídolos no Palmeiras].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments