Documentário mostra em detalhes o último título de Pelé

Entre muitos documentários que contaram a história de Pelé nos gramados, um deles foi exibido em 2023 no Brasil, na 10ª edição do Cinefoot (Festival de Cinema de Futebol), mostrando imagens raras da última decisão de título disputada pelo Rei do Futebol.

"O último show de Pelé" ("L’ultimo spettacolo di Pelé"), dos diretores italianos Emanuela Audisio e Matteo Patrono, conta a trajetória do craque nos Estados Unidos. E a sua derradeira conquista nos gramados.

💥️Mais sobre a despedida de 💥️Pelé💥️:
💥️+ Confira a repercussão da morte do Rei💥
💥️+ O dia em que Pelé parou uma guerra💥
💥️+ Pelé fez antes: veja lances geniais do Rei repetidos por outros craques

Após se despedir do Santos, em 2 de outubro de 1974, o melhor jogador de futebol de todos os tempos rodou o mundo fazendo jogos festivos. Até receber o convite em 1975 de Steve Ross, presidente da Warner e um dos fundadores do Cosmos, para defender o time de Nova York na NASL (North American Soccer League).

O documentário conta desde o início a aventura de Pelé nos EUA. Com alguns exageros. Como dizer que o tricampeão mundial teve que obter uma autorização especial do governo brasileiro para deixar o país (em uma época em que viajava frequentemente).

O filme também conta que Henry Kissinger, secretário de Estado norte-americano, teria atuado pessoalmente para que essa "liberação" fosse concedida. E afirma que o eterno camisa 10 chegou aos Estados Unidos praticamente falido. É verdade que Pelé teve problemas com quem administrava seu dinheiro, mas sua situação financeira não chegava nem perto de uma falência.

💥️+ Mbappé, Messi e outros craques reverenciam Pelé

Pelé festeja o título da NASL pelo Cosmos em 1977 — Foto: Reprodução 1 de 2 Pelé festeja o título da NASL pelo Cosmos em 1977 — Foto: Reprodução

Pelé festeja o título da NASL pelo Cosmos em 1977 — Foto: Reprodução

O Rei chegou a Nova York valorizado, com um contrato de US$ 6 milhões por três temporadas. Mais do que recebiam os atletas mais bem pagos de esportes mais tradicionais dos EUA, como O.J. Simpson (futebol americano), Kareem Abdul-Jabbar (basquete) e Hank Aaron (beisebol).

Se não havia motivo para reclamar da parte financeira, o nível do futebol no país mais rico do planeta deixava a desejar. Jogos em grama sintética (algo incomum no futebol da época), com o "gramado" pintado de verde e com marcações aparentes para o futebol americano. E um jogo de qualidade técnica questionável, com companheiros de time e adversários que eram jogadores amadores até pouco tempo antes.

O filme revela também a vida de Pelé nos EUA fora dos campos. Companheiros do Cosmos lembram das idas do elenco à famosa discoteca Studio 54 para festejar as vitórias. E do contato com astros e estrelas do cinema e música, que se tornavam meros fãs ao lado do atleta mais famoso do mundo. Casos do cantor Mick Jagger e do ator Robert Redford.

Mas essas vitórias inicialmente não se transformaram em títulos. Nas duas primeiras temporadas, mesmo contando com o famoso camisa 10, o Cosmos não conseguiu nem chegar à decisão do campeonato.

O que só ocorreu no ano final de contrato do Rei do Futebol. E o filme conta em detalhes a conquista do último título do jogador mais vitorioso em Copas do Mundo. Com imagens raras de jogos e revelações de bastidores.

Pelé em ação pelo Cosmos — Foto: Masahide Tomikoshi / TOMIKOSHI PHOTOGRAPHY / Divulgação 2 de 2 Pelé em ação pelo Cosmos — Foto: Masahide Tomikoshi / TOMIKOSHI PHOTOGRAPHY / Divulgação

Pelé em ação pelo Cosmos — Foto: Masahide Tomikoshi / TOMIKOSHI PHOTOGRAPHY / Divulgação

Como o emocionado apelo do supercampeão, perto de completar 37 anos, aos companheiros no vestiário antes do duelo contra o Rochester Lancers, que valia vaga na decisão. O pedido era direto: que o ajudassem a poder disputar mais uma partida na carreira.

O último jogo oficial. Que foi realizado em 28 de agosto de 1977 no Civic Stadium, em Portland. Diante de 35 mil torcedores, Pelé não marcou, mas ajudou o Cosmos a derrotar o Seattle Sounders por 2 a 1 e conquistar o título nacional.

A última volta olímpica do Rei do Futebol. O seu último show.

O que você está lendo é [Documentário mostra em detalhes o último título de Pelé].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...