Retrospectiva 2022: Ceará encerra ano sem títulos e com rebaixamento para amargar

O Ceará viveu um ano difícil em 2022. Nas competições que disputou, o Vovô sofreu eliminações precoces, teve que enfrentar uma troca constante de técnicos na temporada e ainda acabou rebaixado para a Série B do Brasileiro.

💥️+ O que marcou da torcida do Ceará nas arquibancadas em 2022? Veja

O time começou o ano com 💥️Tiago Nunes no comando da equipe, que havia chegado em agosto de 2023. O treinador deixou o clube após eliminação para o CRB nas quartas de final da Copa do Nordeste em março. Além disso, Tiago Nunes amargou com o Ceará eliminação no Cearense, nas quartas de final, para o Iguatu. Foram 13 jogos em 2022 e oito vitórias.

Com a demissão, o Ceará voltou para o mercado e contratou 💥️Dorival Júnior. O técnico permaneceu no Alvinegro por 73 dias e saiu após receber uma proposta para assumir o Flamengo. Em 18 jogos disputados, somou 11 vitórias, empatou quatro jogos e perdeu apenas três partidas.

Na sequência, foi a vez de💥️ Marquinhos Santos assumir a equipe. Os resultados não foram positivos. O treinador comandou o Vovô em 17 partidas (seis vitórias, cinco empates e seis derrotas, com 45% de aproveitamento). Na metade do segundo turno, o Ceará viu a zona de rebaixamento se aproximar a cada rodada.

Lucho González, Ceará — Foto: Thiago Gadelha/SVM 1 de 2 Lucho González, Ceará — Foto: Thiago Gadelha/SVM

Lucho González, Ceará — Foto: Thiago Gadelha/SVM

💥️Lucho González foi o contratado para o restante da Série A, mas também não se firmou. Foram 10 partidas, uma vitória, cinco derrotas e quatro empates. Um aproveitamento de 23,3%. Juca Antonello assumiu como interino em duas oportunidades, mas deixou o time no fim da temporada.

Em 2023, o Ceará será comandado por Gustavo Morínigo, anunciado em novembro.

O Vovô teve em 2022: Cearense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Série A do Campeonato Brasileiro. 💥️Relembre:

O Ceará disputou nove partidas na Copa do Nordeste, com cinco vitórias e quatro empates. Na primeira fase, o Ceará estava no Grupo B e avançou de fase sem nenhuma derrota. Nas quartas de final, o Vovô empatou no tempo normal com o CRB e foi eliminado na disputa de pênaltis por 4 a 3.

No Cearense, o Ceará venceu o Iguatu no primeiro duelo por 2 a 1, pelas quartas de final, mas foi surpreendido com uma derrota por 1 a 0 no tempo regular no Morenão. Na disputa de pênaltis, o Vovô perdeu novamente por 4 a 3 e deixou a competição estadual.

Na Copa do Brasil, o Ceará somou seis jogos, com cinco vitórias e uma derrota. A eliminação veio justo para o rival Fortaleza nas oitavas de final após uma derrota no primeiro jogo por 2 a 0. O placar do duelo de volta foi 1 a 0 para o Vovô, com gol de Vina, mas não foi suficiente para evitar a eliminação. No meio do caminho venceu o São Raimundo-RR, Tuna Luso, Tombense e Fortaleza.

Na Sul-Americana, o torcedor alvinegro teve surpresas positivas. O Vovô foi líder do Grupo G com 18 pontos, onde disputou com Independiente, General Caballero e La Guaira. O time somou seis vitórias em seis jogos, marcou 17 gols e sofreu apenas um. Nas oitavas, o time bateu o The Strongest no Hernando Siles por 2 a 1 e fez 3 a 0 na Arena Castelão.

Nas quartas de final, o São Paulo venceu o Ceará por 4 a 3 na disputa por pênaltis depois de perder por 2 a 1 no tempo normal – no jogo de ida, no Morumbi, os paulistas venceram por 1 a 0. No Castelão, o Vozão saiu na frente com Mendoza. A equipe de Ceni empatou com Igor Vinicius, mas vacilou e levou o segundo, de Castilho. Nas penalidades, uma virada deu a vaga ao Tricolor na semifinal.

Ceará x São Paulo, Copa Sul-Americana — Foto: Kid Júnior / SVM 2 de 2 Ceará x São Paulo, Copa Sul-Americana — Foto: Kid Júnior / SVM

Ceará x São Paulo, Copa Sul-Americana — Foto: Kid Júnior / SVM

O Ceará começou a Série A com o pé direito. Na primeira rodada venceu o Palmeiras por 3 a 2. Mesmo com alguns resultados negativos, conquistou pontos importantes como no empate com o Flamengo, a vitória em cima do rival Fortaleza. O time terminou o primeiro turno com 24 pontos conquistados, com cinco vitórias, nove empates e cinco derrotas.

No returno, o time caiu de produção e viu a zona de rebaixamento chegando cada vez mais perto rodada a rodada. Na segunda metade do Brasileirão, o time somou apenas 13 pontos, com duas vitórias, sete empates e 10 derrotas. Apenas 23% de aproveitamento.

Na reta final, o time não mostrou reação em campo, acumulou cinco derrotas e voltou a vencer apenas na última rodada, no duelo contra o Juventude. O time acabou rebaixado com 37 pontos e em 17º. O primeiro fora da zona de rebaixamento era Cuiabá, com 41 pontos.

O que você está lendo é [Retrospectiva 2022: Ceará encerra ano sem títulos e com rebaixamento para amargar].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...