Rei também nos livros: Pelé recheia páginas de Nelson Rodrigues, Benedito Ruy Barbosa e outros

Para contar a história do futebol brasileiro, é preciso passar por Pelé. Para falar de literatura sobre o futebol brasileiro, é preciso falar sobre Pelé. O ex-atacante não era Rei apenas nos gramados. Era Rei dos livros. Páginas escritas pelos maiores cronistas esportivos brasileiros estavam recheadas de menções e causos sobre Pelé.

Se muitos não tiveram a sorte de ver o Rei jogar, Nelson Rodrigues, Armando Nogueira e Benedito Ruy Barbosa tiveram. E não apenas o viram em campo. Retrataram suas jogadas como poesia, contaram a sua história como romance. Ajudaram, portanto, a explicar aos mais jovens o que significou Edson Arantes do Nascimento.

Mário Filho, irmão de Nelson, em seu clássico "O Negro no Futebol Brasileiro", dedica suas últimas páginas para falar da importância de Pelé, não pelo seu futebol, mas pelo seu social. Um negro que se torna ídolo em meio a um país tomado pelo racismo.

💥️Mais sobre 💥️Pelé💥️:
+ Vila Belmiro se prepara para o velório do Rei
+ Santos desiste de aposentar a camisa 10

Pelé, o maior jogador da história — Foto: Domicio Pinheiro / Ag. Estado 1 de 4 Pelé, o maior jogador da história — Foto: Domicio Pinheiro / Ag. Estado

Pelé, o maior jogador da história — Foto: Domicio Pinheiro / Ag. Estado

Em 1961, o escritor Benedito Ruy Barbosa lançou "Eu sou Pelé", a primeira obra sobre o então garoto prodígio do futebol mundial. Autor de sucessos históricos da teledramaturgia brasileira, como “Pantanal”, “Renascer”, “O Rei do Gado”, entre muitas outras, Benedito foi repórter esportivo e acompanhou os primeiros anos da carreira de Pelé pelo jornal “Última Hora” e pela revista “Manchete” até começar a escrever novelas em 1964.

– O dono da livraria Francisco Alves me chamou para conversar. Cheguei lá, “olha, Ruy, precisamos escrever um livro sobre jogador de futebol. Já tivemos Leônidas, Jair da Rosa Pinto... mas queremos um livro sobre Pelé.” Eu falei: “Pelé está jogando agora, é um garoto”. “Mas já é campeão do mundo, na Europa chamam rei Pelé. Nós temos que fazer”. Eu falei “a gente tem que esperar, eu não vou escrever” – lembrou Benedito, que vai completar 90 anos, em entrevista ao 💥️ge nos 80 anos do Rei.

💥️+ Primeiro livro sobre Pelé, de 1961, apresentava um rei que xingava, sofria e tinha medo de vaias

Benedito Ruy Barbosa, Pelé e a fila para lançamento do livro no início dos anos 1960 — Foto: Reprodução Blog Milton Neves 2 de 4 Benedito Ruy Barbosa, Pelé e a fila para lançamento do livro no início dos anos 1960 — Foto: Reprodução Blog Milton Neves

Benedito Ruy Barbosa, Pelé e a fila para lançamento do livro no início dos anos 1960 — Foto: Reprodução Blog Milton Neves

No cenário sul-americano, o uruguaio Eduardo Galeano também registra suas impressões sobre o Rei. Os elogios, tais quais os de seus companheiros, são fartos. Imortal, tesouro nacional, de exportação proibida. Ao fim, o consenso entre todos: sorte daquele que pode vê-lo jogar.

No dia da sua morte, o que fica é a lembrança de quem foi o melhor. O imortal imortalizado nas páginas dos livros. Como Nelson Rodrigues escreveu, em crônica de 1959 e que consta no livro "A Pátria de Chuteiras", Pelé é inesquecível e "ninguém pode enxotá-lo da nossa memória".

— Mas eu vos digo: “esquecer” não é bem o termo. Ou por outra: o brasileiro pode “esquecer” da boca para fora. Mas na verdade um Pelé é inesquecível. Insisto: apesar de toda a nossa ingratidão, Pelé é imortal. E por isso, porque ninguém pode enxotá-lo da nossa memória, eu o promovo a meu personagem do ano — escreveu.

💥️Abaixo, fragmentos de livros e de crônicas famosas escritas pelos dois jornalistas. A alma de 💥️Pelé💥️ descrita pelos punhos de quem foi igualmente brilhante.

 — Foto: Reprodução 3 de 4 — Foto: Reprodução

— Foto: Reprodução

 — Foto: Reprodução 4 de 4 — Foto: Reprodução

— Foto: Reprodução

O que você está lendo é [Rei também nos livros: Pelé recheia páginas de Nelson Rodrigues, Benedito Ruy Barbosa e outros].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...