Após passagem pelos profissionais, Orlando Ribeiro retorna ao sub-20 e comanda Santos na Copa São Paulo

O técnico Orlando Ribeiro está de volta ao comando do time sub-20 do Santos. Após trabalhar de forma interina no time profissional durante a reta final da temporada passada, o comandante retornou para as categorias de base e estará à frente do Peixe na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Da experiência da equipe principal, o comandante disse que leva ao sub-20 a confirmação de que é preciso estar sempre preparado para quando surgirem as oportunidades e que é preciso trabalhar cada vez mais.

– O que nós já pedíamos a eles (jogadores), o que já colocávamos como meta para os atletas da base é que você tem que estar sempre pronto para a oportunidade. Sempre preparado. Usar o seu individual, o seu treinamento no dia a dia, os treinos que são ofertados. Fazer o máximo porque você não sabe em qual momento irá aparecer a oportunidade. Se você já tem uma oportunidade, se você está inserido dentro de uma equipe como se fosse titular, você tem que se preparar mais ainda. O futebol exige que você esteja sempre preparado em todos os momentos.

O Santos estreia na Copinha nesta quarta-feira, contra o São Raimundo (RR), às 15h, no estádio Bruno José Daniel, em Santo André. O Peixe está no grupo 26 do torneio, que tem ainda os donos da casa e o Falcon (SE). Para Orlando Ribeiro, a principal dificuldade nestes três primeiros confrontos será a questão emocional.

– Na primeira fase sempre a maior dificuldade é o emocional. O primeiro jogo na grande parte é emocional. É uma estreia. Alguns atletas não participaram de outras Copas São Paulo. Provavelmente teremos que tomar um certo cuidado com essa parte emocional nos primeiros dois jogos. A partir do terceiro, eu acredito que eles vão estar bem habituados ao que a competição existe, a característica dela. Essa parte deixa de ser um pouquinho fundamental lá no final das contas.

💥️Leia mais sobre o 💥️Santos💥️:
💥️+ Carlos Sánchez se aproxima de acerto com o Peñarol
💥️+ Santos inicia retiro para a temporada

Orlando Ribeiro durante treino do time sub-20 do Santos — Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC 1 de 1 Orlando Ribeiro durante treino do time sub-20 do Santos — Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

Orlando Ribeiro durante treino do time sub-20 do Santos — Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

Um outro fator que complica a missão do Peixe é o fato de alguns adversários serem pouco conhecidos. Até por isso, a estreia contra o São Raimundo tende a ser uma partida com maiores problemas para a equipe.

– Na última semana entramos na parte tática e estratégica, dando uma atenção maior ao São Raimundo. Vamos ter dificuldades para conhecer a equipe, como eles jogam, qual o sistema que vão utilizar. Esse primeiro jogo vamos ter uma dificuldade. A partir do segundo já vamos ter visto o jogo entre Falcon e Santo André. Vamos ter um pouco mais de análise para podermos tirar conclusões e tentar estratégias.

O Santos é o atual campeão paulista sub-20. Para Orlando, a conquista foi importante para a valorização da base do Peixe e, também, para dar maior confiança aos jogadores que integraram o elenco tanto do estadual quanto da Copa São Paulo.

Apesar de ter um time-base para o início do torneio, Orlando Ribeiro destacou que dificilmente uma equipe consegue chegar 100% pronta para a Copinha e que mudanças devem ocorrer ao longo da competição.

– Dificilmente vamos ter um elenco totalmente pronto. No futebol é difícil você atingir isso. A Copa São Paulo, geralmente, você começa com uma equipe e na hora que você percebe lá do dia 25, tendo a felicidade e a capacidade de chegar na final, a equipe é totalmente diferente da primeira partida. Vamos ter sempre alguma coisa para ajustar. O momento, também, conta muito. Às vezes um garoto pode ir bem no Campeonato Paulista, nos amistosos, mas durante a Copa São Paulo não ter uma boa performance. É por isso que, às vezes, você começa como uma equipe e termina com outra.

O técnico do Santos tenta passar aos seus comandados um pouco da experiência que possui dentro da Copa São Paulo. Dirigindo o São Paulo, Orlando foi campeão em 2023 e parou nas quartas de final em 2023.

No total, são 16 jogos, com 10 vitórias, cinco empates e somente uma derrota. Para ele, a experiência anterior agrega ensinamentos como, por exemplo, sempre estar próximo do elenco e buscar o maior número de informações possíveis sobre os adversários.

– Em 2023 tive a felicidade de ser campeão. Naquela situação situação que se encontrava, com o São Paulo há 10 anos sem ser campeão, buscamos estar sempre com os atletas. Durante as partidas, participar na beira do campo a todo momento. Nas concentrações, procurei jogo a jogo qual o próximo passo a ser dado com análises, com algumas orientações de quem assistia os jogos dos próximos adversários. Foi todo um processo. Alguns atletas tinham experiência no profissional e vieram para auxiliar na conquista do título.

Em sua terceira Copinha, Orlando Ribeiro destaca que é importante evitar o erro, já que a competição, apesar de ter muitas equipes, é realizada em um espaço de tempo muito curto.

– O que posso dizer é que é uma competição de muitas equipes e de tempo curto. Você tem que errar muito pouco. A porcentagem de erro tem que ser muito baixa e o foco tem que ser total. Em todos os sentidos. Todas as pessoas envolvidas no torneio tem que estar com foco na Copa São Paulo. Assim nós conseguiremos ter sucesso.

+ Clique aqui e saiba tudo sobre o Santos

🎧 💥️Ouça o podcast ge Santos🎧

O que você está lendo é [Após passagem pelos profissionais, Orlando Ribeiro retorna ao sub-20 e comanda Santos na Copa São Paulo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...