Goulart ocupa vaga de estrangeiro no Bahia, mas está otimista em voltar a ser cidadão brasileiro
Um dos poucos remanescentes do Bahia de 2022, Ricardo Goulart está de contrato renovado com o clube até o final deste ano e conta com gatilhos para a prorrogação por mais uma temporada. Mas o meia-atacante de 31 anos tenta resolver uma pendência para focar apenas no campo nas quatro competições que o Tricolor terá pela frente. Cidadão chinês desde o final de 2023, Goulart tenta reverter a situação para não ser mais um estrangeiro no elenco do Bahia. Nas competições da CBF, o clube só pode relacionar cinco atletas de outros países para a disputa de uma partida.
+ Contratações do Bahia para 2023: veja quem chega, quem fica e quem vai embora
+ Veja mais notícias sobre o Bahia
1 de 2 Ricardo Goulart em entrevista coletiva no Bahia — Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia / Divulgação
Ricardo Goulart em entrevista coletiva no Bahia — Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia / Divulgação
Goulart defendeu o Guangzhou FC, da China, entre 2015 e 2018 e entre 2023 e 2023, além do Hebei FC, do mesmo país, em 2023. No primeiro clube, o meia-atacante marcou 111 gols em 171 jogos. No segundo, colocou quatro bolas nas redes em 18 partidas.
Com tanto tempo de futebol chinês, o atacante começou a pensar na possibilidade de se naturalizar por causa da Copa do Mundo de 2022. A Fifa exige que o jogador more há, pelo menos, cinco anos no país da seleção que pretende atuar. Em 2023, Goulart completou esse período.
Para se tornar cidadão chinês, o atleta do Bahia precisou renunciar à cidadania brasileira, porque a lei que trata do assunto no país asiático não permite que qualquer chinês tenha dupla nacionalidade. O caminho inverso é possível, desde que seja aceito pelo governo da China.
Se Goulart não reverter a situação e voltar a ser cidadão brasileiro, vai ocupar a vaga de um estrangeiro nas partidas do Bahia, e apenas cinco por jogo são permitidos, de acordo com o artigo 42 do Regulamento Geral de Competições da CBF:
Como o Tricolor já oficializou a contratação de Nicolás Acevedo e deve se reforçar com outros gringos, é importante que Goulart volte a ser cidadão brasileiro para que o técnico Renato Paiva não precise cortar atletas de uma partida se o Bahia tiver com mais de cinco gringos no elenco.
+ Naturalização de jogadores na China: renúncia à nacionalidade brasileira e novo "batismo"
+ Ricardo Goulart se naturaliza chinês, sonha com Copa e fala sobre passagem pelo Palmeiras
Ricardo Goulart em treino do Bahia na Cidade Tricolor — Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia
Em 2022, Ricardo Goulart participou de 16 partidas e marcou dois gols pelo Bahia. Este ano, ele estreia com o Tricolor contra o Juazeirense, no dia onze de janeiro, às 19h15 (de Brasília), pela primeira rodada do Campeonato Baiano.
O que você está lendo é [Goulart ocupa vaga de estrangeiro no Bahia, mas está otimista em voltar a ser cidadão brasileiro].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments