Intensidade em campo, simpatia nos bastidores: as primeiras impressões de Pedro Caixinha no Bragantino

O treino do Red Bull Bragantino estava prestes a começar no centro de treinamento HWT Sports, em Bragança Paulista, na última quarta-feira, 4. Junto com os jogadores, surge o técnico Pedro Caixinha no gramado. Ele se aproxima da arquibancada apenas para acenar para a reportagem ali posicionada. Depois do treino, em novo encontro com os repórteres que acompanharam a atividade, tratou de vir estender a mão para cumprimentar cada um.

Técnico Pedro Caixinha em treino do Bragantino — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino 1 de 5 Técnico Pedro Caixinha em treino do Bragantino — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Técnico Pedro Caixinha em treino do Bragantino — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Essa simpatia é uma das primeiras impressões que o treinador tem passado para quem está no dia a dia do clube. Contratado em dezembro para substituir Maurício Barbieri, o português Pedro Caixinha começou a trabalhar efetivamente com o time na última segunda-feira, 2, quando começaram os treinos presenciais da equipe.

Nesses primeiros treinos, outra característica também se sobressaiu: a intensidade. Pedro Caixinha tem mostrado neste início de trabalho que gosta de realizar atividades intensas, em que os atletas são cobrados a todo instante.

Pedro Caixinha em treino do Bragantino — Foto: Danilo Sardinha/ge 2 de 5 Pedro Caixinha em treino do Bragantino — Foto: Danilo Sardinha/ge

Pedro Caixinha em treino do Bragantino — Foto: Danilo Sardinha/ge

Na atividade acompanhada pelo ge.globo na última quarta-feira, 4, o treinador e o auxiliar Pedro Malta pediam com frequência intensidade aos jogadores durante o treino. O trabalho aberto à imprensa foi um treino de campo reduzido, em que os jogadores constantemente pressionavam para roubar a bola e tinham que ser rápidos para definir a jogada. Houve outros trabalhos também que englobavam alguns movimentos técnicos e eram executados de forma intensa.

O lateral-esquerdo Juninho Capixaba, contratado em dezembro pelo Bragantino, também citou a intensidade do treinador quando questionado sobre as primeiras impressões de Pedro Caixinha.

– Foi sensacional (o primeiro contato). Adoro o futebol intenso. O futebol europeu acredito que é o mais intenso hoje. Então, me sinto muito feliz de estar fazendo parte desta equipe, com um treinador intenso. É a forma que gosto de trabalhar. Nos demos muito bem neste primeiro momento e acredito que, ao longo da temporada, vamos melhorar ainda mais essa relação – destacou.

Pedro Caixinha observa jogadores durante o treino — Foto: Danilo Sardinha/ge 3 de 5 Pedro Caixinha observa jogadores durante o treino — Foto: Danilo Sardinha/ge

Pedro Caixinha observa jogadores durante o treino — Foto: Danilo Sardinha/ge

O treino total aberto à imprensa, aliás, foi outra novidade neste início de trabalho de Pedro Caixinha. Os últimos treinadores do Massa Bruta costumavam deixar os jornalistas acompanharem apenas o aquecimento, início de trabalho, e depois fechavam o treino. Agora, nem todos os treinos do time deverão ser abertos totalmente à imprensa. É provável que muitos tenham um limite de tempo para que possam ser acompanhados. Porém, essa abertura total neste início de trabalho, deu a impressão que Caixinha pode vir a ser maleável nesse sentido.

Esta é a primeira vez que Pedro Caixinha trabalha no Brasil. O último trabalho do treinador foi na Argentina, à frente do Talleres, no ano passado. O comandante já teve passagens clubes da Escócia, México, Catar, Arábia Saudita, Grécia (como auxiliar técnico), Romênia (auxiliar técnico), além de Portugal.

Pedro Caixinha, novo treinador do Bragantino — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino 4 de 5 Pedro Caixinha, novo treinador do Bragantino — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Pedro Caixinha, novo treinador do Bragantino — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Por ser português, a comunicação fica mais fácil no Bragantino. Pessoas que trabalham no clube elogiaram, além da intensidade cobrada por ele nos treinamentos, a forma como ele tem tratado a todos neste começo de trabalho no Massa Bruta.

Em entrevista ao ge.globo em dezembro, o diretor executivo do Bragantino, Thiago Scuro, disse que a fácil comunicação por causa da língua foi um dos fatores que foram levados em conta na hora de contratar o treinador. Além disso, afirmou que a filosofia de Pedro Caixinha é compatível com os times da Red Bull, que devem prezar pelo futebol intenso e apostar na juventude.

Pedro Caixinha nas arquibancadas do estádio Nabi Abi Chedid — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino 5 de 5 Pedro Caixinha nas arquibancadas do estádio Nabi Abi Chedid — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Pedro Caixinha nas arquibancadas do estádio Nabi Abi Chedid — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Pedro Caixinha dará a primeira coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 6, no estádio Nabi Abi Chedid. Em entrevista à assessoria do Bragantino, assim que foi contratado, o treinador destacou o estilo de jogo que gosta.

– Um estilo de jogo agressivo e atrativo. Uma equipe que sempre vai buscar atacar. Tem a bola? Ataca a área adversária. Não tem a bola? Ataca também. Um time que sabe atacar a bola, que sabe atacar o jogo. Sabemos que a equipe já tem essa filosofia. É basicamente isso que queremos reforçar e continuar a trabalhar para que possamos crescer ainda mais como elenco – disse.

A estreia do comandante à frente do Bragantino é no próximo dia 15, contra o Corinthians, às 16h, no Nabi Abi Chedid, pela primeira rodada do Paulistão.

+ Clique aqui e saiba tudo sobre o Bragantino

🎧 Ouça o podcast ge Bragantino🎧

O que você está lendo é [Intensidade em campo, simpatia nos bastidores: as primeiras impressões de Pedro Caixinha no Bragantino].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...