Há 8 anos, Gabriel Jesus marcava na Copinha e dava início a período de revelações no Palmeiras

A Copinha 2023 já começou para o Palmeiras, que venceu o Juazeirense por 2 a 0 em sua estreia. E a nova edição do maior torneio de base do país traz mais expectativas para o clube e seu torcedor que, desde 2015, vê jogadores de valor sendo revelados para o elenco profissional.

É possível dizer que o principal momento de revelações na base do Palmeiras começou em 2015, com o primeiro grande expoente das Crias da Academia: Gabriel Jesus. Há exatos oito anos, o hoje atacante do Arsenal, da Inglaterra, marcava o seu primeiro gol na Copinha.

De lá para cá, foram seis edições da competição até o Palmeiras conseguir o título inédito em 2022. Mas, ao mesmo tempo, o torcedor começou a ver jogadores da base sendo mais aproveitados no time principal ou gerando dinheiro para o clube com vendas.

O 💥️ge então relembra cada Copinha desde o gol de Gabriel Jesus e os principais nomes revelados no Verdão.

💥️2015 - Semifinal

💥️Gabriel Jesus já era um velho conhecido da torcida palmeirense, que acompanhava as atuações e os gols do garoto na base com expectativa. E ele correspondeu. Marcou cinco gols e foi eleito o melhor jogador da competição pela Federação Paulista de Futebol. No mesmo ano, o atacante seria campeão da Copa do Brasil pelo profissional. Além dele, aquele elenco do Palmeiras contava com o zagueiro 💥️Thiago Martins, vendido ao futebol japonês mais para frente.

Gabriel Jesus Treino Palmeiras da Copinha — Foto: Diogo Venturelli 1 de 7 Gabriel Jesus Treino Palmeiras da Copinha — Foto: Diogo Venturelli

Gabriel Jesus Treino Palmeiras da Copinha — Foto: Diogo Venturelli

💥️2016 – Quarta fase

A boa campanha de 2015 não foi repetida no ano seguinte, mas o Palmeiras viu mais um atacante jovem despontar como promessa. 💥️Artur, hoje no Bragantino, se apresentou nesta edição. 💥️Daniel Fuzato, goleiro que atua no futebol italiano atualmente, também foi destaque.

Daniel Fuzato, goleiro do Palmeiras na Copinha de 2016 — Foto: Reprodução 2 de 7 Daniel Fuzato, goleiro do Palmeiras na Copinha de 2016 — Foto: Reprodução

Daniel Fuzato, goleiro do Palmeiras na Copinha de 2016 — Foto: Reprodução

💥️2017 – Segunda fase

Eliminado para o Sport na segunda fase da competição, o Palmeiras tinha nomes como o zagueiro 💥️Vitão, hoje no Inter, 💥️Alanzinho, meio-campo que era uma promessa, e 💥️Papagaio, atacante também desejado no profissional. Os três não tiveram destaque no profissional, mas renderam futuras vendas ao clube. O zagueiro Vitão, por exemplo, foi vendido ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, em 2023.

Vitão, zagueiro revelado na base do Palmeiras — Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras 3 de 7 Vitão, zagueiro revelado na base do Palmeiras — Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras

Vitão, zagueiro revelado na base do Palmeiras — Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras

💥️2018 – Quartas de final

Nessa edição já era possível ver um nome que há pouco tempo estava sendo campeão pelo Palmeiras: 💥️Wesley. O atacante, vendido ao Cruzeiro nesta temporada, disputava a competição ao lado de 💥️Fernando, hoje no Shakhtar Donetsk,💥️ Luan Cândido, no Bragantino, e 💥️Patrick de Paula, no Botafogo.

Fernando Palmeiras Copinha — Foto: Fabio Menotti/Palmeiras 4 de 7 Fernando Palmeiras Copinha — Foto: Fabio Menotti/Palmeiras

Fernando Palmeiras Copinha — Foto: Fabio Menotti/Palmeiras

💥️2019 – Oitavas de final

Citado acima, Patrick de Paula teve um maior destaque na Copinha de 2023. Ao lado dele, outro jovem que também já foi vendido pelo Palmeiras se apresentou: 💥️Gabriel Veron. Depois disso, amos subiram ao profissional e, depois, foram vendidos ao Botafogo e Porto, respectivamente. 💥️Esteves, lateral esquerdo, também começou a buscar seu espaço nesta edição.

Palmeiras Galvez Copinha — Foto: Agência Estado 5 de 7 Palmeiras Galvez Copinha — Foto: Agência Estado

Palmeiras Galvez Copinha — Foto: Agência Estado

💥️2020 – Terceira fase

Gabriel Veron já era uma realidade na base do Palmeiras na edição de 2023. Com isso, os olhares dos torcedores se voltaram para outras posições do campo. No meio, 💥️Danilo e💥️ Gabriel Menino, hoje multicampeões pelo profissional, tiveram boas participações. Na defesa, 💥️Vanderlan também mostrou que tinha potencial para ser aproveitado no time de cima.

Danilo volante Palmeiras — Foto: Fabio Menotti/Ag Palmeiras/Divulgação 6 de 7 Danilo volante Palmeiras — Foto: Fabio Menotti/Ag Palmeiras/Divulgação

Danilo volante Palmeiras — Foto: Fabio Menotti/Ag Palmeiras/Divulgação

💥️2022 – Campeão

A última edição dispensa comentários. Foi a Copinha de apresentação de 💥️Endrick ao futebol mundial. O garoto não demorou e já foi negociado com o Real Madrid, indo para o time espanhol quando completar a maioridade. Além dele, o atacante 💥️Giovani, o meio-campista 💥️Fabinho e o lateral 💥️Garcia também ganharam destaque.

Endrick, do Palmeiras, com a taça da Copinha 2022 — Foto: Marcos Ribolli 7 de 7 Endrick, do Palmeiras, com a taça da Copinha 2022 — Foto: Marcos Ribolli

Endrick, do Palmeiras, com a taça da Copinha 2022 — Foto: Marcos Ribolli

O que você está lendo é [Há 8 anos, Gabriel Jesus marcava na Copinha e dava início a período de revelações no Palmeiras].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...