Uruguai em fervura, o perigo do Leão, despedidas e chegadas

Depois de uma necessária pausa, por conta de uma Copa do Mundo que acabou sendo também um fim de ano, este giro retorna com tudo logo na primeira semana deste 2023.

A promessa é seguir com as orelhas em pé para trazer todas aquelas histórias que só acontecem mesmo por aqui, nesta Macondo que é o nosso querido futebol sul-americano com suas todas esquinas, todos os seus encontros e personagens particulares.

Então, sigamos .

💥️Negócios polêmicos

Um brasileiro flambado em querosene, correndo atado a um fósforo consumido já pela metade dentro de um paiol. Parece exagero, mas ainda é pouco. O zagueiro Leo Coelho, com trajetória estabelecida no Uruguai, decidiu trocar o Nacional - clube com o qual foi campeão e peça chave na temporada passada - pelo Peñarol. Simples assim.

Leo foi um dos destaques do time de Pablo Repetto (que já foi embora), companheiro de Luisito Suárez. Como costuma acontecer com aqueles que conquistam títulos e vencem clássicos, a torcida do Nacional tomou um perigoso carinho pelo Coelho. Pressionados pela gritaria da arquibancada, os dirigentes do clube abriram conversas para uma renovar o contrato e, segundo os cartolas, inclusive aceitaram o pedido do jogador.

Mas ele não apareceu para assinar. Ou apareceu, na verdade, mas no Peñarol (que, obviamente, fez joça do rival). Traídos, os torcedores do assistiam às participações do brasileiro em programas partidários jurando amor eterno ao, nas palavras dele próprio, "maior time do Uruguai".

Até um ex-capitão do , também estrangeiro, o argentino Gonzalo Bergessio, ou LAVANDINA (isso mesmo, ÁGUA SANITÁRIA) Bergessio, apareceu do outro lado do Prata - atualmente joga no Platense - para reprovar a decisão do zagueiro brazuca:

Adiantou foi nada. Leo decidiu que vai mesmo jogar no esta temporada, mas precisou reforçar a segurança particular por conta das ameaças que tem recebido por essas coisas de desamor. O jogador também nega as declarações dos dirigentes do Nacional que, segundo ele, não teriam exercido a tempo a opção de compra junto ao Atlético San Luís, do México.

Ainda na versão do bom zagueiro brasileiro, de 29 anos, o Nacional ofereceu dois anos de contrato e nenhuma melhora salarial (vale destacar que Leo Coelho foi eleito o melhor defensor do campeonato uruguaio e tinha, inclusive, propostas do Brasil). Como seu vínculo encerrava em junho de 2023, o Peñarol viu a oportunidade e ofertou três anos de acordo com um incremento salarial. Leo, apesar de ciente do problema que uma transferência dessas representa, decidiu aceitar o desafio esportivo.

Só que não acaba aqui. Porque antes mesmo de tirar o Coelho da cartola, o Peñarol já havia cravado outro punhal nos coraçõezinhos . Ainda que não tenha sido como no caso do carioca, que trocou um imediatamente pelo outro, eles foram atrás do meio-campo EL MAGO Seba Rodríguez que estava no Emelec, mas com importante passado no Nacional.

Pois é, mas depois deste vídeo de apresentação o Peñarol sofreu denúncias de plágio. Tudo porque, semanas antes, o América-MEX apresentou Israel Reyes dessa forma:

Copia, mas não faz igual.

💥️Alguém novo depois de 536 dias

Depois de duas janelas de transferência sem poder incorporar nenhum jogador por conta de uma punição imposta pela Fifa, o Olimpia, enfim, foi liberado a fechar acordo com um reforço. Lembrando que o paraguaio foi castigado por não ter cumprido com o acordado no pagamento por Derlis González ao Dinamo de Kiev, em 2023.

Mas nem dá pra reclamar. Porque mesmo sem poder contratar e se virando com o que tinha no elenco ou categorias de base, o Olimpia conquistou o campeonato em 2022. O que explica é essa onda Stranger Things no perfil oficial do clube: "nada estranho".

💥️Atenção, Laion

Aproveitando o gancho do assunto anterior, é bom a torcida/diretoria do Fortaleza fazer tudo direitinho, ficar bem calçada para fechar negócio com o excelente Juan Martín Lucero, goleador argentino que se destacou no Colo Colo campeão chileno na última temporada.

EL GATO acertou recentemente sua renovação com o até 2025. Porém dias depois, anunciou que tem o desejo de seguir no clube e gostaria de partir para as praias da costa atlântica.

Talvez ele não tenha mencionado precisamente as praias, mas, sim, que deseja jogar no Fortaleza. O Colo Colo assegura que no contrato não existe nenhuma cláusula que permita a saída do jogador em 2023 e que se isso acontecer, vão levar o caso à Fifa.

Se analisarmos casos parecidos que acontecerão antes, a máxima entidade do futebol foi bem rígida tanto com o atleta, quanto com o clube que o "assedia". Foi assim, por exemplo, com o Ariel Ortega, em 2003, que decidiu ir embora do Fenerbahce por conta própria, rompeu unilateralmente, e ficou um ano sem poder jogar.

Se chegar, é um TREMENDO reforço, ótimo nome. O que mostra quão bem o Fortaleza vasculha o mercado sul-americano - como quando foi buscar Silvio Romero no Independiente e este blog vaticinou como "a melhor contratação de estrangeiro no futebol brasileiro daquele ano''.

Mas se vier, que venha pelas .

💥️Vitamina no Chile

Grande amigo de Eduardo Coudet, o argentino Pablo VITAMINA Sánchez é o novo treinador do Palestino. E é apenas isso. Queria um motivo para citá-lo, já que tem um dos melhores apelidos do futebol sudaca.

Vitamina chega para o lugar do também argentino Gustavo Costas, que agora assumirá de vez e exclusivamente a seleção boliviana.

Ou seja, tudo era só uma desculpa para citá-lo neste primeiro resumo de 2023. A origem da alcunha, segundo quem a carrega, surgiu ainda nas categorias de base do Rosario Central. Como era muito magro quando garoto, pesava uns 60 quilos, o clube preparou uma dieta especial que o fez engordar (talvez até um pouco além). Para o peso extra, um ex-companheiro costumava dizer que aquilo não era gordura acumulada, não. Era vitamina!

E como de Palestino se trata, é sempre muito interessante passear pela história do time fundado por árabes palestinos refugiados no Chile. Nas datas festivas passadas, quando todos celebramos o nascimento "do palestino mais famoso", o clube, como faz durante o ano todo, mantém firme sua postura de jogar luz à violência que acontece naquela parte do mundo.

💥️Despedida de Ómar Pérez

Foi uma noite de festa, mas estranha. O meia Ómar Pérez, argentino que escreveu história no Independiente Santa Fe e um dos grandes jogadores esquecidos de nosso tempo, organizou praticamente sozinho a sua despedida do futebol.

Na verdade, ele já havia deixado a atividade profissional há três anos. Voltou em meados de dezembro apenas para fazer da forma correta, como merecem os ídolos. Então, no estádio El Campín, em Bogotá, reuniu grandes figuras do e se aposentou com chance de uma última apresentação diante de uma torcida apaixonada por seu ídolo.

Mas ficou estranho a distância que o clube, institucionalmente e de maneira oficial, tomou da partida festiva. Não houve divulgação do jogo nem do motivo nos perfis oficiais do Independiente Santa Fe e nem mesmo após o evento.

Aliás, sequer o escudo estava presente nos uniformes preparados para a ocasião (ainda que lembrassem, claro, a camiseta do grande colombiano). O talento de Ómar Pérez foi o ponto de desequilíbrio na principal conquista do Santa Fe: a Copa Sul-Americana de 2015.

Vale lembrar a trágica maneira que o Independiente Santa Fe conduziu a troca de seu mascote.

Por isso pegou tão mal para o clube. Ou para seus dirigentes, na real. Porque a torcida, que é quem realmente importa, esteve lá.

💥️E o retorno de Lisandro Martínez

E só uma torcida que reconhece a importância de seu jogador é capaz de abrir bandeira argentina em solo inglês. Aconteceu na volta do zagueiro Lisandro Martínez, agora como campeão mundial, ao Manchester United.

El Carnicero, simpaticíssimo apelido que ganhou dos ingleses por sua desenvoltura em campo, ficou surpreso ao ver a imagem do pavilhão argentino atravessado por um enorme CUTELO.

Dessas coisas geniais que apenas os dirigentes não compreendem, a bandeira passou da fama à censura. Ela está proibida de voltar a Old Trafford.

Mais em @leo_lepri

O que você está lendo é [Uruguai em fervura, o perigo do Leão, despedidas e chegadas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...