Pedro Caixinha se diz satisfeito com elenco, mas aguarda reforços; técnico promete Bragantino intenso em campo
O técnico Pedro Caixinha começou a trabalhar no Red Bull Bragantino na última segunda-feira, 2. Nesta primeira semana de trabalho, tem conhecido mais os jogadores que terá à disposição para a temporada 2023.
1 de 6 Técnico Pedro Caixinha, do Bragantino, durante coletiva de imprensa — Foto: Danilo Sardinha/geTécnico Pedro Caixinha, do Bragantino, durante coletiva de imprensa — Foto: Danilo Sardinha/ge
O comandante português afirmou nesta sexta-feira, 6, que está satisfeito com o elenco que tem em mãos. Porém, durante a coletiva de imprensa, falou mais de uma vez que o grupo ainda não está fechado e disse que Thiago Scuro, diretor executivo do clube, está trabalhando nesse sentido. Aos ser questionado se há algum setor mais carente, preferiu não apontar um específico.
– O Lucas (Evangelista), conheci em Portugal. O Aderlan, acho que coincidiu um pouco no período em que eu ainda estava em Portugal. Agora, já conheço todos um pouco. Estamos muito satisfeitos com o elenco. Há uma continuidade no elenco. A continuidade é importante, facilita o trabalho. Estamos muito satisfeitos. As coisas ainda não estão fechadas, mas estamos em sintonia e satisfeitos. Nesta semana nos preocupamos em conhecer melhor os jogadores. Não tivemos ainda a oportunidade de estar com um a um. Eu gosto de conhecer não só o atleta, mas a pessoa também. Estamos satisfeitos e pode ser que tenhamos alguma novidade ainda por esses dias (olha para Thiago Scuro, ao lado, e sorri) – disse.
2 de 6 Thiago Scuro e Pedro Caixinha — Foto: Danilo Sardinha/geThiago Scuro e Pedro Caixinha — Foto: Danilo Sardinha/ge
– Os planteis são mais competitivos quanto mais curtos são. E quando tem, pelo menos, dois jogadores a lutar pela mesma posição. Estamos nessa sintonia, nessa direção. Há toda uma outra avaliação que tem que ser feita. Por exemplo: quais jogadores lesionados temos nesse momento (Léo Ortiz, Helinho e Kawê)? Quais posições são esses jogadores? Temos que abordar com a direção também para que haja um equilíbrio, uma competitividade que queremos e que vamos ter dentro do elenco. Há depois também que gostamos e procuramos trabalhar em todos os clubes que tem a ver com a base, com os escalões de formação. Sempre que possível, ter jogadores desses escalões. Iniciou o Bruninho, já no grupo que iniciou o dia 2. por algumas sobrecargas e possíveis lesões, trouxemos o Nathan, que é meia, e trouxemos o Cauan. Vamos, no domingo, vamos analisar o 23 e ter mais conhecimento sobre eles para ter essa interação – afirmou Caixinha.
Ao citar as posições com jogadores lesionados, o atleta que vai ficar mais tempo afastado é o zagueiro Léo Ortiz, capitão do time. A previsão é que o atleta não atue no primeiro semestre por causa da recuperação da cirurgia no joelho. A defesa é um dos setores que o Bragantino está em busca de reforços, conforme afirmou Thiago Scuro na coletiva.
– Sim. Naturalmente, a lesão do Léo e a ausência dele, pelo período, impacta bastante. O Léo vem sendo um dos principais jogadores. É um dos setores que estamos trabalhando, para gerar equilíbrio e contribuir com o desenvolvimento do time – disse Scuro.
3 de 6 Técnico Pedro Caixinha, do Bragantino, durante coletiva de imprensa — Foto: Danilo Sardinha/geTécnico Pedro Caixinha, do Bragantino, durante coletiva de imprensa — Foto: Danilo Sardinha/ge
Durante a coletiva, Pedro Caixinha afirmou os motivos que o levaram a assinar com o Bragantino. O projeto do Bragantino atraiu o treinador, que também aponta a filosofia de jogo que a Red Bull prega como semelhante à forma como gosta de jogar.
4 de 6 Pedro Caixinha, técnico do Bragantino — Foto: Ari Ferreira/Red Bull BragantinoPedro Caixinha, técnico do Bragantino — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino
Pedro Caixinha disse que o esquema 4-3-3, com um volante e dois meias, é um que ele gosta e pode ser que seja utilizado no time.
– O perfil de uma equipe jogando em casa será o mesmo que jogando fora. Jogando com uma identidade muito própria. Isso que temos que trabalhar. Uma equipe intensa, que tem o comportamento de, com a bola, procurar o gol adversário, procurar a bola e atacá-la quando não tem, controlar o jogo quando necessário. É preciso ir modulando isso. Ver o adversário, aplicar o que o jogo pede, mas ter uma identidade sempre – comentou.
5 de 6 Técnico Pedro Caixinha em treino do Bragantino — Foto: Ari Ferreira/Red Bull BragantinoTécnico Pedro Caixinha em treino do Bragantino — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino
Na temporada 2023, o Bragantino terá quatro competições: Paulistão, Copa do Brasil, Sul-Americana e Brasileirão. Pedro Caixinha demonstrou que poupará atletas somente quando for necessário.
– Os jogadores têm que estar preparados para jogar a cada três dias. Jogar quatro competições significa que teremos períodos densos de jogos. Temos que estar preparados para este ritmo. Vamos ver a capacidade de recuperação dos atletas. O departamento de performance tem bem identificado a capacidade de recuperação de cada jogador. Jogadores que levam períodos maiores para se recuperar, não farão três jogos na semana. Se estiverem disponíveis, contamos com todos. Todos têm que estar preparados para jogar – afirmou.
No Brasileirão de 2023, dez dos 20 treinadores são estrangeiros. E sete são portugueses. Pedro Caixinha é o mais recente português que desembarcou no Brasil. O treinador afirmou que não conversou com os compatriotas que estão no país para saber como era trabalhar no futebol brasileiro.
– O primeiro português que chegou foi o Paulo Bento. Infelizmente, as coisas não correram bem. Depois, teve o Jorge Jesus que ganhou tudo em um só ano. O Abel vem tendo sucesso. O Victor (Pereira) também vem fazendo bom trabalho. O Luís Castro, que é quem tenho mais proximidade, também. Acho que tem a ver um pouco com a abertura do mercado (a vinda de estrangeiros). Tem a questão de falar português. Eu estava com saudade de falar português no dia a dia. Pra mim, não tem a ver com nacionalidade, experiência, com o currículo. Tem a ver com a oportunidade. Espero que todos tenham a capacidade de mostrar o trabalho. Vou continuar a trabalhar da forma que me identifico muito – destacou.
6 de 6 Pedro Caixinha, técnico do Bragantino — Foto: Ari Ferreira/Red Bull BragantinoPedro Caixinha, técnico do Bragantino — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino
Esta é a primeira vez que Pedro Caixinha trabalha no Brasil. O último trabalho do treinador foi na Argentina, à frente do Talleres, no ano passado. O comandante já teve passagens clubes da Escócia, México, Catar, Arábia Saudita, Grécia (como auxiliar técnico), Romênia (auxiliar técnico), além de Portugal.
– Tenho um conhecimento natural (do futebol brasileiro). Desde que o Jorge Jesus veio para cá, o Canal 11 passou a transmitir os jogos do futebol brasileiro. Antes, transmita só Flamengo. Depois, passou a transmitir mais jogos do Brasileirão. Vi muitos. Ano passado, acompanhei mais próximo porque estávamos no grupo do Flamengo, mesmo vendo alguns jogos da Libertadore. Vi o Red Bull contra o Velez aqui. Vi jogos do Corinthians, com o Victor. Mas a resposta que vou dar é a mesma que dei quando cheguei no Méximo. Não conhecia a cidade, o elenco, não conhecia a competição. Vou passar a conhecer jogo a jogo. Vou conhecer a competição. Vou jogo a jogo, adversário a adversário – disse.
A estreia de Pedro Caixinha à frente do Bragantino ocorre no próximo dia 15, contra o Corinthians, às 16h, no Nabi Abi Chedid, pela primeira rodada do Paulistão.
+ Clique aqui e saiba tudo sobre o Bragantino
🎧 Ouça o podcast ge Bragantino🎧
O que você está lendo é [Pedro Caixinha se diz satisfeito com elenco, mas aguarda reforços; técnico promete Bragantino intenso em campo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments