Inter tem 40% do grupo oriundo da base e aposta na relação com novo vice por maior integração

A promoção de Felipe Becker ao cargo de vice de futebol do Inter denota uma nova ação que se intensifica no Beira-Rio: a sintonia cada vez mais afinada com as categorias de base. Hoje, 40% do grupo de Mano Menezes é formado por jogadores lapidados no clube.

💥️Veja também:
+ Contratações para 2023: veja quem chega, fica e sai
+ Inter diz que "só imprevisto" tira Vitão do Beira-Rio
+ Veja quando será a estreia colorada no Gauchão

O treinador tem 28 atletas à disposição, a contar Gabriel, que se recupera de cirurgia no joelho direito. Deste total, 11 foram pinçados do Celeiro de Ases. O levantamento desconsidera Taison que, apesar de também ser formado no clube, regressou em 2023 após 11 anos na Ucrânia.

Na relação de garotos, Keiller e Johnny são os principais destaques. Matheus Dias, titular na goleada por 3 a 0 sobre o Palmeiras na última rodada do Brasileiro, tem sido muito elogiado. Para este ano, Mano promoveu o zagueiro Felipe e o centroavante Lucca. Completam a lista Anthoni, Daniel, Emerson Júnior, Thauan Lara, Estevão e Lucas Ramos.

— Precisamos valorizar os garotos. O Matheus Dias, o Estêvão. O Lucca é importantíssimo. Vocês o verão evoluir. É goleador, busca a bola e batalhador. Tem o DNA colorado - disse o vice de futebol Felipe Becker.

Felipe e Lucca foram promovidos ao grupo principal do Inter — Foto: Ricardo Duarte/Divulgação, Internacional 1 de 2 Felipe e Lucca foram promovidos ao grupo principal do Inter — Foto: Ricardo Duarte/Divulgação, Internacional

Felipe e Lucca foram promovidos ao grupo principal do Inter — Foto: Ricardo Duarte/Divulgação, Internacional

O processo tem como peça fundamental Julinho Camargo, que acompanha o grupo sub-20 na Copinha. O gerente de transição não só auxilia Mano durante os treinos como serve de elo com o CT da base em Alvorada, na região metropolitana de Porto Alegre. O profissional observa as atividades e passa um relatório sobre os jovens ao treinador.

A chegada de Becker carrega ainda mais peso na metodologia. Antes de comandar a principal pasta do clube, era o diretor de futebol da base. O conhecimento do trabalho na Morada dos Quero-Queros será fundamental para estreitar ainda mais a relação e facilitar o processo entre a formação e o profissional.

- Os jovens têm momentos a serem lançados. Hoje, temos vários no profissional. O Julinho é uma estrada muito pavimentada para isso. Mudamos processos. Os jovens ali têm potencial. O Felipe e Lucca subiram agora. Há o Matheus Dias, Anthoni, Estêvão e Lucas Ramos. O próprio Johnny, que não trabalhou comigo. Eles ajudarão no campo, mesmo em uma venda – aposta o dirigente.

Apesar do trabalho, há um cuidado para não queimar as promessas. O departamento de futebol evita estipular um prazo para que o garoto esteja com a formação completa. Ficará à disposição de Mano para se habituar e, quando o técnico entender que está pronto, virará uma opção.

Este processo de maturação merece atenção especial por também auxiliar na frágil situação econômica do clube. O Inter não esconde a necessidade de vendas para equacionar as contas.

Atualmente, Johnny e Mauricio são os principais alvos de cobiça. O norte-americano já esteve no radar de clubes como a Roma, Spezia e Bétis. O meia desperta o interesse do grupo que comanda o Bragantino.

Julinho Camargo auxilia Mano nos treinos do Inter e é o responsável por observar garotos que podem subir ao profissional — Foto: Ricardo Duarte/Divulgação, Internacional 2 de 2 Julinho Camargo auxilia Mano nos treinos do Inter e é o responsável por observar garotos que podem subir ao profissional — Foto: Ricardo Duarte/Divulgação, Internacional

Julinho Camargo auxilia Mano nos treinos do Inter e é o responsável por observar garotos que podem subir ao profissional — Foto: Ricardo Duarte/Divulgação, Internacional

O trabalho com Vinícius Tobias é visto com sucesso. Ainda que o lateral-direito não tenha estreado pelo profissional, trabalhou no grupo principal e o potencial rendeu uma venda por 6 milhões de euros (R$ 36,8 milhões, pela cotação da época) ao Shakhtar. Os gaúchos ainda mantiveram 20% dos direitos do jogador, que está emprestado ao Real Madrid.

- A venda do Vinicius Tobias foi importante aos cofres do clube. Pode ser vendido novamente, agora ao Real Madrid. Isso dá crédito ao Inter no exterior – avalia Becker.

O Inter trabalha para que os garotos encorpem e sejam importantes ao longo da temporada. A depender do desempenho nos treinos, as promessas ganharão oportunidades já durante o Gauchão.

💥️🎧 Ouça o podcast ge Inter 🎧

💥️+ Assista: tudo sobre o Inter no ge e na TV

O que você está lendo é [Inter tem 40% do grupo oriundo da base e aposta na relação com novo vice por maior integração].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...