Libera e mantém direitos: entenda a estratégia do Corinthians com Vital, Matheus e Janderson

O Corinthians repetiu com três jogadores a mesma estratégia nesta janela de negociações: rescindiu contratos que teriam duração de mais um ano, apostou na economia de 12 meses de salário e manteve parte dos percentuais que possuía pensando numa recompensa futura, em caso de venda para o exterior.

Foi assim como o meia Mateus Vital, de 24 anos, que acertou com o Cruzeiro, com o lateral-direito Matheus Alexandre, de 23, que foi para o Cuiabá; e com o atacante Janderson, de 23, agora do Ceará.

Mateus Vital agora é do Cruzeiro — Foto: Lívia Macedo / Cruzeiro 1 de 1 Mateus Vital agora é do Cruzeiro — Foto: Lívia Macedo / Cruzeiro

Mateus Vital agora é do Cruzeiro — Foto: Lívia Macedo / Cruzeiro

Criticada pela torcida, que sempre prefere ver o clube vendendo seus jogadores de forma definitiva para outras agremiações por bons valores, o método usado pelo presidente Duilio Monteiro Alves e por seu departamento de futebol não é novo e tem se repetido em várias janelas.

A justificativa é que, muitas vezes, falta dinheiro no mercado para que outros times façam aquisições destes atletas. E que essa estratégia é melhor do que emprestar tendo de pagar parte dos salários.

💥️Leia também
+ Veja a situação contratual dos garotos da Copinha

Em 2023, no primeiro ano da gestão de Duilio, o Corinthians fez apenas negociações de rescisão e empréstimos para reduzir a folha salarial. Richard e Sornoza, por exemplo, saíram desta forma. No segundo semestre, o clube buscou nomes como Giuliano, Renato Augusto e Róger Guedes.

O procedimento, claro, mostra também algumas falhas no processo de contratação, já que alguns jogadores firmam contratos longos e acabam não sendo aproveitados pelo elenco profissional. Do trio que saiu em 2022, Matheus Alexandre nem vestiu a camisa alvinegra, vivendo só de empréstimos.

O percentual dura o período de tempo em que o atleta tem contrato com o novo clube. Há situações em que o jogador assina por dois anos, mas rescinde antes, fazendo o percentual virar pó. Em caso de venda, o Timão pode lucrar com a compra do seu percentual ou carregá-lo para o novo contrato.

O 💥️ge levantou outros casos recentes de jogadores que quebraram os seus vínculos com o Corinthians e que deixaram parte do percentual no Timão antes da despedida:

+ Veja mais notícias do Corinthians

🎧 Ouça o podcast ge Corinthians🎧

💥️+ Assista: tudo sobre o 💥️Corinthians💥️ na Globo, sportv e ge

O que você está lendo é [Libera e mantém direitos: entenda a estratégia do Corinthians com Vital, Matheus e Janderson].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...