Negociações e escalação: como será a semana do Corinthians antes da estreia no Paulistão
O Corinthians chega à última semana de pré-temporada e se aproxima de sua estreia em 2023. O primeiro jogo acontece no próximo dia 15 de janeiro, contra o Red Bull Bragantino, às 16h, fora de casa, pela primeira rodada do Campeonato Paulista.
O Timão começa apresentando na segunda-feira o lateral-esquerdo Matheus Bidu para a imprensa, no CT. Ele é o segundo reforço para o ano (o outro é Romero). Porém, será na quarta o dia mais importante da semana.
É justamente quando o técnico Fernando Lázaro, enfim, será apresentado aos jornalistas e falará pela primeira vez de forma mais consistente como treinador do Corinthians. O clube precisou aguardar o fim do vínculo de Vítor Pereira (em 31 de dezembro de 2022) para só então apresentar o escolhido.
💥️Leia também:
+ Saiba estratégia para ganhar dinheiro com atletas que já saíram
Elenco do Corinthians para 2023 reunido no CT Joaquim Grava — Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians
A quarta-feira também será um marco para o Corinthians em relação ao que vinha acontecendo nas últimas temporadas: o clube vai abrir o treino à imprensa, pela manhã. Há muito tempo os jornalistas não podiam acompanhar in loco uma atividade do elenco alvinegro.
Abrir mais dias de treinos foi, inclusive, uma espécie de promessa do presidente Duilio Monteiro Alves, que, em sua primeira coletiva visando a atual temporada, foi questionado sobre a possibilidade de voltar a tornar o ambiente corintiano mais receptivo aos jornalistas e acenou positivamente.
O elenco só deve estar fechado em meados de abril, quando, além do Paulistão, o Timão passará também a ter a disputa da fase de grupos da Libertadores. Até lá, a diretoria seguirá vasculhando o mercado em busca de peças que se encaixem na realidade do clube.
A intenção do presidente é contratar até quatro reforços, que cheguem para disputar posição e, em curto espaço de tempo, ocupar vagas no time titular do Corinthians. Dos contratados, Romero chegou para a vaga do lesionado Gustavo Mosquito, e Bidu suprindo a saída de Lucas Piton para o Vasco.
2 de 4 Matheus Bidu treinou com bola no Corinthians nessa quarta-feira — Foto: Rodrigo Coca / Ag.CorinthiansMatheus Bidu treinou com bola no Corinthians nessa quarta-feira — Foto: Rodrigo Coca / Ag.Corinthians
O Timão ainda tem o desejo de contar com o brasileiro Philippe Coutinho, mas a negociação muito dificilmente vai acontecer nos moldes que o clube deseja, por empréstimo. Duilio também chegou a dizer que o Corinthians enviou proposta a Cristiano Ronaldo, mas não avançou na negociação.
Por outro lado, mais de 15 jogadores deixaram o Corinthians, alguns bastante conhecidos como o meia Mateus Vital, o lateral-esquerdo Lucas Piton e o zagueiro Robert Renan, e outros que estavam apenas vinculados ao clube, mas já emprestados a outros times.
Essa "limpa" é parecida com a que aconteceu em 2023, primeiro ano de mandato de Duilio, que só foi contratar o primeiro reforço no meio daquele ano, depois de mexer bastante nas peças do elenco e abrir espaço para novos nomes e, consequentemente, novos salários.
💥️+ 💥️Veja a lista completa de quem deixou o Corinthians
O Corinthians deve sofrer algumas mudanças em relação ao esquema de jogo e time-base do ano passado, com Vítor Pereira. Fernando Lázaro é adepto do 4-1-4-1, sistema bastante usado por Tite, de quem foi auxiliar e é fã. Ele também gosta do 4-4-2, cenário em que Yuri Alberto e Róger Guedes seriam os dois atacantes titulares. Ainda não há mostras concretas de qual será a equipe da estreia.
Mesmo assim, é possível imaginar o Corinthians com algumas figurinhas repetidas em relação ao ano passado, como os dois atacantes já citados e o volante Fausto Vera, por exemplo, e novos nomes, como o de Maycon, que ano passado sofreu com lesões, mas agora está à disposição.
Confira no campinho abaixo esse time esboçado no 4-4-2, com possibilidade de jogar no 4-1-4-1 abrindo Giuliano pela direita, Guedes pela esquerda e Yuri isolado à frente.
3 de 4 Possível escalação do Corinthians para 2023 — Foto: ge.globoPossível escalação do Corinthians para 2023 — Foto: ge.globo
Lázaro tem a possibilidade de fazer variações com peças de características diferentes. Por exemplo, trocar Giuliano por Romero em uma escalação onde precisa de um jogador com mais características de ponta do que de meia.
No meio, Giuliano, Maycon, Du Queiroz e Paulinho brigam para saber quem jogará ao lado de Renato Augusto e Fausto Vera, que fez excelente temporada em 2022. Du, embora tenha sido titular, larga atrás, porque já está negociado com o Zenit, da Rússia, e deixará o clube no meio do ano.
Gil e Balbuena teriam a forte concorrência de Robert Renan em 2023, mas o jovem defensor está com a seleção brasileira para a disputa do Sul-Americano sub-20, na Colômbia, e, assim como Du, irá para o Zenit. Porém, Robert já se apresenta ao clube russo logo após o torneio, que acaba em fevereiro.
+ Veja mais notícias do Corinthians
4 de 4 Possível Corinthians para 2023 no 4-1-4-1 — Foto: Ge.globoPossível Corinthians para 2023 no 4-1-4-1 — Foto: Ge.globo
Confira a tabela completa do Paulistão aqui.
🎧 Ouça o podcast ge Corinthians🎧
💥️+ Assista: tudo sobre o 💥️Corinthians💥️ na Globo, sportv e ge
O que você está lendo é [Negociações e escalação: como será a semana do Corinthians antes da estreia no Paulistão].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments