Particularidades e conversas com a família: nutricionista detalha rotina alimentar do Paysandu
A pré-temporada das equipes profissionais de futebol são bastante exigentes, levando em consideração que o período ocorre logo após as férias dos atletas. Para alcançar o desempenho desejado, a alimentação é um fator primordial.
No Paysandu não é diferente. O nutricionista do clube, Pedro Bastos, tem acompanhado o elenco bicolor de perto e detalha como tem sido a rotina nesses dias, levando em consideração a preparação física.
– Nesse período, as refeições são elaboradas de acordo com os treinos da semana, sempre de forma alinhada com o preparador físico Jayme, onde recebo a programação de treino. Se é treino de força, as refeições são voltadas para suprir as demandas energéticas desta movimentação. Se é treino técnico, as refeições são voltadas para otimizar a performance durante a atividade. Após o treino, sempre haverá uma refeição e suplementação voltada para o processo de recuperação.
1 de 3 Nutricionista Pedro Bastos e preparador físico Jayme Almeida acompanham treino do Paysandu em Barcarena — Foto: John Wesley/PaysanduNutricionista Pedro Bastos e preparador físico Jayme Almeida acompanham treino do Paysandu em Barcarena — Foto: John Wesley/Paysandu
💥️+ Veja os medalhões que vão disputar o Parazão 2023
Pedro explica que a alimentação é feita de acordo com a individualidade de cada atleta. O nutricionista ainda cita quais são os fatores observados para a criação do cardápio.
– O trabalho com todos os atletas é feito de forma individual, respeitando sua individualidade biológica, posição, biotipo. Todos os atletas são avaliados pela nutrição e recebem um plano alimentar individualizado.
Além da pré-temporada, o acompanhamento durante o ano também é fundamental para que os jogadores sigam à risca o plano nutricional. Pedro Bastos conta que visita todos em casa, para certificar que tudo continue sendo cumprido longe do clube.
– Hoje os atletas do Paysandu são acompanhados de perto. Durante as viagens para jogos fora, tem o acompanhamento do profissional. Ocorre também uma visita até a residência do atleta, onde se tem uma conversa com a família para passar a importância do jogador se alimentar bem em casa e manter um bom estado nutricional.
2 de 3 Nutricionista Pedro Bastos conversa com o lateral-esquerdo Eltinho, um dos contratados do Paysandu — Foto: Vitor Castelo/PaysanduNutricionista Pedro Bastos conversa com o lateral-esquerdo Eltinho, um dos contratados do Paysandu — Foto: Vitor Castelo/Paysandu
💥️+ Wanderson fala de concorrência na zaga: "Quero contribuir de todas as formas"
Diferente de outros anos, o elenco do Paysandu em 2023 possui quatro estrangeiros – Andrés d'Agostino ainda em avaliação. Contudo, Pedro ressalta que, apesar da culinária dos países desses atletas ser diferente, não está havendo dificuldades no plano nutricional deles.
– Num primeiro momento não tem nada que diferencie a alimentação dos atletas estrangeiros para os brasileiros. Buscamos sempre essa proximidade com os atletas, obtendo feedbacks para que possamos entender melhor sobre cada um, apesar do pouco tempo em Belém, os atletas demonstram estar habituados com a culinária brasileira.
3 de 3 Pedro Bastos, Nutricionista do Paysandu — Foto: Talita GouvêaPedro Bastos, Nutricionista do Paysandu — Foto: Talita Gouvêa
Assista aos vídeos do Paysandu Sport Club:
O que você está lendo é [Particularidades e conversas com a família: nutricionista detalha rotina alimentar do Paysandu].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments