Nova fórmula do Campeonato Mineiro confunde Allan, do Atlético-MG; veja as regras

Em busca do tetracampeonato seguido no estadual, o Atlético-MG irá iniciar a temporada de 2023 no Campeonato Mineiro, dia 21, contra a Caldense. O volante Allan admitiu que não entendeu bem o novo formato do torneio, que terá divisão de grupos na fase de classificação.

💥️+ Mais notícias do Atlético-MG💥
💥️+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora do Galo

- Não tenho muito o que dizer. Até agora não consegui entender muito bem como vai funcionar. Mas temos que sair com pensamento de vencer, de sair campeão. Caso contrário, a cobrança já chega nos primeiros meses de trabalho. Vamos entrar para ganhar.

Depois da primeira fase, jogos de ida e volta na semifinal, e uma decisão também em 180 minutos, ao contrário do que aconteceu no Mineiro de 2022, quando o Galo derrotou o Cruzeiro na final única.

O regulamento do Módulo I já foi disponibilizado pela Federação Mineira de Futebol. E o ge traz um resumo de como o Estadual de 2023 será disputado na elite de Minas Gerais. São 12 clubes, divididos em três grupos, e as equipes da mesma chave não se enfrentam. 💥️Veja abaixo:

No caso do Atlético, ele divide o grupo A com Athletic, Villa Nova e Pouso Alegre. Ou seja, irá enfrentar os integrantes do grupo B (América, Caldense, Patrocinense e Democrata SL) e do grupo C (Cruzeiro, Democrata GV, Tombense e Ipatinga).

Serão oito rodadas da primeira fase. E avançam para a semifinal o líder de cada grupo, além do segundo colocado que tiver a melhor campanha. Os critérios de desempate são: número de vitórias, maior saldo de gols, maior número de gols marcados, menor número de cartões vermelhos, menor número de cartões amarelos e sorteio, nesta ordem.

Taça do Campeonato Mineiro Módulo I de 2023 — Foto: Cristiane Mattos / FMF 1 de 1 Taça do Campeonato Mineiro Módulo I de 2023 — Foto: Cristiane Mattos / FMF

Taça do Campeonato Mineiro Módulo I de 2023 — Foto: Cristiane Mattos / FMF

Haverá o cruzamento olímpico. Ou seja, a melhor campanha geral enfrenta a quarta melhor campanha geral na semifinal. Por exemplo, se Atlético, Cruzeiro e América forem os líderes das chaves, com a campanha nessa ordem, e o time X for o segundo melhor colocado de todos os grupos, haverá Galo contra o time X na semifinal, e o clássico entre América e Cruzeiro.

O mando de campo da partida decisiva fica com o time de melhor performance. Há a possibilidade de o time de melhor campanha optar por mandar o jogo de ida. O critério de desempate na semifinal é a melhor campanha na fase de qualificação. O mesmo vale para a final. Ou seja, não há possibilidade de disputa de pênaltis no mata-mata.

Durante os últimos anos, a FMF adotou basicamente a mesma fórmula: 12 equipes disputavam um turno único para classificação. Semifinal e final em jogos de ida e volta. Com variações. Em 2022, houve a final única. Em alguns anos, houve a classificação dos oito melhores colocados para a disputa de quartas de final. Uma novidade importante para 2023: haverá VAR em todos os jogos.

Assista: tudo sobre o Atlético no ge, na Globo e no Sportv

O que você está lendo é [Nova fórmula do Campeonato Mineiro confunde Allan, do Atlético-MG; veja as regras].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...