Athletico aposta em força máxima para voltar a conquistar o Paranaense; veja o time-base

O Athletico colocará o elenco principal para a disputa do Campeonato Paranaense de 2023. O Furacão optou por não iniciar com o time de aspirantes, como acontece desde 2013, e vai com força máxima.

A equipe rubro-negra tenta encerrar um ciclo de duas temporadas sem título e sequer chegar às finais. O time caiu nas semifinais para o FC Cascavel (2021) e Coritiba (2022).

Além disso, o Athletico vai utilizar o estadual para se preparar para a fase de grupos da Libertadores e a terceira fase da Copa do Brasil, que se iniciam em abril. O Brasileirão também começa no mesmo mês.

Para encarar esses desafios, o Furacão colocou a manutenção do elenco como prioridade e foi tímido no mercado. A estreia será no sábado, às 16h, contra o Rio Branco-PR, no estádio Nelson Medrado Dias.

A equipe titular será bem parecida da última temporada, já que os principais jogadores permaneceram - apenas o lateral-esquerdo Abner foi vendido nesta semana ao Betis, da Espanha. O atacante Vitor Roque será desfalque na fase inicial por estar com a seleção brasileira para a disputa do Sul-Americano sub-20.

Felipão e jogadores do Athletico após vitória sobre o Botafogo — Foto: Gabriel Machado/AGIF 1 de 3 Felipão e jogadores do Athletico após vitória sobre o Botafogo — Foto: Gabriel Machado/AGIF

Felipão e jogadores do Athletico após vitória sobre o Botafogo — Foto: Gabriel Machado/AGIF

O Furacão trouxe apenas dois jogadores no mercado: o lateral-direito Madson e o atacante Luciano Arriagada. O primeiro retorna ao clube após três temporadas no Santos, enquanto o segundo chega do Colo-Colo, do Chile.

O Athletico ainda acertou a compra do lateral-esquerdo Fernando, da Chapecoense, para substituir Abner. O atleta não foi anunciado pelo clube. A diretoria atleticana também busca um zagueiro e um atacante de lado até o fim da janela de transferência, no começo de abril.

Arriagada, em jogo-treino Athletico x Joinville — Foto: José Tramontin/Athletico 2 de 3 Arriagada, em jogo-treino Athletico x Joinville — Foto: José Tramontin/Athletico

Arriagada, em jogo-treino Athletico x Joinville — Foto: José Tramontin/Athletico

Após seis anos como auxiliar de Luiz Felipe Scolari, Paulo Turra assumiu como treinador em seu maior desafio na carreira. Felipão se aposentou e fica como diretor-técnico.

A ascensão na função foi uma iniciativa de Felipão, que conversou com o presidente Mario Celso Petraglia. O mandatário refutou inicialmente e depois aceitou. Turra, contudo, não comanda um time desde 2016, quando estava no Cianorte.

Felipão agora é dirigente, enquanto Paulo Turra comanda o Athletico — Foto: José Tramontin/Athletico 3 de 3 Felipão agora é dirigente, enquanto Paulo Turra comanda o Athletico — Foto: José Tramontin/Athletico

Felipão agora é dirigente, enquanto Paulo Turra comanda o Athletico — Foto: José Tramontin/Athletico

O Athletico é o segundo clube com mais títulos paranaenses, com 26, mas não vence há dois anos. O rival Coritiba venceu no ano passado e possui 39. Após ganhar um tri pela primeira vez entre 2018 e 2023, o Athletico tenta retomar a parte alta do estado.

O Paranaense de 2023 repetirá a fórmula dos últimos três anos, com turno único e mata-mata até a decisão da competição. Os oito melhores avançam para as quartas de final, e os dois últimos caem. As finais do estadual estão para 2 e 9 de abril.

Mais notícias do esporte paranaense em ge.globo/pr

O que você está lendo é [Athletico aposta em força máxima para voltar a conquistar o Paranaense; veja o time-base].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...