Real Noroeste lidera o ranking dos times há mais tempo na elite capixaba

O Campeonato Capixaba 2023 está se aproximando e traz mudanças no ranking geral de times há mais tempo na disputa do torneio. O atual bicampeão Real Noroeste lidera as dez equipes, enquanto times centenários seguem na cola, após o rebaixamento do Rio Branco VN na última edição.

Dono de uma campanha de destaque no Campeonato Capixaba 2022, o Real permanece na liderança geral da lista de edições consecutivas no primeiro escalão. O time merengue está na Série A do Estadual há mais de uma década.

Sem o Rio Branco VN, Estrela do Norte e Rio Branco-ES pegaram o elevador e, agora, fecham o Top-5. Os dois times decidiram a Segundona em 2018, mas acumulam campanhas que buscam deixar para trás os históricos rebaixamentos.

O 💥️ge Espírito Santo levantou o retrospecto recente de todas as equipes do Campeonato Capixaba 2023. Veja o ranking na sequência abaixo:

Quando o assunto é disputar o Campeonato Capixaba Série A, o atual bicampeão Real Noroeste é quem se destaca. O time de Águia Branca é o time que detém a maior sequência vigente de edições disputadas. Vice-campeão da Bezinha em 2011, o Real nunca mais voltou a disputar o segundo escalão estadual.

Real Noroeste campeão capixaba — Foto: Henrique Montovanelli/FES 2 de 9 Real Noroeste campeão capixaba — Foto: Henrique Montovanelli/FES

Real Noroeste campeão capixaba — Foto: Henrique Montovanelli/FES

A Desportiva Ferroviária dá sequência a lista dos clubes com mais participações na elite capixaba. O segundo maior campeão estadual subiu e logo foi campeão, em 2013. A Locomotiva Grená voltou a levantar o troféu três anos depois, sendo até hoje o seu último título.

Desportiva Ferroviária, campeã do Capixabão 2016 — Foto: Bernardo Coutinho/A Gazeta 3 de 9 Desportiva Ferroviária, campeã do Capixabão 2016 — Foto: Bernardo Coutinho/A Gazeta

Desportiva Ferroviária, campeã do Capixabão 2016 — Foto: Bernardo Coutinho/A Gazeta

O Vitória-ES caminha para a sua sétima participação seguida na Série A do Estadual. De 2017 para cá, o Campeonato Capixaba passou a ser disputado com os 10 times jogando entre si em turno único na primeira fase. Coincidentemente, o Alvianil ganhou espaço a partir da edição centenária, e foi coroar a evolução com o título de 2023.

Vitória-ES, campeão capixaba de 2023 — Foto: Rogério Augusto 4 de 9 Vitória-ES, campeão capixaba de 2023 — Foto: Rogério Augusto

Vitória-ES, campeão capixaba de 2023 — Foto: Rogério Augusto

A última vez que uma edição do Campeonato Capixaba terminou com o Serra rebaixado foi em 2012, há 11 anos. O Serra ainda entra na conta de times que conquistaram a elite capixaba como recém-chegado. Promovido junto com o Rio Branco VN, o Cobra-Coral foi campeão do Campeonato Capixaba 2018.

Serra é o atual campeão capixaba de 2018 — Foto: Adriano Barbosa 5 de 9 Serra é o atual campeão capixaba de 2018 — Foto: Adriano Barbosa

Serra é o atual campeão capixaba de 2018 — Foto: Adriano Barbosa

Estrela do Norte e Rio Branco-ES dividem a quinta colocação com cinco edições consecutivas. Desde que foram promovidos, os times alvinegros procuram deixar o nome novamente registrado na história com título. Neste período, o maior campeão do torneio (37 títulos), Rio Branco-ES, se tornou o único clube a superar 100 participações na história do Campeonato Capixaba.

Rio Branco-ES x Estrela do Norte — Foto: Daniel Pasti/Rio Branco AC 6 de 9 Rio Branco-ES x Estrela do Norte — Foto: Daniel Pasti/Rio Branco AC

Rio Branco-ES x Estrela do Norte — Foto: Daniel Pasti/Rio Branco AC

Já contando o Campeonato Capixaba 2023, o Vilavelhense se acostumou a ocupar a função de único representante da cidade de Vila Velha. Em 2023, time canela-verde foi promovido em uma temporada marcada pela pandemia da Covid-19, mas seu acesso colocou fim a dez anos longe da elite capixaba.

Vilavelhense — Foto: Keven Santos / Digiplay 7 de 9 Vilavelhense — Foto: Keven Santos / Digiplay

Vilavelhense — Foto: Keven Santos / Digiplay

O top-10 do ranking de clubes conta ainda com o Nova Venécia. Time marcante em 2023, o Leão do Norte subiu com os títulos do Campeonato Capixaba e da Copa Espírito Santo. Ao time veneciano falta a taça da elite estadual, por onde estreou na temporada passada.

Nova Venécia x Desportiva Ferroviária, jogo de ida das quartas de final Campeonato Capixaba 2022 — Foto: Samuel Gomes/NVFC 8 de 9 Nova Venécia x Desportiva Ferroviária, jogo de ida das quartas de final Campeonato Capixaba 2022 — Foto: Samuel Gomes/NVFC

Nova Venécia x Desportiva Ferroviária, jogo de ida das quartas de final Campeonato Capixaba 2022 — Foto: Samuel Gomes/NVFC

Entre os recém-promovidos, Atlético Itapemirim e Porto Vitória disputam o torneio com marcas distintas na competição. O Atlético Itapemirim conquistou o Campeonato Capixaba 2017, ano mais vitorioso de sua história. Já o Porto Vitória entra como o único estreante na competição.

Atlético Itapemirim x Porto Vitória — Foto: Wagner Chaló 9 de 9 Atlético Itapemirim x Porto Vitória — Foto: Wagner Chaló

Atlético Itapemirim x Porto Vitória — Foto: Wagner Chaló

Veja mais notícias no ge.globo/es e siga o ge ES no Instagram e no Twitter.

O que você está lendo é [Real Noroeste lidera o ranking dos times há mais tempo na elite capixaba].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...