Com Ceará e Fortaleza desde a 1ª fase, começa estadual; veja guia
A bola vai rolar para o Campeonato Cearense 2023. Com Ceará e Fortaleza desde o início da competição, dez equipes se juntam em busca do título de campeão. O Leão defende a taça e busca o pentacampeonato. O Vovô quer acabar com a hegemonia do maior rival no Cearense. 💥️Confira abaixo a fórmula de disputa e como chegam cada um dos clubes.
+ 💥️Veja a tabela do Campeonato Cearense
Para os primeiros jogos do estadual, os times que costumavam usar o Castelão como palco dos jogos não poderão fazê-lo. O estádio está passando por uma reforma (troca de gramado e melhorias dos equipamentos) e ficará sem poder ser utilizado até o fim de fevereiro. Com isso, o Presidente Vargas aparece como uma opção para os clubes.
A Águia da Precabura tem como primeiro objetivo no Cearense evitar o rebaixamento. Comandada pelo técnico Michel Lima, a equipe tem nomes conhecidos como o do meia Elanardo, além do atacante Ari, que acumula funções de atacante e de dono do time. O elenco se reapresentou para a temporada 2023 no dia 26 de dezembro e tem um elenco com 27 jogadores.
A Raposa será comandada pelo técnico Roni Araújo (profissional com bons trabalhos no futebol potiguar, piauiense e pernambucano), conhecido do futebol cearense. O objetivo principal é ficar entre os três primeiros na primeira fase para permanecer na Série A. O time se reapresentou no dia 19 de dezembro.
1 de 7 Barbalha treina para o Campeonato Cearense — Foto: Divulgação/BarbalhaBarbalha treina para o Campeonato Cearense — Foto: Divulgação/Barbalha
A Raposa Metropolitana quer, além de permanecer na elite, buscar uma vaga para a Copa do Brasil de 2024. Para isso, contará com a experiência do técnico Roberto Carlos, conhecido do futebol cearense, que irá comandar os 32 atletas do plantel. O principal jogador da equipe é o meia Everton, que tem passagem pelo Tricolor do Pici. O time se reapresentou no dia 12 de dezembro.
2 de 7 Caucaia treina por uma vaga na Copa do Brasil de 2024 — Foto: André Luiz/CaucaiaCaucaia treina por uma vaga na Copa do Brasil de 2024 — Foto: André Luiz/Caucaia
O Alvinegro quer começar a temporada 2023 com o pé direito. Após um 2022 de insucessos e eliminações precoces (inclusive no Cearense, com revés sofrido diante do Iguatu), o Vovô reformulou o time (foram 11 contratações e 12 dispensas) e comissão técnica para retomar os trilhos das vitórias. Sob o comando do paraguaio Gustavo Morínigo, o Alvinegro terá como referência técnica em campo o meia Vina, que segue no elenco para mais uma temporada. O objetivo é, claro, o título, até para evitar o pentacampeonato do rival Fortaleza. O time treina desde o dia 16 de dezembro.
3 de 7 Treino do Ceará, Vina e Pagnussat — Foto: Felipe Santos/CearáTreino do Ceará, Vina e Pagnussat — Foto: Felipe Santos/Ceará
O Azulão quer surpreender mais uma vez. Se em 2022 chegou às semifinais do torneio ao passar pelo favorito Ceará, o Iguatu quer começar a competição com o objetivo de permanecer. Alcançado o primeiro, partirá em busca do sonho de ficar entre os quatro primeiros do torneio. O time é comandado pelo experiente Washington Luiz e conta com bons nomes de rodagem no futebol local, como Dico Quixadá, Luis Soares e Caxito. O time, com 30 atletas no plantel, se reapresentou no dia 19 de dezembro.
4 de 7 Iguatu treina para surpreender no Cearense 2023 — Foto: João Marcos LimaIguatu treina para surpreender no Cearense 2023 — Foto: João Marcos Lima
O Tubarão da Barra se reforçou para a temporada 2023. Trouxe bons nomes como o do atacante Ciel, que será a principal referência do time no ataque. Buscando um título do estadual desde a última conquista (o bicampeonato em 1994 e 1995), o Ferrão já bateu na trave algumas vezes e quer surpreender nesta temporada. Sob o comando de Paulinho Kobayashi, o Ferrão corre por fora para superar as potências Vovô e Leão. Nos dois primeiros compromissos do ano, pela pré-Copa do Nordeste, duas vitórias nos pênaltis.
5 de 7 Ciel é a referência do ataque do Ferroviário — Foto: Lenilson Santos/FerroviárioCiel é a referência do ataque do Ferroviário — Foto: Lenilson Santos/Ferroviário
Atual campeão, o Tricolor do Pici busca o inédito pentacampeonato cearense. Sob o comando de Juan Pablo Vojvoda, o Leão buscará mais uma conquista. Com muitas competições pela frente (estadual, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Série A e Libertadores), o Leão deve usar um time alternativo no início do estadual. O Leão se reforçou bem para a temporada, trazendo reforços, entre eles o ala Yago Pikachu, que voltou ao time após curta passagem pelo futebol japonês, e os experientes Bruno Pacheco e João Ricardo, ambos ex-Ceará. O time se reapresentou em 26 de dezembro.
6 de 7 Treino Fortaleza, Vojvoda — Foto: Mateus LotifTreino Fortaleza, Vojvoda — Foto: Mateus Lotif
O Leão do Mercado vem com objetivos modestos para a disputa do Campeonato Cearense. Enfrentando problemas financeiros, o time de Juazeiro quer apenas se manter na elite do futebol local para a próxima temporada. O time treina desde o dia 15 de dezembro.
Com 23 jogadores no elenco e sob o comando do técnico Júnior Cearense, o Maracanã tem objetivos modestos no estadual: conquistar uma vaga para disputar uma competição nacional ao fim do certame.
Comandado pelo técnico Cleiton Cearense, o Pacajus tem o objetivo de passar de fase. Alcançado o primeiro objetivo, o clube espera ficar entre os quatro primeiros do Cearense. A equipe teve cerca de 80% do elenco mantido para 2023. Entre os destaques, estão o lateral Ray Cardoso e o atacante Edson Reis. O time se reapresentou no dia 22 de dezembro.
7 de 7 Pacajus quer passar de fase no Cearense — Foto: Miguel Cortez/PacajusPacajus quer passar de fase no Cearense — Foto: Miguel Cortez/Pacajus
O que você está lendo é [Com Ceará e Fortaleza desde a 1ª fase, começa estadual; veja guia].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments