Técnico do Ituano revela inspiração em Fortaleza de Ceni contra São Paulo: "Escolha virtuosa"
Com o retrospecto de ser uma pedra no sapato dos grandes, o Ituano conseguiu segurar o São Paulo na sua estreia do Paulistão. O Galo de Itu empatou com o Tricolor por 0 a 0, na noite desse domingo, no Morumbi.
Na temporada passada, na Série B do Brasileiro, o Rubro-negro não perdeu fora de casa quando enfrentou os gigantes Grêmio, Vasco e o campeão Cruzeiro. Venceu o Imortal e empatou com os outros dois.
1 de 2 Pimentel analisa estreia do Ituano no Paulistão contra o São Paulo — Foto: Miguel Schincariol/ItuanoPimentel analisa estreia do Ituano no Paulistão contra o São Paulo — Foto: Miguel Schincariol/Ituano
💥️Veja também:
💥️+ Ituano avança às oitavas da Copinha
Após uma ótima temporada em 2022, Pimentel gostou do que viu na estreia do Paulistão.
– É evidente que eu não ia vir aqui hoje, chegar e encarar de peito aberto, colocar tudo para a frente, querer marcar alto. Existia o compromisso com o resultado, e nós tínhamos a convicção de que o protagonista iria ser o São Paulo, acho que ninguém tinha dúvida disso. Mas a gente tinha que impedir as virtudes da equipe do São Paulo e explorar alguma vulnerabilidade porque toda equipe, por melhor que seja, tem. Acho que fomos muito felizes em impedir as virtudes, ninguém marcou gol – disse o técnico.
Com o Morumbi lotado, Pimentel gostou do comportamento do Ituano, mas apontou o que poderia ter sido melhor.
– Faltou um pouco para a gente explorar as vulnerabilidades. Algumas transições existiram, faltou aquele primeiro passe, de tirar a bola do corredor, na pressão, de preencher uma área mais rápido, de aproveitar. Tudo isso não apaga a grandeza de jogar aqui no Morumbi com quase 50 mil torcedores. Eu saio muito feliz principalmente com o comportamento, o compromisso e a atitude com o profissionalismo, com a garra, desse grupo que começa um novo ciclo, novos jogadores, e eu não tenho dúvida que nós acertamos nas escolhas deles.
2 de 2 Ituano x São Paulo, pela primeira rodada do Campeonato Paulista — Foto: Miguel SchincariolItuano x São Paulo, pela primeira rodada do Campeonato Paulista — Foto: Miguel Schincariol
Na coletiva, Pimentel revelou ter se espelhado no time do Fortaleza, que era dirigido por Rogério Ceni, adversário desse domingo.
– Na primeira rodada, ninguém conhece ninguém, a verdade é essa. É muito difícil ter essa informação. Nós sabemos que o time do São Paulo ia ser diferente, ia ser um time mais agudo, mais veloz, mas o comandante é o mesmo. A gente se espelhou muito no que era feito no Fortaleza, que foi um time muito vencedor e a proposta foi praticamente a mesma. Então foi um parâmetro que nós tínhamos para imaginar uma estratégia de jogo, que foi o time do Fortaleza dirigido pelo Ceni. Foi uma escolha virtuosa, a maneira como a gente conseguiu preencher o espaço.
O Ituano entra em campo na próxima rodada contra a Portuguesa, comandada por Mazola Júnior, técnico que Pimentel conhece bem. Ambos trabalharam juntos entre 2023 e julho de 2022, quando Mazola foi demitido. Pimentel assumiu interinamente e, depois, foi efetivado como técnico.
– Acima de ser o técnico que estava aqui no Ituano e eu de auxiliar dele, também já fui preparador físico dele, acima disso, ele sempre foi um grande amigo. É um cara que eu converso semanalmente, ontem mesmo antes da partida dele nós conversamos, desejamos muito boa sorte para cada um. Cada um tem sua história, os mesmos três pontos que valia aqui hoje, valerá o da Portuguesa e assim sucessivamente para as quase 60 partidas que a gente irá fazer esse ano – completa o técnico.
O que você está lendo é [Técnico do Ituano revela inspiração em Fortaleza de Ceni contra São Paulo: "Escolha virtuosa"].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments