Treze cometeu irregularidade ao substituir goleiro contra o Auto Esporte-PB? Entenda

Um fato curioso chamou a atenção em meio à vitória do 💥️Treze sobre o 💥️Auto Esporte-PB, por 3 a 2, na segunda-feira, pela terceira rodada do 💥️Campeonato Paraibano Betino 2023. É que, no intervalo da partida, o Galo fez uma substituição supostamente sem o conhecimento da arbitragem, e isso levantou a discussão sobre o clube estar passível de receber algum tipo de punição.

+ CLIQUE AQUI para receber as notícias do Galo em primeira mão, pelo WhatsApp

+ Assista aos melhores momentos de Treze 3 x 2 Auto Esporte-PB

O 💥️ge Paraíba, então, resolveu detalhar para o torcedor como aconteceu o episódio, ouvir o clube e apurar o posicionamento das autoridades do futebol paraibano.

Igor Rayan, goleiro reserva do Treze, que entrou no lugar de Gabriel Oliveira sem que a arbitragem fosse comunicada — Foto: Divulgação / Treze 1 de 5 Igor Rayan, goleiro reserva do Treze, que entrou no lugar de Gabriel Oliveira sem que a arbitragem fosse comunicada — Foto: Divulgação / Treze

Igor Rayan, goleiro reserva do Treze, que entrou no lugar de Gabriel Oliveira sem que a arbitragem fosse comunicada — Foto: Divulgação / Treze

O caso aconteceu na volta do intervalo, quando a partida no Almeidão estava empatada em 1 a 1. Na ocasião, o goleiro 💥️Gabriel Oliveira (camisa 1), escalado pelo técnico William De Mattia como titular no confronto contra o Auto Esporte-PB, foi substituído por 💥️Igor Rayan (camisa 12), seu reserva imediato. De acordo com a assessoria de imprensa do Treze, o motivo da substituição foi uma lesão no tornozelo do titular.

A mudança de atletas no gol alvinegro, no entanto, só foi observada pela equipe de arbitragem da partida alguns minutos após o início do segundo tempo. Durante a transmissão do jogo pela 💥️Rede Paraíba, no streaming do 💥️Jornal da Paraíba, o quarto árbitro, 💥️Gilberto Pereira de Sobral, afirmou que não havia sido informado da substituição pela comissão técnica trezeana.

Auto Esporte-PB x Treze, Treze, Auto Esporte-PB, Auto Esporte — Foto: Ismar Fotos / Auto Esporte-PB 2 de 5 Auto Esporte-PB x Treze, Treze, Auto Esporte-PB, Auto Esporte — Foto: Ismar Fotos / Auto Esporte-PB

Auto Esporte-PB x Treze, Treze, Auto Esporte-PB, Auto Esporte — Foto: Ismar Fotos / Auto Esporte-PB

Logo ao fim da partida, o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol da Paraíba (Ceaf-PB), 💥️Arthur Alves, falou sobre o assunto em entrevista ao 💥️repórter Phillipy Costa, da 💥️Rádio CBN. O dirigente admitiu que a atitude do Treze é passível de advertência, podendo ir parar no Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol da Paraíba (TJDF-PB).

— Caberia sim uma advertência, se eles (os árbitros) vissem no momento. Ele estava identificado como goleiro, tudo bem, tranquilo. Só não avisou ao quarto árbitro. Caberia uma advertência, e os árbitros vão relatar esse ocorrido (na súmula). E cabe ao tribunal julgar a penalidade.

Arthur Alves, Presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol da Paraíba — Foto: Raniery Soares / FPF-PB 3 de 5 Arthur Alves, Presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol da Paraíba — Foto: Raniery Soares / FPF-PB

Arthur Alves, Presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol da Paraíba — Foto: Raniery Soares / FPF-PB

A equipe de arbitragem — encabeçada pelo árbitro principal 💥️José de Arimateia Feires — relatou o episódio na súmula da partida, como antecipou o presidente da Ceaf-PB. No documento, na parte destinada às "ocorrências/observações", o relato foi curto e direto, mas cravando que a alteração não foi comunicada aos árbitros:

💥.

E, ainda na súmula, na parte destinada ao registro das substituições, a saída de Gabriel Oliveira para a entrada de Igor Rayan consta normalmente como uma das cinco alterações realizadas pelo Treze ao longo da partida.

Treze x Auto Esporte-PB, súmula — Foto: Divulgação / FPF-PB 4 de 5 Treze x Auto Esporte-PB, súmula — Foto: Divulgação / FPF-PB

Treze x Auto Esporte-PB, súmula — Foto: Divulgação / FPF-PB

De acordo com o Treze, o que houve, na verdade, foi um desencontro de informações. Segundo a assessoria de imprensa do Galo, no ato de substituição, a comissão técnica informou que o goleiro reserva entraria na partida, mas, ainda segundo o clube, o quarto árbitro teria anotado a entrada do terceiro goleiro do Galo, João Marcos (camisa 72), que também estava no banco. Após observado o mal-entendido, a retificação foi feita.

A assessoria de imprensa do Treze informou ainda que, ao fim da partida, a equipe de arbitragem foi até o vestiário do clube para informar que, de fato, houve um erro por parte do quarto árbitro, Gilberto Pereira de Sobral, mas que tudo seria retificado na súmula.

O 💥️ge Paraíba conversou com 💥️Igor Benevenuto, assistente de VAR, que faz parte do quadro de árbitros da Fifa, para se inteirar melhor do que diz a regra sobre casos como esse. Baseado no Livro de Regras 2022/2023, o árbitro opinou que acha improvável uma punição ao Treze.

— Em caso de Justiça Desportiva, acho impossível ter alguma punição, porque, se a regra não pune, eles não terão embasamento para punir.

Igor Benevenuto e ação, dentro de campo. Hoje ele atua como assistente VAR — Foto: MARCELO MALAQUIAS/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO 5 de 5 Igor Benevenuto e ação, dentro de campo. Hoje ele atua como assistente VAR — Foto: MARCELO MALAQUIAS/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Igor Benevenuto e ação, dentro de campo. Hoje ele atua como assistente VAR — Foto: MARCELO MALAQUIAS/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

A Regra 3, no ponto em que fala sobre 💥️infrações e sanções, diz o seguinte:

💥

Leia mais notícias do esporte paraibano no ge.globo/pb

O que você está lendo é [Treze cometeu irregularidade ao substituir goleiro contra o Auto Esporte-PB? Entenda].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...