Técnico do Vasco em 1987, Joel Santana lembra "equipe imbatível" em conquista nos EUA

Um dos personagens nas excursões anteriores do Vasco pelos Estados Unidos, Joel Santana tem boas lembranças dos momentos em que passou com o clube no país. Técnico do time em 1987, fez parte da conquista da Copa Ouro em solo americano.

Joel tinha uma equipe "praticamente imbatível" nas mãos. Dunga e Romário, que sete anos depois foram tetracampeões do mundo com a seleção brasileira, estavam com a delegação vascaína. Outro destaque do grupo era Roberto Dinamite, maior ídolo da história do Vasco que faleceu na última semana.

Vasco relembrou conquista da Copa Ouro recentemente — Foto: Reprodução 1 de 1 Vasco relembrou conquista da Copa Ouro recentemente — Foto: Reprodução

Vasco relembrou conquista da Copa Ouro recentemente — Foto: Reprodução

💥️Leia mais:
+ Contratações do Vasco: veja quem chega e quem vai embora
+ Bracks aponta mudança do Vasco na busca por reforços: "Nós estamos tendo que falar 'não'"

Na ocasião, o Vasco deixou o país invicto e campeão de dois torneios após cinco partidas: a Copa Ouro e a Copa TAP. A equipe começou a saga em Los Angeles, quando venceu o América-MEX por 5 a 0. Na sequência, fez uma viagem de cerca de seis horas para Newark, em Nova Jersey, para disputar o jogo único da Copa TAP contra o Benfica.

- Era um time altamente técnico e determinado. Nós tínhamos uma equipe praticamente imbatível. Fomos para uma competição difícil, eram os campeões dos seus países, e o Vasco foi representar o Brasil, o futebol brasileiro. Chegamos lá, e não poderia ser diferente. Foi um passeio, começamos jogando em Los Angeles, vencemos. Depois fomos a Nova Jersey pegar o Benfica, bicampeão português e da Taça de Portugal, com uma moral danada. Lá nós metemos 3 a 0 neles, fizemos um jogaço maravilhoso - disse Joel Santana ao ge.

Depois de conquistar o troféu da Copa TAP, a equipe fez a viagem de volta para Los Angeles. Empatou com a Roma-ITA e, na decisão, bateu o Rosário Central-ARG por 2 a 1. Vivinho marcou o primeiro aos 15 minutos da etapa inicial. No segundo tempo, Escudero empatou aos 19. Mas a alegria dos argentinos durou pouco: aos 20, Geovani fez o gol do título.

- Depois voltamos para terminar a competição. Voltamos muito cansados de viagem, EUA não é ali na esquina. Nós empatamos no primeiro jogo, na final ganhamos do time argentino por 2 a 1, consolidando um dos troféus mais ricos que o Vasco tem e mais honrados dentro do futebol brasileiro, nós conseguimos uma grande vitória - finalizou.

Em 1987, o Vasco, sob comando de Joel, ainda seria campeão carioca. A equipe ganhou a Taça Guanabara 💥️(veja vídeo acima) e depois o estadual, em um triangular que contava com Bangu e Flamengo. O comandante ainda seria campeão do Brasileiro e da Mercosul de 2000 com o clube.

+ Leia mais notícias do Vasco

O Vasco está na Flórida, nos Estados Unidos, para disputar dois amistosos. Perdeu para o River Plate por 3 a 0 na última terça-feira, em Orlando, e vai enfrentar o Inter Miami no próximo sábado, às 21h30 (de Brasília), em Fort Lauderdale.

+ Leia mais notícias do Vasco

🎧 Ouça o podcast ge Vasco 🎧

💥️Assista: tudo sobre o Vasco no ge, na Globo e no sportv

O que você está lendo é [Técnico do Vasco em 1987, Joel Santana lembra "equipe imbatível" em conquista nos EUA].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...